O Transtorno do Espectro Autista (TEA) será tema de evento promovido pelo comitê local da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina (IFMSA), nos dias 24 e 25 deste mês. O “Simpósio atípico: atualizando a visão sobre o Transtorno do Espectro Autista” será aberto a toda a comunidade, e vai contar com palestras e debates sobre o assunto, com o objetivo de compartilhar conhecimento e trazer novas visões sobre o TEA, tanto para estudantes de medicina, quanto para a sociedade participante. 

Serão promovidos debates sobre os processos de diagnóstico do TEA, as vivências de pessoas autistas, a visão profissional e a evolução dos quadros do transtorno. Segundo a estudante do 4º período de Medicina da UFJF-GV, Júlia Vieira, o evento visa ampliar quebrar estigmas e fomentar a reflexão individual e coletiva sobre a responsabilidade de todos perante a inclusão do grupo. “Dado um cenário de disseminação cada vez mais frequente e grave de informações desatualizadas, a divulgação de conteúdo científico verídico e de qualidade torna-se fundamental”.

Ainda de acordo com a integrante do comitê local, a atividade contará com a participação de profissionais e pesquisadores “neurotípicos e neurodiversos, especialistas no transtorno, e com as vivências de ativistas autistas que vivem o transtorno e trabalham por inclusão e entendimento”, explica Júlia. Entre os convidados, ela destaca a presença da escritora Sara Rocha, presidente e co-fundadora da Associação Portuguesa Voz do Autista, que vai ministrar a palestra “Autismo é moda? Os motivos por trás do aumento no número de diagnósticos”. O simpósio será realizado online, a partir das 18h.     

Haverá emissão de certificado de oito horas de atividades aos participantes do evento. As inscrições devem ser feitas até as 15 horas do dia 24 de junho. Mais informações no instagram da @ifmsabrazil_ufjfgv.