Não é possível estacionar no anel viário do campus, por isso é fundamental chegar com antecedência e se informar sobre o local de prova

Com a aproximação das provas do módulo I do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) neste fim de semana, dias 10 e 11, candidatos e responsáveis devem estar atentos à documentação necessária, locais do exame e a melhor opção de trajeto. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já está organizando a equipe de Receptivo, com cem integrantes, responsáveis em auxiliar e orientar os candidatos. Eles estarão distribuídos pelo campus e demais escolas selecionadas para acolherem os inscritos em Juiz de Fora, vestindo coletes cinza e crachás de identificação vermelho.

As provas serão realizadas das 13h às 17h30, mas a equipe de Receptivo estará alocada pela cidade desde a manhã de sábado. O objetivo é tirar possíveis dúvidas dos candidatos e seus acompanhantes, orientando principalmente quanto ao trajeto até os locais de provas, itens proibidos e permitidos na hora dos exames. Fazem prova em Juiz de Fora, mais de 7.800 candidatos. O Pism I também será aplicado nas cidades de Muriaé, Governador Valadares, Petrópolis e Volta Redonda, reunindo cerca de 14 mil estudantes.

Dentre os três módulos do Pism, o primeiro é o que requer maior atenção, considerando que muitos estudantes e familiares não conhecem o campus universitário ou vêm de outras cidades. “Nossa equipe tem que ficar sempre empenhada em orientá-los da melhor maneira possível. Nós teremos pessoas em todos os locais de prova, tanto dentro quanto fora do campus, além de termos integrantes também em Governador Valadares”, explica o coordenador da equipe Bruno Ribeiro.

Ribeiro alerta que, se possível, o candidato visite o local de provas com antecedência, caso não esteja familiarizado com a região ou o trajeto. É fundamental saber o tempo médio do percurso e considerar imprevistos, para evitar atrasos. Também é importante saber as regras e exigências do edital, incluindo o uso adequado de máscara e a apresentação do documento de identificação.

Ainda segundo o coordenador do Receptivo, ao longo dos anos a Universidade vem ampliando não só a divulgação do processo como o serviço de orientação dos candidatos nos locais de prova. O objetivo é fazer um concurso com tranquilidade, evitando grandes transtornos do trânsito, atrasos ou mesmo a perda do exame.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf