Grupo irá discutir os dilemas de quem está longe da família (Foto: Géssica Leine)

Para muitos alunos, a maior dificuldade ao entrar na faculdade é se adaptar não só a um ambiente novo, mas também a uma cidade nova, às vezes morando a centenas de quilômetros de distância da família e, pela primeira vez na vida, tendo que morar sozinhos. Pensando nisso, a Pró-reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) criou o grupo “Fora de Casa”, uma das ações psicopedagógicas realizadas dentro da Universidade.

O Grupo “Fora de casa” tem o objetivo de abrir espaço para discussões sobre esta nova etapa da vida destes estudantes, auxiliando em sua adaptação, e fazendo com que se sintam mais à vontade, mesmo longe da família. Os encontros são realizados uma vez por semana em dois grupos. Um na segunda-feira, das 14h às 16h, com início no dia 30 de março, e outro às terças-feiras das 9h às 11h, iniciando no dia 31 de março.

Ambos os grupos se reúnem no mesmo lugar, na sala 5105 da Faculdade de Direito, no primeiro andar. As vagas são limitadas em torno de 20 participantes por grupo, e as inscrições são feitas neste link.

A Pró-reitoria de Apoio Estudantil é o setor da UFJF responsável por medidas que visam atender as demandas dos estudantes, na busca pela sua permanência e adaptação no ambiente universitário. Apesar de conhecida pela implementação e distribuição dos programas de bolsas e auxílios financeiros, suas ações vão além do fator socioeconômico. Veja abaixo os projetos de apoio psicopedagógico oferecidos pelo setor.

Ciclo de palestras

O Ciclo de Palestras propõe uma reflexão sobre diferentes temáticas relevantes às suas experiências universitárias, trazendo discussões sobre as relações interpessoais, adaptação ao ambiente acadêmico, metodologias de estudo, questões vocacionais, dentre outras questões. A equipe de pedagogos e psicólogos procura prover suporte tanto individual quanto coletivo para os graduandos, auxiliando no convívio dentro da universidade e minimizando seus problemas.

As inscrições para as palestras do primeiro semestre de 2015 já estão abertas, e podem ser feitas através do SIGA. As vagas são limitadas. Após o final do ciclo, será conferido certificado com a carga horária total de participação.

Cine PROAE

O mais novo projeto da Pró-reitoria consiste em encontros que promovem as discussões dos mais variados temas através da exibição de um filme, estimulando o debate e interação entre os alunos e os membros da equipe psicopedagógica. Ao tirar proveito da capacidade do cinema de retratar situações e dilemas da vida real, o Cine PROAE tem o objetivo de ampliar o conhecimento das relações humanas, históricas e sociais.

Apoio pedagógico

O Cine funciona com a exibição mensal de um filme, e posteriormente abrindo espaço para discussões e debates sobre alguns dos temas tratados nas películas. A primeira exibição ocorre no dia 27 de abril a partir das 14h com o filme “O Albergue espanhol” no Auditório da Faculdade de Direito. As inscrições podem ser feitasaqui.

Busca diminuir as deficiências pedagógicas dos alunos. O atendimento acontece de 2ª a 6ª feira, das 13h às 19h. O contato poderá ser realizado através do telefone (32) 2102-3886 ou do e-mail: pedagogico.proae@ufjf.edu.br

Assistência psicológica

O serviço é oferecido aos estudantes apoiados nas modalidades de assistência estudantil. São cinco psicólogos na equipe que promovem um espaço de acolhimento e escuta, na tentativa de solução de problemas acadêmicos e pessoais que possam vir a aparecer durante a vida universitária, com a possibilidade de encaminhamento para outros serviços se necessário.

Os atendimentos ocorrem por meio de agendamento ou em plantão. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. O contato para agendar uma consulta pode ser feito por meio dos telefones (32) 2102-3777 e (32) 2102-3886 ou pelo e-mail: psicologia.proae@ufjf.edu.br, ou ainda presencialmente, na sala da Pró-reitoria no Prédio da Reitoria.

Mais informações: http://www.ufjf.br/proae/psicologiaepedagogia/