A Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre nesta sexta-feira, dia 24, as inscrições para artistas visuais de Juiz de Fora, Zona da Mata e Governador Valadares interessados em participar da mostra “TODO DIA ERA É DIA DE ÍNDIO INDÍGENA”. A exposição será realizada na Galeria do Espaço Reitoria da UFJF, no Campus JF, tendo sua visitação física condicionada ao retorno das atividades presenciais na Universidade, cuja previsão é ainda para este ano. Até esta retomada, a coletiva será apresentada virtualmente nas plataformas digitais da Procult.
A exposição é um tributo aos povos originais, traduzindo-se em uma contribuição à luta dos indígenas pela dignidade, pela liberdade e pela resistência de uma cultura que há séculos vem sendo massacrada pelos colonizadores.
A proposta é reunir artistas de diferentes áreas de atuação no campo das artes visuais, em linguagens distintas, a fim de promover a diversidade da produção criativa e incentivar a reflexão sobre a situação desses povos e a relevância de seus valores culturais.
As obras reunidas na exposição devem partir de uma reflexão sobre a realidade dos indígenas no país e devem ser apresentadas, impreterivelmente, até o dia 1º de novembro. Cada artista poderá inscrever até três obras autorais para a mostra, que será aberta em data a ser definida. As inscrições vão até o dia 24 de outubro e o resultado será divulgado no site da Pró-reitoria de Cultura (Procult) no dia 27 de outubro.
Outras informações: Procult-UFJF