Em comemoração ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, a Liga Acadêmica de Feridas da Faculdade de Enfermagem (Lafer) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove – em conjunto com as ligas acadêmicas de Medicina de Família e Comunidade (Lamfac) e de Saúde Materna e Infantil (Lasmin) também da UFJF -, o I Simpósio de Atenção Interdisciplinar no Aleitamento Materno. Serão abordados temas relacionados à amamentação com a visão de diferentes especialidades, com a presença de palestrantes especializados em diferentes áreas.
O evento on-line e gratuito ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, com transmissão pelo Youtube. Os interessados podem se inscrever até o dia 30. Será emitido certificado de participação e o link para a transmissão será enviado para o e-mail dos inscritos.
Confira a programação completa
A interdisciplinaridade presente na programação é reflexo da união das três ligas organizadoras, o que ajuda a trazer uma maior pluralidade aos temas relativos à amamentação. “O evento tem como objetivo realizar uma integração entre três ligas Acadêmicas da UFJF, a Liga Acadêmica de Feridas da Faculdade de Enfermagem, a Liga Acadêmica de Saúde Materna e Infantil e a Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade, com objetivo de abordar sobre amamentação, o manejo clínico, complicações e as ações dos profissionais de saúde sobre o tema.” explica a diretora de comunicação da Lafer, Beatrys Medeiros.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os 5 anos, evita diarréia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. “De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente através da amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. Sendo assim, é de suma importância falar sobre esse tema e abordar também as complicações que a mãe passa durante a amamentação,” ressalta Beatrys.
Agosto Dourado
Com a intenção de promover e incentivar o aleitamento materno, neste mês é comemorado o Agosto Dourado. “O Agosto Dourado é o mês de maior incentivo ao apoio do aleitamento materno, proteção à mãe e ao bebê e promoção no puerpério. A cor dourada é relacionada ao padrão ouro de qualidade presente no leite materno,” finaliza Beatrys. Esse ano a campanha tem como tema: “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”.
Outras informações: lafer.ufjf@gmail.com