Análises longitudinais coletam dados qualitativos e quantitativos para acompanhar indivíduos por um determinado período no tempo (Fonte: Canva)

A estatística é uma das maiores aliadas no entendimento e no combate à pandemia de coronavírus – já que, por meio da coleta e análise de dados, é possível que especialistas demonstrem e antecipem possíveis cenários de alerta e cautela. Esse tipo de trabalho permite, por exemplo, que órgãos responsáveis tracem estratégias e mantenham a população atenta e atualizada. Em sintonia com essa constante contribuição e ampliação de áreas nas quais a estatística pode atuar para impactar positivamente a sociedade, pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveram um pacote estatístico voltado para estudos longitudinais, ou seja, investigações observacionais que coletam dados qualitativos e quantitativos para acompanhar indivíduos por um determinado período no tempo.

Intitulado como Complex Longitudinal Modelling (CLM), o pacote foi programado por meio da linguagem R e foi desenvolvido como trabalho de conclusão de curso do estudante Pedro Pacheco, sob orientação do professor Marcel Vieira. Ambos explicam que estudos longitudinais têm potencial de utilização em vários campos científicos, das ciências biológicas às sociais. “Podemos definir esse pacote estatístico como a implementação de uma metodologia de modelos de regressão multivariada sob esquema de amostragem complexo”, elucida o discente. Tais modelos são capazes de explicar comportamentos de indivíduos ao longo do tempo através do estudo da relação entre duas ou mais variáveis.

Pacheco cita que um exemplo concreto de aplicação do pacote seria para o ajuste de modelos dos dados da pesquisa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Através da PNADC, são produzidos indicadores para acompanhar as flutuações e as evoluções, a médio e longo prazo, de dados diretamente relacionados ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil. “Existe muita discussão a respeito da eficiência de políticas públicas, e o pacote desenvolvido tem a capacidade de analisar dados para responder esse tipo de pergunta”, informa Pacheco.

Pesquisa terá continuidade e pode ser agregada à JF Salvando Todos
“O CLM é livre, sem fins lucrativos e desenvolvido em código aberto, o que significa que está disponível para a contribuição de demais pesquisadores e programadores interessados pelo projeto. Ele é um produto que nós pretendemos, cada vez mais, incorporar em realidades complexas que, por sua vez, vão completá-lo e deixá-lo mais preparado para ser aplicado em problemas de várias áreas de interesse”, divulga Pacheco.

O pesquisador e orientador Marcel Vieira reforça que a pesquisa que originou o CLM terá continuidade. “Temos planos de continuar trabalhando juntos na produção de um artigo científico, no desenvolvimento maior do pacote e na Plataforma JF Salvando Todos.” Ambos integram a equipe da plataforma, uma iniciativa de pesquisadores da UFJF para divulgar dados e análises, de forma objetiva e acessível, acerca da pandemia de Covid-19. “Trabalhar nela tem sido uma experiência incrível. No futuro, com o ajuste de modelos de regressão, o próprio CLM poderá contribuir para a plataforma, já que estamos falando de um estudo em um contexto longitudinal, com dados coletados ao longo do tempo”, conclui Pacheco.

Outras informações:
Plataforma JF Salvando Todos