A compreensão de como a telenovela constrói a identidade e a imagem da mulher na sociedade pautou a dissertação da jornalista Bárbara Torisu Lemos. Na pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ela analisou 263 cenas dos 162 capítulos de “Orgulho e Paixão”, exibida pela Rede Globo, em 2018. Com a metodologia de Análise de Materialidade Audiovisual, Bárbara avaliou quais situações e personagens estavam envolvidas em discussões com os temas relacionados ao feminismo e ao gênero. 

A jornalista explica que “Orgulho e Paixão” foi escolhida por ser uma telenovela de época, que traz discussões contemporâneas. A pesquisadora ressalta que a questão da mulher no mercado de trabalho é uma das mais relevantes na produção, porque evidencia uma das formas de emancipação feminina. O método de Análise da Materialidade Audiovisual,  desenvolvido pelo Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (UFJF-CNPq) foi considerado estratégico para o estudo. “Buscamos entender a unidade entre texto, som, imagem e edição. A partir disso, identificamos os capítulos e as cenas e fizemos uma descrição delas, que contempla o assunto da discussão, a personagem que é o foco da discussão, os enquadramentos e a sinopse dos capítulos”, pontua Bárbara. 

No estudo da telenovela, foi desenvolvida, ainda, uma ficha de análise com 13 questões. “A partir dessa ficha de análise, conseguimos criar gráficos de onde tiramos dados sobre os principais papéis, meios de interação e ciclo sociais em que essas personagens buscam romper ou reforçar os ideais tradicionais que foram colocadas e reafirmadas ao longo da narrativa”, acrescenta a jornalista. Ao final, então, a mulher trabalhadora foi a posição feminina mais identificada na narrativa, e a esposa a segunda ocupação mais apresentada. “Percebemos que isso expõe o embate entre o tradicional e o moderno. Assim, a esposa representa o casamento, e o trabalho, a independência ou emancipação feminina,” conclui Bárbara.

Para a professora orientadora, Iluska Coutinho, considera que a dissertação permite compreender estratégias de abordagem de temas contemporâneos em novelas de época como uma forma de aproximação de um público que, em geral, está distanciado de debates sobre o feminismo. “A pesquisa da Bárbara mostrou que a telenovela pode assim narrar um pouco de histórias de resistência e de lutas. A ficção propõe assim debates para que a gente compreenda nossa realidade.”

Contatos:
Iluska Maria da Silva Coutinho – (Orientadora)
iluskac@globo.com

Bárbara Torisu Lemos – (Mestranda)
barbaratorisulemos@gmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Dra. Iluska Maria da Silva Coutinho – (UFJF)
Prof. Dr. Jhonatan Alves Pereira Mata – (UFJF)
Profa. Dra. Ariane Carla Pereira – (UNICENTRO)

Outras Informações: (32) 2102-3601 Programa de Pós-Graduação em Comunicação