Na noite da última sexta-feira, 3, uma equipe da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi agraciada com o primeiro lugar na Competição Mineira de Processo Civil – Professor Humberto Theodoro Júnior, organizada pelo Instituto de Direito Processual (IDPro).
Para a obtenção do título, as instituições participantes foram avaliadas por meio de uma fase escrita, na qual foram apresentadas razões e contrarrazões de agravo de instrumento de um caso fictício. Posteriormente, as 24 equipes classificadas seguiram para as fases orais, nas quais foram realizadas sustentações em defesa do agravante e do agravado.
“Na semifinal, a UFJF sustentou contra a equipe da Faculdade Milton Campos e na final contra a equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nossa equipe foi aprovada em todas as etapas e sagrou-se vencedora na 3ª Competição Mineira de Processo Civil”, aponta a nota divulgada na página do Instagram da Faculdade de Direito.
“Estamos muito orgulhosos de todas e todos e muito felizes com a conquista, que certamente marcará a trajetória acadêmica de cada um pela incrível experiência vivenciada. Vida longa às Universidades Públicas e ao ensino público gratuito e de qualidade!”, finaliza o texto publicado na rede social.
A equipe foi formada pelas discentes Victoria Presoti Paixão, Marina Coimbra de Azeredo Quelhas (oradora); Mariana Chagas Franco; Maria Caroline Carvalho de Oliveira; Camila Barbosa Magalhães; Paola Borges Simas Silva (oradora); Ana Carolina Pereira e pelo estudante João Pedro Hippert Cintra.
A equipe foi orientada pelos professores Márcio Carvalho Faria e Mônica Barbosa dos Santos, contando, ainda, com o apoio das professoras Caroline Pinheiro, Raquel Bellini e Laís Lopes.
Competição Mineira de Processo Civil
A Competição Mineira de Processo Civil – Professor Humberto Theodoro Júnior é um projeto sem fins lucrativos de iniciativa do Grupo de Extensão Diálogos entre Direito Material e Processual da UFMG, em parceria com o Instituto de Direito Processual (IDPro).
A ação tem como objetivos promover práticas de pesquisa – teórica e aplicada – envolvendo Direito Processual e Material; estimular os estudantes a pensarem e relacionarem o Direito a partir de casos práticos; desenvolver habilidades de oratória, argumentação, persuasão, clareza e organização na exposição do raciocínio jurídico; desenvolver habilidades de redação e de argumentação jurídicas; estimular o pensamento estratégico na solução de litígios; e fomentar o estudo e a análise conjunta do Direito Material e Processual Civil de acordo com as demandas do caso concreto.
Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF