Começa na próxima segunda-feira, dia 12, a quarta edição do programa Global July, promovido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A programação se estende até o dia  23, e a  abertura virtual será transmitida às 20h pelo canal no YouTube da UFJF. Devido à pandemia de Covid-19, todas as atividades serão desenvolvidas remotamente.

Apesar de ser limitante em alguns aspectos quando comparado ao formato presencial, o virtual trouxe benefícios para o evento, como explica o diretor de Relações Internacionais da UFJF, Anderson Bastos. “Além, obviamente, da possibilidade de participação em total segurança, tivemos uma relevante participação de estudantes internacionais, cerca de 20% dos inscritos, justamente pela facilidade logística e financeira que um evento on-line propicia.” Contudo, para se adaptar ao novo formato foi necessário diminuir a duração dos cursos. Essa adaptação para módulos de curta duração foi feita com o auxílio de uma instituição americana e tem como inspiração os cursos de verão da Universidade de Cambridge (Inglaterra).

A mesa de abertura será composta pelo reitor Marcus David; pelo pró-reitor de Graduação; Cassiano Amorim; pela pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro; pelo diretor da DRI, Anderson Bastos; e pela ex- diretora da DRI, Bárbara Daibert.

43 cursos em cinco idiomas

Nesta edição são oferecidos 43 cursos para todas as áreas de conhecimento da graduação e da pós-graduação em inglês, espanhol, francês, italiano e português para estrangeiros. As inscrições totalizaram 1.413, sendo 1.128 da UFJF e 285 de parceiros nacionais e internacionais. As áreas de conhecimento são divididas em quatro blocos: Literatura e Artes, Biologia e Saúde, Humanidade e Ciências Sociais Aplicadas, e STEM (sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). As aulas serão ministradas por professores de seis instituições brasileiras e 17 internacionais.

Internacionalização

O principal objetivo do Global July é levar a UFJF a um grande patamar de internacionalização, como ressaltado pelo professor da Howard University (EUA), Clement Akassi: “O Global July dá uma contribuição significativa ao internacionalizar o conhecimento e o ensino. O que cria um sentido de trocas globais, ali mesmo na Universidade Federal de Juiz de Fora. É uma experiência única na academia ao possibilitar a conexão internacional entre professores e alunos, e entre os próprios professores. Ao longo dos anos, a equipe da DRI tem demonstrado grande capacidade de organização e disponibilidade. Definitivamente, vale a pena e é emocionante fazer parte dessa experiência”. Akassi já participou de edições anteriores do programa e esse ano ofertará o curso Pensamientos y Prácticas Womanistas, sobre estudos africanos.

Para a estudante do curso de Farmácia da UFJF e coordenadora do Projeto Buddy,  que recepciona alunos internacionais na instituição, Flávia Guimarães, a experiência com outros idiomas e a interculturalidade foram os pontos mais marcantes de sua participação no Global July. “A oportunidade de entrar em contato com conteúdos específicos em outras línguas foi muito importante. Além de aprender os termos específicos de áreas que estudo em outras línguas, pude fazer contato com os professores e colegas que também participaram.”

Além disso, o programa busca estimular o interesse dos estudantes por outras áreas de conhecimento. “Para os alunos, oferece uma oportunidade sem riscos de explorar não apenas novas áreas de estudo, mas novas perspectivas de alunos e educadores de todo o mundo”, ressalta o professor da University of Maryland Eastern Shore (EUA), Les Keniston, ministrante nesta edição do curso Teorias e abordagens em neurociências. A interdisciplinaridade dos cursos também impacta o modo como o docente estrutura seu módulo.

“Essa interdisciplinaridade contribui para que os professores pensem os cursos de uma forma abrangente, difundindo o conhecimento sem aspectos limitantes. O evento é também uma oportunidade de aprender com professores estrangeiros, o que abrange uma visão intercultural sobre um determinado tema, enriquecendo sua abordagem”, afirma a professora italiana,visitante da UFJF, Elena Pagni, e que ministrará o curso La presenza di Socrate nel pensiero del filosofo ceco Jan Patočka.

Outras informações Global July