A Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) está com o edital Nº 003/2021 aberto para a seleção de projetos de pesquisa que tenham como foco a realização de estudos e pesquisas sobre processos e instrumentos de avaliação da educação básica. Podem se inscrever pesquisadores, aposentados ou ativos, vinculados à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com titulação mínima de doutor e com experiência em pesquisa comprovada. 

As inscrições deverão ser feitas pelo formulário eletrônico até as 18h do dia 1º de abril. O candidato deve anexar todos os documentos, digitalizados e em arquivo único no formato .zip, conforme estabelecido no item 18 do Edital. Pela atuação e colaboração no âmbito do projeto de pesquisa, será pago o valor mensal de R$ 3.895 para cada pesquisador durante o período de 12 meses de vigência do edital.  

Para se candidatar, os interessados devem possuir doutorado em qualquer área de conhecimento, experiência mínima de um ano nas atividades de docência, pesquisa, gestão ou consultoria e autoria, ou coautoria, de, no mínimo, duas publicações de textos, artigos ou trabalhos técnicos com temática relacionada à educação básica e/ou em área afim à atividade de pesquisa proposta. Serão selecionados dez pesquisadores.

As metodologias propostas pelos projetos de pesquisa devem considerar os conhecimentos relacionados às diferentes áreas da avaliação em larga escala – psicometria, pedagogia, estatística, gestão, econometria, sociologia, computação – e a cada uma das áreas de conhecimento que fazem parte da educação básica – Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas. Além disso, os resultados visados deverão incorporar, de forma clara e direta, os processos de trabalho do Caed e a proposição de tecnologias para a qualificação desses processos.

 Os pesquisadores poderão desenvolver as suas atividades em suas próprias residências, devendo, entretanto, ter disponibilidade para reuniões mensais nas dependências do Caed e para encontros semanais com o grupo de pesquisa, que podem ser organizados em conformidade com a conveniência do grupo. Além disso, cada pesquisador deverá entregar, mensalmente, o relatório em que conste as atividades desempenhadas no mês e as horas dedicadas à pesquisa, sendo de oito  horas semanais.

Grupos de até quatro candidatos podem apresentar um mesmo projeto, o que caracterizaria a constituição de uma equipe de pesquisa. Nesse caso, deverá ser elaborado um Plano de Trabalho diferente para cada pesquisador que integrar o projeto. A análise e possível aprovação da Proposta de Trabalho não implica na aprovação de todos os pesquisadores da equipe, que serão avaliados individualmente, com base nos critérios definidos nos itens 18 e 19 do Edital. Todos os pesquisadores deverão fazer a sua inscrição, independentemente do projeto possuir mais de um pesquisador vinculado.

Os documentos encaminhados pelos participantes serão analisados dentro do prazo máximo de dez dias úteis, a partir do término do período de inscrições. Após a análise dos documentos anexados pelos candidatos, será publicado no site da Fundação Caed, o resultado preliminar contendo a lista dos classificados, com a pontuação atribuída a cada candidato inscrito e a ordem de classificação. 

Do resultado preliminar caberá recurso no prazo de até três dias úteis, mediante a devida fundamentação. Os recursos deverão ser solicitados pelo e-mail pesquisaaplicada@caed.ufjf.br. O período para julgamento dos recursos pela comissão científica é de até dois dias úteis. Já o resultado final será divulgado um dia após o julgamento dos recursos.

Outras informações: Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)