Para debater as demandas de inovação do setor lácteo brasileiro, o Governo do Estado de Minas Gerais, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), realiza uma série de painéis virtuais do Sistema InovaLácteos, projeto estadual dedicado à aceleração de startups para desenvolver soluções tecnológicas para a cadeia de produção de leite e derivados. O polo juiz-forano do sistema é coordenado pelo pesquisador Virgílio dos Anjos, que também representará a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no painel das instituições de Ciência e Tecnologia, que acontece na terça-feira, 26 de outubro, às 9h05. Todo o evento será transmitido pelo canal da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
“O debate tem como objetivo determinar quais são os obstáculos enfrentados na cadeia produtiva do leite, além de divulgar as iniciativas de inovação para alcançar empresas interessadas – e necessitadas – em novas tecnologias relacionadas à área de leite e derivados”, adianta o professor. “O evento mobiliza agentes importantes do setor, como o próprio governo estadual, as universidades e institutos de pesquisa, e as fundações responsáveis por operacionar os projetos.”
Sistema InovaLácteos
O projeto de aceleração de startups é liderado pela Agência de Inovação Polo do Leite e foi lançado em julho de 2021. O sistema recebe apoio do Governo de Minas, por meio das secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico (Sede), e conta com recursos da Fapemig. A estimativa é de que até 120 empresas de base tecnológica sejam contempladas pelo projeto. Ao todo, o sistema conta com quatro núcleos de Aceleração espalhados por Minas Gerais, localizados nas cidades Juiz de Fora, Viçosa, Uberaba e Lavras.
Outras informações:
Programação de painéis
Canal da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)