Ensaios filosóficos, que discorrem desde educação até os acontecimentos do dia a dia, preenchem as páginas de “Quase Título – Educação”(Gryphon Edições 2016), do professor Tiago Adão Lara, com lançamento marcado para esta quinta-feira, 30, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes. O volume reúne, de forma consciente e cuidadosa, sob um véu literário, todo aprendizado do estudioso que levou anos refletindo sobre o “concreto da vida e a fuga atenta.”
A forma da publicação também chama a atenção. O trabalho é um emaranhado de cinco fascículos: “Educar?”; “Envolvidos e Envolvendo-se”; “Foi Assim De Repente”, “Saber/Sabor”, “Intenções e Tensões do Conviver Ético”. Todos os ensaios são frutos de pensamentos absorvidos ao longo dos anos através de palestras, debates e do execício do magistério. Embora a autorreferência no livro não ocorra, Adão Lara confessa que os textos retratam “o chão existencial” entre ele e a vida. “São feixes de desejos, de perguntas, de sonhos, de ideias ou teorias. São ensaios de ação, rumos para a caminhada, atalhos para avançar ou recuar”, define.
O autor
Nascido em São Tiago (MG) em 1932, Tiago Adão Lara formou-se em filosofia pela Faculdade Dom Bosco e fez doutorado no instituto Gama Filho em 1982. Durante anos lecionou na Universidade Federal de Juiz de Fora e na Universidade Federal de Uberlândia. Construiu uma carreira extensa, sendo autor de livros sobre história da filosofia e sobre educação, além de ser autor de dois livros de poesia.
Outras informações:
Museu de Arte Murilo Mendes: (32) 3229-9070