Com o intuito de realizar um diagnóstico técnico-acadêmico, a equipe de pró-reitores da Universidade Federal de Juiz de Fora visitou as instalações do Jardim Botânico. A visita foi conduzida pelo Diretor do espaço, Daniel Pimenta, que aproveitou a oportunidade para anunciar a elaboração de um termo de cooperação para firmar um convênio com o Instituto Estadual de Floresta (IEF/MG).
Organizada pela pró-reitora de Extensão Ana Lívia Coimbra, a mobilização da equipe de pró-reitores buscou sensibilizar o setor administrativo para as questões que estão pendentes para dar início às atividades do espaço. “O mais importante agora, e que já está sendo feito, é reativar o conselho do Jardim Botânico, englobando três equipes: a administrativa; a técnica que reúne todas as áreas afins ao projeto; e a comunitária. Desta forma, vamos poder desenvolver um diagnóstico e partir para a execução das estratégias que viabilizem a abertura do espaço para a comunidade acadêmica e, posteriormente, para toda a sociedade,” comenta Ana Lívia.
A equipe de forma geral ressaltou a importância de poder verificar de perto toda a potencialidade deste espaço rico para o desenvolvimento de projetos acadêmicos de pesquisa e extensão. Para a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro, a estrutura, com instalações de excelente qualidade, comporta o envolvimento de diversos departamentos da Universidade. “A Universidade tem que incorporar aquele espaço. Além de tudo, poderá servir como uma importante contrapartida da UFJF ao pleitear financiamentos via órgãos de fomento”, completa Mônica.
Ana Lívia destacou também a importância em desenvolver uma relação estreita com a comunidade ao redor. “O projeto do Jardim Botânico está ancorado na Pró-reitoria de Extensão, sendo assim, mobilizaremos todos os esforços para estabelecer condições de infra-estrutura e segurança para que possamos primeiramente abrir para toda a comunidade acadêmica e, em seguida, o mais rápido possível para a sociedade”, completa.
O Secretário Geral, Rodrigo de Souza Filho, que também esteve na visita, enfatizou o comprometimento da administração em viabilizar a estruturação para o funcionamento do espaço, que, segundo ele, tem um enorme potencial pedagógico. “Esta ação de hoje demonstra que estamos empenhados em resolver as arestas existentes para propiciar, o quanto antes, a utilização do espaço em toda sua potencialidade para projetos de cunho acadêmico.”