Visando a conscientização, a prevenção e o combate ao câncer de cabeça e pescoço, a Liga Acadêmica de Prevenção ao Câncer de Boca (Lapcab) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará lives com especialistas sobre o tema durante todo o mês, lembrado como Julho Verde. 

Os eventos lembram a data de conscientização –  27 de julho – marcado como o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra cerca de 41 mil novos casos por ano.

As lives, abertas ao público em geral, serão transmitidas pelo canal do Lapcab no Instagram, não sendo necessário efetuar inscrição.  

De acordo com o professor orientador da Liga, Eduardo Vilela, a melhor maneira para prevenir esses tipos de câncer se dá, principalmente, por meio da redução ou eliminação do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas. Manter uma vida saudável com alimentação e hidratação adequadas e prática de atividade física também são fatores que contribuem para a prevenção das doenças.

Vilela ressalta, ainda, que, entre os tipos de cânceres de cabeça e pescoço, o de boca representa o sexto tipo mais frequente em homens e oitavo em mulheres, sendo o equivalente a 10% dentre todos os tipos de câncer. Assim, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para melhorar o prognóstico da doença, pois, geralmente, o câncer de boca é agressivo, invasivo e metastático.

As lives acontecerão nos dias 1º, 5, 13, 19 e 26 de julho, sempre às 19h.  Entre os convidados, professores da UFJF e da Universidade de São Paulo (USP), abordarão temas como identificação de desordens potencialmente malignas; o que fazer após o diagnóstico de câncer; o processo de reabilitação; entre outros temas, com o objetivo de informar a população e os profissionais de saúde acerca da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de cabeça e pescoço

Outras informações: Lapcab no Instagram