kjkjk

Cristiane Canela espera que o trabalho seja um instrumento colaborativo na construção do conhecimento e que seja de fácil entendimento para professores e alunos (Foto: Alexandre Dornelas)

A mestranda Cristiane Moura da Silva Bronsato Canela, do Mestrado Acadêmico em Matemática, defendeu, nesta segunda-feira 27, a dissertação “Funções quadráticas e suas aplicações no primeiro ano do ensino médio”. O trabalho busca, de forma contextualizada, pesquisar o desenvolvimento do estudo da função quadrática em turmas do primeiro ano do ensino médio, desde sua parte histórica, passando pela equação quadrática, inequações quadráticas, representação gráfica, caracterização e contextualização através de problemas, resgatando a construção da parábola com régua e compasso e, de forma atual, utilizando o aplicativo GeoGebra.

Cristiane espera que o trabalho seja um instrumento colaborativo na construção do conhecimento e que seja principalmente, de fácil entendimento para os professores e alunos do ensino médio. ”A intenção era desenvolver um trabalho de fácil entendimento, que fosse possível completar lacunas de professores que talvez tiveram problema na formação e para alunos que quiserem fazer grupos de estudos. O objetivo é sempre fazer o aluno pensar, tentando fazer com que ele se torne um pensador critico que possa julgar o mundo a sua volta e entenda que a matemática não vem pronta, ela tem que ser pensada, analisada e concluída, tida como própria verdade para o individuo”.

De acordo com o orientador, Olímpo Hiroshi Miyagaki, a dissertação pode ter implicações importantes na contribuição da melhoria do ensino a longo prazo. “A pesquisa certamente vai ajudar no ensino fundamental e médio, porque ela trouxe uma nova metodologia em que permite pensar a matemática de uma maneira diferente de enxergar o seu conteúdo e como ele é trabalhado”.