Com o propósito de desenvolver um grande debate sobre o atual panorama das pesquisas em espiritualidade, acontece, no dia 11 de setembro, o “Simpósio Ciência da Espiritualidade: onde chegamos e o que está além?”. Promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o simpósio conta com a participação de oito dos principais pesquisadores internacionais na área de Ciência e Espiritualidade e já está com inscrições abertas.

O evento, totalmente on-line, entre as 8h30 e 17h30, será bilíngue, com todas as palestras traduzidas para português e inglês. Para participar, os interessados devem adquirir o ingresso por meio deste link. Os valores variam conforme a data de aquisição, mas é único para profissionais e estudantes. Não há restrição de público ou limite de vagas e haverá emissão de certificado. As informações sobre a transmissão do evento serão disponibilizadas após a compra do ingresso.

“O Nupes está completando 15 anos e estávamos pensando em algumas formas de celebrar isso. Ao longo desses anos tivemos a felicidade de parcerias com muitos dos principais pesquisadores no mundo na área de espiritualidade, a maioria deles esteve na UFJF, ministrando palestras, disciplinas e apresentando cursos. Então, para comemorar a data pensamos em convidar esses professores para discutir o estado atual das pesquisas em espiritualidade, o que se sabe, até onde se chegou e até onde se vai, qual o futuro da área”, pontua o professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF e diretor do Nupes, Alexander Moreira-Almeida.

Participam do simpósio pesquisadores das áreas de psiquiatria, psicologia, história da ciência, teologia, neurologia, geriatria, filosofia e neurociências. Para conferir a lista de palestrantes e a programação completa acesse o link.

Alexander Moreira-Almeida explica que o evento procura cobrir diversos aspectos da pesquisa em espiritualidade. “Serão abordadas discussões teóricas, ligadas à história da filosofia e a relação entre ciência e religião. Após esses temas, será apresentado o panorama sobre a pesquisa no Brasil em espiritualidade e saúde, além dos trabalhos feitos ao longo dos 15 anos de trajetória do Nupes.” Além das palestras e discussões, será lançado no evento o livro Spirituality and Mental Health Across Cultures”.  Editado por Alexander Moreira-Almeida, Bruno Paz Mosqueiro e Dinesh Bhugra, a obra apresenta o panorama mundial da aplicação da prática clínica da espiritualidade. Publicado pela Oxford University Press, conta com 35 autores, de 11 países. Os participantes do simpósio receberão um cupom de 30% de desconto para a compra do livro.

Segundo o diretor do Nupes, nunca houve um evento que reunisse tantos líderes internacionais no tema. “Será um marco internacional. Esse evento divulga para a comunidade o que existe efetivamente na temática, o que se sabe, para onde pode avançar e quais são as implicações práticas. Como, por exemplo, um médico pode abordar esse tema do ponto de vista ético e baseado em evidências.”

Nupes

O Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) foi criado em 2006 por  Alexander Moreira-Almeida, pouco depois de ter sido contratado como professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFJF. Desde o princípio, congregou alunos e professores de diversas áreas interessados na exploração científica da espiritualidade e suas relações com a saúde. O Nupes faz parte do Programa de Pós-graduação em Saúde da UFJF (PPGS) da Faculdade de Medicina e possui três linhas de pesquisa: Epidemiologia da Religiosidade e Saúde, Experiências Religiosas e Espirituais, História e Filosofia das Pesquisas sobre Espiritualidade.

Outras informações: Simpósio Ciência da Espiritualidade