Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 16/11/2020
Título: “Com nova alta nas internações, PJF confirma mais cinco óbitos por Covid-19”
Após três dias sem confirmar mortes por Covid-19, o boletim epidemiológico da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) registrou, nesta segunda-feira (16), o falecimento de mais cinco idosos vítimas da doença na cidade. Além disso, pelo quarto dia consecutivo, o município registrou o maior número de pessoas internadas em decorrência do coronavírus em um único dia. O documento atualizado também apontou que 102 novos casos da doença foram atestados em 24 horas. Nesta segunda, três hospitais da rede pública tinham 100% de taxa de ocupação de leitos intensivos.
Em relação aos novos óbitos, um ocorreu nesta segunda. A vítima é um idoso de 74 anos, que tinha doença cardiovascular crônica. Outros dois idosos, de 61 e 85 anos, morreram no domingo. O mais novo tinha doença cardiovascular crônica, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e doença renal crônica. O outro era diabético e também viva com doença cardiovascular crônica. O falecimento de outro idoso, 84 anos, vítima da Covid-19, ocorreu no último sábado. Ele tinha como comorbidade doença cardiovascular crônica e era hipertenso. A quinta vítima, um homem de 87 anos, morreu na última quinta-feira (12). Ele era diabético, hipertenso e tinha doença cardiovascular crônica.
Conforme as autoridades em saúde, as comorbidades, além da idade, são fatores de risco para evolução do coranavírus. Com as atualizações, a cidade já registra 280 vidas perdidas para a Covid-19. No total, 8.137 casos de coronavírus já foram confirmados. Em relação às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a doença, foram 129 novos registros em 24 horas. No total, Juiz de Fora já contabilizou 27.783 casos suspeitos.
Em relação ao número de pessoas recuperadas, a Secretaria de Saúde informou que, até a última terça, dos 7.538 casos confirmados, 6.973, cerca de 92,5%, eram considerados restabelecidos. Eles apresentaram resultado de exame positivo para Covid-19 e venceram os 14 dias de isolamento sem nenhuma intercorrência.
Mais de 230 hospitalizados
Juiz de Fora registrou, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de pessoas internadas em decorrência do coronavírus em um único dia desde o começo da pandemia. Informações disponibilizadas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do painel gerencial de dados da Covid-19, mostravam que, até as 17h30 desta segunda, 232 pessoas estavam internadas em “leitos Covid”, com suspeita ou confirmação da doença. Deste total, 83 ocupavam leitos de UTI e 149 estavam sendo atendidas em enfermarias. Na última sexta, 214 pacientes estavam internado em “leitos Covid”, número que também foi superado no sábado, quando o painel computou 225 pessoas hospitalizadas, e neste domingo, quando os dados indicaram 228 internações.
Três hospitais com 100% de ocupação de UTI
A Tribuna mostrou que ao longo da última semana a quantidade de novos casos diários e mortes por Covid-19, bem como o número de hospitalizações em decorrência da doença, aumentaram gradualmente. Na última quinta, cinco hospitais chegaram ao percentual de 100% de ocupação. Nesta segunda, até por volta das 18h, três unidades também tinham todos os seus leitos UTI ocupados: Hospital Universidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF), Instituto Oncológico (apenas com pacientes em tratamento de câncer, sem diagnóstico de Covid) e Hospital Pronto Socorro (HPS).
Até o mesmo horário, a taxa de ocupação total de leitos de UTI na cidade era de 80%. Do total de 275 leitos disponíveis, 220 estavam ocupados. Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação subia para 81,14%.
Em relação aos leitos de enfermaria, 62,94% estavam ocupados. Ou seja, dos 1.700 equipamentos de enfermaria disponíveis em toda a rede de saúde de Juiz de Fora, 1.070 estavam ocupados.
Isolamento
O painel gerencial da Prefeitura não tem mostrado dados sobre a taxa de isolamento na cidade. Nesta segunda, a Tribuna solicitou os dados à PJF. No entanto, segundo A Secretaria de Saúde, o Município está enfrentando “problemas na plataforma que fornecia os dados”, mas que a pasta está “tentando reverter a situação”.
Prefeito fará live nesta terça
Nesta terça-feira, às 11h, o prefeito Antônio Almas (PSDB) fará uma transmissão ao vivo, em suas redes sociais, para explicar o regresso de Juiz de Fora à onda amarela. Na ocasião, o candidato falará sobre o cenário epidemiológico na cidade e sobre as situações dos leitos UTI e internações.
— —
Veículo: A Gazeta
Editoria: Cotidiano
Data: 17/11/2020
Título: “Professores podem usar plataforma para avaliar aprendizado de alunos”
[TEXTO NÃO COPIÁVEL]
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 17/11/2020
Título: “HU-UFJF divulga alteração no edital de seleção para programas de residência em Saúde”
Uma retificação no edital nº 01/2020 foi publicada pelo Hospital Universitário (HU/Ebserh), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nesta terça-feira (17).
O edital é destinado à seleção de candidatos para Programas de Residência Multiprofissionais e Áreas Profissionais da Saúde.
Com a medida, o prazo final para questionamento do edital e para a solicitação de isenção da taxa de inscrição passa a ser esta quarta, 18 de novembro.
A retificação altera ainda critérios de pontuação e apresentação de documentos para o processo seletivo. Confira o texto da retificação neste link disponível no site da instituição.
São oferecidas 48 vagas, distribuídas por quatro programas. As atividades têm início no dia 1º de março de 2021; e as bolsas têm remuneração de R$ 3.330,43, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 18/11/2021
Título: “Alunos da UFJF podem solicitar destrancamento de curso a partir desta quarta-feira”
Os alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que tenham trancado o curso, podem desfazer o processo a partir desta quarta-feira (18).
De acordo com a instituição, o destrancamento, que deve ser feito até o sábado (21) vale para o retorno das aulas do segundo semestre letivo de 2020, que tem início no dia 14 de dezembro.
A solicitação deve ser feita via e-mail enviado para faleconosco@ufjf.edu.br. É preciso que o estudante interessado no processo envie a solicitação pelo e-mail em que está cadastrado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).
Na mensagem, além do pedido de destrancamento, deve ser enviado o nome completo, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e também o número de matrícula do aluno.
Para os estudantes do campus da UFJF em Governador Valadares, o e-mail deve ser enviado às secretarias do respectivos cursos.
Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito com a Central de Atendimento da Universidade, pelo número (32) 2101-3911.
— —