Protocolos de biossegurança foram ampliados em relação ao módulo III e equipe percorreu todos os locais de prova para avaliar as condições (Foto: Carolina de Paula)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concluiu o primeiro dia de provas do módulo II do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), seguindo os protocolos sanitários e sem observar nenhuma ocorrência fora do planejado. Dos 11.790 inscritos, 2.224 não fizeram as provas (18,86%) nas cinco cidades de aplicação – número considerado baixo pela organização, diante do cenário da pandemia de Covid-19.

O reitor da instituição, Marcus David, destaca a importância que a Universidade deposita em seus processos seletivos como garantia do acesso ao ingresso e a uma formação de qualidade. “É um desafio realizar um processo seletivo como este em um cenário de pandemia, que fez a Universidade reorganizar todo o seu funcionamento e dividir o Pism em várias etapas. Além de garantirmos a qualidade do processo, estamos garantindo, também, toda a segurança para os candidatos e trabalhadores, para os quais dirijo uma palavra de agradecimento. Desejamos toda a sorte para os candidatos. É uma honra e satisfação eles terem escolhido a nossa Instituição para a sua formação acadêmico-profissional”, pondera.

O pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim, avaliou como positivo o primeiro dia de aplicação de provas, não registrando ocorrências (Foto: Carolina de Paula)

A opinião é compartilhada pelo pró-reitor de Graduação da UFJF, Cassiano Amorim, que celebra o fato de não ter havido nenhuma ocorrência considerada mais grave, relacionada a candidatos e trabalhadores. “As provas realizadas neste primeiro dia do Pism II aconteceram de maneira bem tranquila, não observamos nenhum tipo de ocorrência, também não houve tumulto na entrada dos candidatos. As comissões de biossegurança circularam em todos os locais de prova, observando a realização e o cumprimento dos protocolos de biossegurança, e não nos relatou problema, descumprimento desses protocolos. Então a nossa avaliação é positiva, tanto na perspectiva do funcionamento do certame, quanto do cumprimento dos protocolos de biossegurança. Não tivemos nenhum tipo de problema”.

No primeiro dia de provas, os candidatos responderam questões objetivas e discursivas de igual forma e teor, com o total de 120 pontos. Foram cobrados os conteúdos de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. Já no domingo, 27, os candidatos respondem às questões de Literaturas, Biologia, Física e História.

Candidatos se sentem seguros

Davi Almeida avaliou como positivas as regras de biossegurança e disse sentir-se seguro para as provas (Foto: Carolina de Paula)

A observância das medidas de biossegurança refletiu positivamente na análise dos candidatos sobre o primeiro dia de provas do módulo II. Davi Passos Almeida, de Miguel Pereira (RJ), quer fazer Direito na UFJF e afirma ter sentido segurança desde o momento em que pisou no campus universitário. “É tudo pré-determinado, todas as regras. A UFJF está fazendo o máximo possível para conseguir comportar este processo seletivo com segurança”, argumenta.

Gabryelle Amâncio se sente prejudicada com a falta de aulas presenciais pela pandemia, mas não irá desistir de estudar Medicina (Foto: Carolina de Paula)

A pandemia, porém, não deixará de produzir seus reflexos nos resultados das provas. É o que afirma Gabryelle Fernanda Amâncio, do bairro São Benedito, em Juiz de Fora. Oriunda de escola pública, a jovem sente-se prejudicada pelas condições em que foram realizadas as aulas do Ensino Remoto Emergencial. Mesmo assim, não desiste do sonho de se formar em Medicina em uma universidade pública.”Quis fazer Medicina depois que meu tio morreu; coloquei na minha cabeça que seria médica para ajudar a salvar as pessoas. Mas, está bem complicado, por causa da falta da escola. O ensino remoto não me ajudou, perdi muita coisa que era pra ter aprendido no segundo ano.”

Layene quer trabalhar no mundo da televisão e já ensaia os passos como digital influencer (Foto: Carolina de Paula)

A diversidade de sonhos e objetivos – marca registrada de um grande processo seletivo – também esteve presente no primeiro dia de provas. A digital influencer Layene Almeida Gravina, de Tocantins (MG), quer cursar Jornalismo ou Rádio, TV e Internet, e enxerga na Universidade um trampolim para sua carreira artística. “Meu sonho sempre foi apresentar programas ou fazer parte de novelas, filmes, essas coisas do meio artístico. Escolhi a UFJF porque é uma universidade ótima; não podia ter feito outra escolha que não fosse essa. Ficamos nervosos no decorrer da prova, mas seguimos firmes, pois vislumbramos um ótimo futuro”, pontua.

Esta edição do Pism II continua neste domingo, 27, com a realização do segundo dia de provas, às 13h.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br  – Copese