(Foto: Alexandre Dornelas)

“Cuidar dessa pluralidade é o que nós queremos que a mídia, como um todo, faça. Me agrada muito este trabalho”, afirmou o vereador Castelar, ao lado de Márcio Guerra (à esquerda) (Foto: Alexandre Dornelas)

O programa Mosaico, produzido pela UFJF, por meio da Produtora de Multimeios da Faculdade de Comunicação e exibido há nove anos na TVE Juiz de Fora foi homenageado nesta sexta-feira, 24, por meio de moção de aplauso da Câmara Municipal. A iniciativa é de autoria do vereador Wanderson Castelar (PT), que compareceu à Facom, onde entregou o título simbólico e parabenizou alunos e professores pelos nove anos de história do programa.

“O programa Mosaico é um dos meus preferidos, do ponto de vista daquilo que eu entendo que deva ser a relação da universidade com a sociedade. O programa ajuda a jogar luz sobre a atividade cotidiana, sobre a vida comunitária. Cuidar dessa pluralidade é o que nós queremos que a mídia, como um todo, faça. Me agrada muito este trabalho”, afirmou o vereador.

O Mosaico é um programa de cunho cultural, que apresenta a cada edição as particularidades e as curiosidades dos bairros de Juiz de Fora. Letícia Santos, aluna do sétimo período do curso de Jornalismo, está na Produtora desde o começo da faculdade e afirma que o programa é um instrumento de resgate da história da cidade. “O Mosaico representa, para mim, um grande aprendizado. Através da produção, apresentação e edição do programa – funções que exerci – conheci um pouco mais sobre a história da cidade. O programa já faz parte da memória de Juiz de Fora”.

O programa estreou dia 2 de julho de 2007, entrando para a história como a primeira iniciativa produzida por alunos a ser transmitida em canal aberto local. Segundo o diretor de imagem institucional da UFJF, professor Márcio Guerra, que também dirige a Produtora de Multimeios e idealizou o Mosaico, o programa produz impactos que vão além das salas de aula. “Acho que além da formação qualificada, para hoje esses jornalistas estarem no mercado de trabalho, bem localizados e bem conceituados, o legado mais importante do programa é para a história de Juiz de Fora. Para preservar a memória das pessoas, dos espaços. Este é um bem inestimável, que, talvez, só daqui a muito anos terão a dimensão de sua importância”, argumenta.

Em 2011, o programa recebeu o reconhecimento da academia, sendo premiado no Intercom Sudeste e no Intercom Nacional (maior evento brasileiro de Comunicação) como o melhor programa produzido por uma universidade brasileira. “O trabalho no Mosaico desenvolve a ética e a técnica que todo jornalista deve ter. É o espaço para experimentar e ver eu trabalho sendo veiculado e reconhecido na cidade. Sem dúvidas um contato transformador!”, declara Mariana Reis, aluna do sétimo período de Jornalismo e chefe de produção do programa.

Vários nomes de destaque na imprensa local e nacional atuaram no Mosaico, ao longo desses nove anos. Alguns fizeram questão de prestigiar o evento, como Caio Zóia, ex-bolsista da Produtora e hoje repórter da TVE-JF. Emocionado, ele contou parte de suas histórias enquanto apresentador do programa e lembrou da vez em que teve a ideia de passar um dia inteiro como morador de rua, para o programa “A Sociedade Invisível” – experiência que marcou a vida do jornalista. “Valeu muito a pena ter tido a coragem e a disposição de ter feito algo tão diferente, porque depois do programa recebi vários telefonemas e relatos de pessoas sensibilizadas com as histórias de toda aquela gente, que infelizmente não é vista por grande parte da sociedade como ser humano, mas como se não tivesse vida”.

Ao final do evento, o professor Márcio Guerra presenteou o vereador Wanderson Castelar com exemplares dos livros que contam a história do programa, lançados em 2015, no Forum da Cultura. O diretor da Faculdade de Comunicação, professor Jorge Felz, ratificou a importância do Mosaico para a formação dos alunos. “O programa representa, para a faculdade e para os alunos, um grande espaço de experimentação, de treinamento, e desenvolvimento de novas linguagens. É extremamente importante esse reconhecimento que é dado ao programa, porque mostra a qualidade do trabalho desenvolvido pelos professores e alunos que trabalham frente ao Mosaico e à Produtora de Multimeios”, finalizou.

Outras informações: (32) 2102-3680 (Produtora de Multimeios da UFJF)