Veículo: Blog do Vestibular

Editoria: Vestibular

Data: 04/11/2020

Link: https://www.blogdovestibular.com/vestibular/ufjf-pism-2021-comprovante-de-inscricao.html 

Título: “UFJF PISM 2021: Quando será liberado o comprovante de inscrição?”

A Universidade Federal de Juiz de Fora ( UFJF) encerrou as inscrições para o PISM 2021.

Comprovante definitivo de inscrição

De acordo com o edital, o comprovante definitivo de inscrição deverá ser acessado e impresso pelos próprios candidatos, a partir das 15h do dia 9 de fevereiro de 2021, por meio da área do candidato. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.

Cuidados especiais

Por causa da pandemia do novo coronavírus, novas orientações para realização das provas foram acrescidas no edital. Será obrigatório o uso de máscara facial que cubra completamente a boca e o nariz durante toda a realização das provas. A exigência visa a cumprir os protocolos de biossegurança da UFJF. A Universidade não fornecerá máscaras aos candidatos.

Durante a identificação, os candidatos deverão higienizar suas mãos com álcool gel próprio, desde que esteja em recipiente transparente e sem rótulo, ou fornecido pelo aplicador de provas.

Datas das provas do Pism 2021

Módulo I: 13 e 14 de março de 2021;

Módulo II e Módulo III: 27 e 28 de fevereiro de 2021.

Os candidatos ao curso de Música farão uma prova de Habilidade Específica. Maiores informações serão divulgadas em edital complementar.

Resultado do Pism 2021

Pism III: 07 de abril. O resultado final, após análise de recursos, será divulgado no dia 15 de abril.

Pism I e Pism II: 08 de junho. O resultado final, após análise dos recursos, será divulgado no dia 17 de junho.

Demais informações poderão ser conferidas por meio do  Edital Pism 2021.

— — 

Veículo: Galeria da Arquitetura

Editoria: Acontece

Data: 04/11/2020

Link: https://blog.galeriadaarquitetura.com.br/post/cristo-redentor-passara-por-restauracao 

Título: “Cristo Redentor passará por restauração”

04/11/2020 | 10:30 – O Cristo Redentor, localizado no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, passará por uma restauração em comemoração aos 90 anos da sua inauguração, que serão celebrados no dia 12 de outubro de 2021. A ação pretende evitar a perda da materialidade, da forma original da escultura e prevenir o risco de acidentes.

Conhecida como Projeto de Restauro Cristo 90 anos, a intervenção conta com estudos, levantamentos e pesquisas realizadas pela empresa Cone Sul desde 2016. Essas informações serão utilizadas para identificar o que pode colocar em risco a integridade do monumento e apoiar projetos complementares estruturais, como as instalações do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e de programação visual, com tratamento preventivo.

A intervenção contará com a parceria de instituições de ensino e pesquisa que já possuem estudos similares às necessidades encontradas no monumento, como as universidades federais de Juiz de Fora, Ouro Preto e do próprio Rio de Janeiro. Além disso, todas as etapas seguirão as exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR). A equipe de restauração é formada por cerca de 40 profissionais multidisciplinares, entre eles engenheiros estruturais, geólogos, arquitetos e alpinistas.

Declarado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o Cristo Redentor é um monumento estilo art déco com 38 metros de altura. A ideia da sua construção partiu do padre francês Pierre-Marie Boss. Sua inauguração se deu em 12 de outubro de 1931.

— — 

Veículo: Jornal da Ciência

Editoria: JC Notícias

Data: 04/11/2020

Link: http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/4-programacao-de-novembro-da-sbpc-jovem-e-familia-traz-atracoes-para-todas-as-idades/ 

Título: “Programação de novembro da ‘SBPC Jovem e Família’ traz atrações para todas as idades” 

A programação de novembro da “SBPC Jovem e Família” conta com atrações para todas as idades, como atividades de arte e ciência, concursos, visitas virtuais a museus, mostras de vídeos e muitos experimentos científicos para fazer em casa. A programação deste segundo ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC ficará disponível por todo o mês no site do evento e no canal da SBPC no YouTube. Todo o conteúdo é gratuito e aberto a todos.

A SBPC Jovem e Família é destinada a estudantes e professores do ensino básico e a todos os amigos da ciência. Aberta a todos e gratuita, a programação tem por objetivo de estimular o contato do público geral com o conhecimento científico, com pesquisadores e com seus experimentos. Segundo os organizadores, a ideia é promover atividades que estimulem o desenvolvimento da criatividade e da capacidade investigativa nos jovens, para despertar vocações e incentivar a pesquisa nas escolas. Entre as atividades programadas para este ciclo, estão oficinas sobre internet das coisas e arduino, exposição virtual sobre o mosquito aedes aegypti, atividades da Tenda da Estatística, visita ao Museu de Ciência da Vida, peça de teatro e contação de história, experimentos de física e concursos de vídeos.

Conheça as atrações e divirta-se!

CONCURSOS

Concurso de “Melhor Vídeo de Extração de DNA de Fruta”

Os interessados deverão consultar o regulamento e preencher a ficha de inscrição em nosso site www.vivenciandoabiologia.org. O ganhador receberá um livro com experimentos de ciência e seu vídeo será publicado no dia 5/12 em nossas redes sociais. Site: www.vivenciandoabiologia.org | Email: vivenciandoabiologia@gmail.com

Minuto da Sustentabilidade

Abertura de novas inscrições para o Concurso de clipes de 01 minuto, sobre a temática do Desenvolvimento Sustentável, para exibição no âmbito da SBPC Jovem. As inscrições se encerram em 15 de novembro e a cerimônia de premiação será realizada na sessão de encerramento da 72ª Reunião Anual Estendida, evento virtual em 05 de dezembro. O formulário de inscrição estará disponível no site e Facebook da ABCMC. Mais informações: abcmc.org.br e https://web.facebook.com/centrosemuseusdeciencia

Mostra “As Ciências e a Pandemia de COVID-19”

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou em 5 de setembro, durante a SBPC Jovem, a Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19″ para estimular e ajudar a promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil. A mostra é parte das atividades da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada entre os meses de setembro e dezembro de 2020.

Assista aos vídeos e veja mais informações.

VÍDEOS

A Tenda da Estatística

A NORMALIDADE ESTATÍSTICA

Os alunos do PET (Programa de Educação Tutorial) do Bacharelado em Estatística da UFRN mostram, neste vídeo, qual a ideia que está por trás da DISTRIBUIÇÃO NORMAL e como ela está presente no nosso dia a dia. No dia 10 de outubro, quando você assistir ao vídeo com a análise da MEDIDA DO PALMO DA MÃO DIREITA, você vai ver a Distribuição Normal aparecer novamente. Assista: https://youtu.be/WRJrdNaKQBQ

O DESAFIO DE MONTY HALL: VOCÊ MUDARIA OU NÃO MUDARIA DE PORTA?

Os alunos do PET (Programa de Educação Tutorial) do Bacharelado em Estatística da UFRN mostram, neste vídeo, como a nossa intuição funciona quando o assunto é probabilidade e por que podemos estar pensando de forma errada. Assista: https://youtu.be/wuNVnmbc2g0

Análises Química-bromatológica – apresentação do projeto

Enriquecimento do coproduto Juá na forma in natura e processada para a elaboração de ração animal para ruminantes: Apresentação do projeto, com os resultados das análises Química-bromatologica.  Assista: https://youtu.be/-xujImjFqoM

Obesidade no contexto da Covid-19

Este vídeo trata das questões relacionadas à obesidade e suas implicações para o agravamento dos sintomas da Covid 19. Assista: https://youtu.be/HzZ2AcQRA78

Por que não conseguimos matar uma mosca no ar?

Você com certeza já tentou pegar aquela mosca enjoada e falhou muitas vezes. Pois é, nem todos temos a destreza do Senhor Miyagi, do Karatê Kid, mas a ciência explica o porquê. Acompanhe nossa live sobre #MicroscopiaEletrônica e desvende o mistério do mundo microscópico. Assista: https://youtu.be/2ppavYX_m5I

Sigsaúde – apresentação do projeto

Apresentação do Projeto “Desenvolvimento de uma plataforma computacional de dados clínicos para otimização dos fluxos de trabalhos e integração de informações médicas nas clínicas de saúde”. Esse projeto é responsável pelo criação da plataforma Sigsaúde. Assista: https://youtu.be/InHNxm-PvPo

ARTE E CIÊNCIA

Contação e Sonorização de história

Carlos Freitas é professor de Música na educação básica. No YouTube, comanda o canal Musicalizando com Tio Carlos. Aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em licenciatura em Música pela UFRN, foi colaborador e bolsista de iniciação à pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisa em Música (GRUMUS) da Escola de Música da UFRN (EMUFRN). Possui publicações de artigos em revistas e nos principais congressos de Educação Musical e áreas afins do Brasil (Revista MEB, ABEM Nacional e Regional, ANPPOM, CONEDU e outros). Ministrou a oficina de CONTO e CANTO: a iniciação musical de crianças com contação de histórias, num processo de imitação no Fórum Latino Americano de Educação Musical, ministrou atividades no I Encontro de Psicologia Educacional da UFRN, ministrou a Oficina de Prática Musicais no Congresso de Formação e Práticas em Educação Musical da UFRN. Aplicou oficinas de Contação de Histórias para Crianças na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec 2018), na Cidade da Música. Ministrou o Curso Música na Educação Infantil: escuta, execução e releitura de poemas, histórias e canções no XXIV Congresso Nacional da ABEM. Assista: https://youtu.be/EazzXYP6bZQ

Peça teatro Blackout

A peça de teatro Blackout apresenta possibilidades para ensinar conteúdos científicos incríveis sobre a natureza da luz e suas propriedades como partícula e onda. Nela, os atores trabalham conceitos científicos básicos sobre a luz, explorando cores e prismas. Os três atores em cena representam a luz personificada, levando o público infanto-juvenil para uma viagem lúdica e experimental com as cores e prismas. Assista: https://youtu.be/56SysRZKbKA

EXPERIMENTOS

Experimentos de Física “LADIF em Casa”

O museu interativo da Física da UFRJ convida a todos a realizar diversos experimentos divertidos e interessantes que podemos fazer em casa. Acesse.

MINI-OFICINAS VIRTUAIS

Oficina “Como fazer proteínas (que brilham!)”

Série de vídeos para educadores descrevendo os componentes do kit didático BIOTrECo.

Oficina “Geometria nos Mosaicos”

A oficina apresenta uma relação entre a matemática e a arte, através da confecção de mosaicos e a geometria a eles associada. Assista: https://youtu.be/Fa8TJrrTUmg

Oficina “Internet das Coisas e Arduino”

Introdução à Internet das Coisas e a programação física com Arduino. Esta oficina irá introduzir conceitos iniciais de Internet das Coisas e propor atividades práticas para trabalhar a programação física usando a placa Arduino e o simulador Tinker Cad. Assista: https://youtu.be/2-_Ro2lJ2FQ

Oficina “No Trote do Cavalinho”

No trote do Cavalinho é uma vivência com foco na área de conhecimento Música nas infâncias. Nessa atividade exploramos de forma lúdica conceitos básicos do som e da música, como velocidade, ritmo além de unir a música ao movimento e a brincadeira, possibilitando desenvolvimento psicomotor e diversão. Os materiais utilizados são 1 par de copos plásticos e 1 vassoura. Oficina ministrada pela professora Aja Devi Dado Soares Abreu de Góes, do Núcleo de Educação da Infância – NeiCap/UFRN. Acesse: https://youtu.be/pG9JCaQG-z0

Oficina “Química dos Elementos”

Oficina apresentando experimentos com elementos químicos, demonstrando suas utilizações e importância. Assista: https://youtu.be/Hs6JbLOHIF4

VISITAS VIRTUAIS A MUSEUS E LABORATÓRIOS

Exposição Aedes: que mosquito é esse?

A exposição trata de forma lúdica, interativa e dinâmica as características do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Acesse: https://www.eravirtual.org/aedes-que-mosquito-e-esse/

Passeio virtual – Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

O Ciência ao Vivo dessa semana faz um passeio pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o qual será conduzido pelo seu Diretor, o professor Eloi Teixeira. Assista: https://youtu.be/eX-I3zPXcSg

Para que serve um acelerador de partículas?

Visita guiada sobre a contribuição da COPPE junto ao CERN para detecção de partículas e tratamento de dados por inteligência artificial. Acesse: https://youtu.be/ZM23cbMghXc

Visita virtual – Museu de Ciência da Vida

E se, em uma, você pudesse aprender um pouco mais sobre a #EvoluçãoHumana? Foi pensando nisso que o Ciência ao Vivo convidou o Prof. Athelson Stefanon que é coordenador do Museu de Ciências da Vida para falar sobre esse tema e apresentar o para a gente! Assista: https://youtu.be/gzTSShBf3mg

Visita guiada – Observatório Astronômico do Centro de Ciências

Apresentamos neste vídeo o observatório astronômico do Centro de Ciências, seus equipamentos e uma observação da lua com detalhes de seu relevo. Assista: https://youtu.be/b5HPjwENPKI

Veja a programação completa.

— — 

Veículo: Acessa.com

Editoria: Cultura

Data: 04/11/2020

Link: https://www.acessa.com/cultura/arquivo/noticias/2020/11/04-forum-cultura-inaugura-exposicao-virtual-mes-consciencia-negra/ 

Título: “Forum da Cultura inaugura exposição virtual no mês da Consciência Negra”

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro, o Museu de Cultura Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), instalado no Forum da Cultura, preparou uma programação especial para todo o mês de novembro: a mostra Mitologia Yorùbá.

A data, escolhida como referência a um dos maiores líderes antiescravagismo no país, Zumbi dos Palmares, propõe reflexão sobre a contribuição do povo e da cultura africana na construção do Brasil e na formação do povo brasileiro.

Composta inteiramente por peças do acervo do museu, a exposição propõe revisitar a mitologia Yorùbá a partir de peças artesanais originárias de Bahia, Pernambuco e Juiz de Fora. Feitas com materiais variados, predominando a cerâmica policromada, o metal e o gesso pintado, essas obras, de tamanhos que variam entre sete e 43 centímetros, representam divindades africanas que serviram de inspiração ao conjunto de crenças que deu origem ao Candomblé. “A mitologia Yorùbá é baseada na vida em harmonia e em comunidade. Não há separação entre homens e animais, que inclusive agem como humanos. A solidariedade e a prosperidade vêm do trabalho no campo. Também é importante o culto à ancestralidade, por isso louva-se a continuidade da vida, por meio da figura feminina. Nessa mitologia, os humanos também vieram do barro. Como nos mitos gregos, divindades e mortais são igualmente suscetíveis às incertezas. Não existe o “mal”, mas existem consequências para aqueles que desequilibram a harmonia. Olorum, o ser supremo, governava o Orun (que equivale ao céu), enquanto Olokun é a grande mãe e guardiã das memórias ancestrais”.

A mostra será inteiramente virtual e poderá ser acompanhada nas redes sociais Forum da Cultura. As publicações serão feitas às segundas, quartas e sextas, às 12h. A programação vai até o dia 30 de novembro.

— — 

Veículo: GE Zona da Mata e Centro-Oeste

Editoria: Notícias

Data: 04/11/2020

Link: https://globoesporte.globo.com/mg/zona-da-mata-centro-oeste/volei/noticia/jf-volei-muda-forma-de-captacao-e-planeja-apresentar-elenco-em-novembro.ghtml 

Título: “JF Vôlei muda forma de captação e planeja apresentar elenco em novembro”

Participação confirmada na próxima edição da Superliga Masculina B, hora de atrair investimentos e montar o elenco. Só que para a temporada 2020/21 o JF Vôlei adotou uma estratégia diferente para obter recursos e manter o fôlego do projeto.

Se nos anos anteriores o time se esforçava para conseguir patrocínios diretos que viabilizassem equipes competitivas (o que ficou ainda mais difícil com a pandemia), desta vez recorreu às leis de incentivo estadual e federal ao esporte para garantir a continuidade da operação. Por meio destas parcerias, a empresa destina parte do valor que pagaria em impostos para direcioná-lo diretamente a projetos previamente aprovados pelo governo.

De acordo com o diretor técnico Maurício Bara, há diferentes conversas para que a equipe tenha o apoio necessário para ter um grupo competitivo para as disputas em nível nacional.

– Conseguimos aprovar os projetos que queríamos, o que nos dá uma possibilidade de captação até o final de 2021, tentando garantir o projeto bem, com saúde. Conseguimos a captação com a Arcellor e estamos perto de anunciar outro parceiro. Continuamos a captação, no final do ano é o momento em que se capta mais porque é quando as empresas fecham balanço, veem o que têm disponível, e estaremos na mesma batalha nos próximos dois meses. Evoluímos, vamos dar um passo importante em relação ao ano passado, uma garantia muito interessante para entrar 2021 com saúde financeira, que é a nossa grande luta, e estamos pensando em outras ações para buscar uma independência cada vez maior para o projeto em relação ao patrocínio direto, que está cada vez menor para todo mundo – relatou.

Conforme Maurício, o clube espera apresentar o grupo de jogadores em Juiz de Fora a partir de 16 de novembro. A expectativa é trabalhar com 16 atletas, entre jovens da base e reforços de fora. A comissão técnica foi mantida. A ideia é montar uma equipe mais forte do que nas últimas duas temporadas.

– Não vamos anunciar nenhum atleta antes de chegar a Juiz de Fora. Se tudo der certo, acredito que vamos dar um upgrade no time. Pegando os últimos três anos de Superliga B, no primeiro foi mais difícil, conseguimos montar um time competitivo. Esse ano de 2020 entramos já melhor nas quartas de final, acho que este ano daremos mais um salto, mas isso é teoria, tem que ver o time jogando. Estamos trabalhando.

Aguardando o desfecho das fases regionais da Superliga C, que ocorrem neste início de novembro, o diretor do JF Vôlei crê que o conselho técnico para a Superliga B seja realizado no fim do mês. A previsão é de que a competição seja disputada a partir do fim de janeiro, provavelmente com portões fechados. A equipe também trabalha para viabilizar locais de treinos e jogos, uma vez que a UFJF e o Sesi, locais onde o time exercia das atividades, estão fechados em razão da pandemia.

– Local para treino é um drama que estamos vivendo e que está sendo solucionado. A UFJF está fechada, o Sesi também. Estamos estudando local, espaço para sediar os jogos também. Se for sem público, que eu acho que vai ser, é mais tranquilo, porque o jogo tem toda uma logística, tem que ceder para treinamento do adversário. Estamos conversando – finalizou.

— — 

Veículo: Quero Bolsa

Editoria: 

Data: 05/11/2020

Link: https://querobolsa.com.br/revista/melhores-cursos-de-engenharia-civil-do-sudeste-segundo-guia-da-faculdade 

Título: “44 melhores cursos de Engenharia Civil do Sudeste, segundo o Guia da Faculdade”

O curso de Engenharia Civil é uma das graduações mais populares do Brasil. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), Engenharia Civil está na lista dos dez cursos com maior número de alunos matriculados no Ensino Superior do país.

Com a grande oferta de vagas, muitas vezes é difícil para o estudante encontrar a melhor opção na hora de escolher uma faculdade. Para ajudar, a Revista Quero reuniu os cursos da área com melhor desempenho no Guia da Faculdade 2020, avaliação anual realizada pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo.

Em 2020, foram avaliadas 477 graduações de Engenharia Civil no Brasil. Destas, duas instituições da região Sudeste receberam 5 estrelas e foram classificadas como “excelente” pelos avaliadores do Guia da Faculdade. Outras 42 tiveram 4 estrelas e são classificadas como “muito boas”.

Conheça quais são os 44 melhores cursos de Engenharia Civil da região Região Sudeste, de acordo com o Guia da Faculdade 2020:

Universidade Cidade (UF) Campus Estrelas
Universidade de São Paulo (USP) São Carlos (SP) São Carlos 5
Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP) Principal 5
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) Belo Horizonte (MG) Campus BH II 4
Centro Universitário FEI São Bernardo do Campo (SP) Campus São Bernardo do Campo 4
Centro Universitário Facens (Facens) Sorocaba (SP) Facens – Campus Alexandre Beldi Netto 4
Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (Mauá) São Caetano do Sul (SP) Campus principal 4
Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP-Fumep) Piracicaba (SP) Campus Principal 4
Faculdade Ibmec-MG (Ibmec-MG) Belo Horizonte (MG) Faculdade Ibmec 4
Faculdade Una de Betim (Faculdade Una de Betim) Betim (MG) Unidade Una Betim 4
Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) São Paulo (SP) Campus São Paulo – Sede 4
Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Votuporanga (SP) IFSP – Câmpus Votuporanga 4
Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) Pouso Alegre (MG) Campus Pouso Alegre 4
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) Campinas (SP) Campus I 4
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) São Paulo (SP) Consolação 4
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Rio de Janeiro (RJ) Campus PUC-Rio Gávea 4
Universidade Candido Mendes (Ucam) Campos dos Goytacazes (RJ) Campos dos Goytacazes 4
Universidade Católica de Santos (Unisantos) Santos (SP) Campus Dom Idílio José Soares 4
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) Bauru (SP) Bauru 4
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) Guaratinguetá (SP) Guaratinguetá 4
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) Ilha Solteira (SP) Ilha Solteira 4
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Campinas (SP) Campinas 4
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) Campos dos Goytacazes (RJ) Campus Principal 4
Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói (RJ) Campus da Praia Vermelha 4
Universidade Federal de Itajubá (Unifei) Itajubá (MG) Campus Itajubá 4
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Juiz de Fora (MG) Campus Principal 4

 

Universidade Federal de Lavras (Ufla) Lavras (MG) Campus principal 4
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Belo Horizonte (MG) Campus Pampulha 4
Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) Ouro Preto (MG) Ouro Preto 4
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) São Carlos (SP) Campus São Carlos 4
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) Ouro Branco (MG) Campus Alto Paraopeba 4
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Uberlândia (MG) Santa Mônica 4
Universidade Federal de Viçosa (UFV) Rio Paranaíba (MG) Campus UFV Rio Paranaíba 4
Universidade Federal de Viçosa (UFV) Viçosa (MG) Campus UFV Viçosa 4
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Vitória (ES) Campus Goiabeiras 4
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Macaé (RJ) Campus Macaé 4
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rio de Janeiro (RJ) Cidade Universitária 4
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Uberaba (MG) Campus Sede – Unidade Univerdecidade 4
Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas (SP) Campus Campinas 4
Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo (SP) Campus Higienópolis 4
Universidade de Franca (Unifran) Franca (SP) Campus principal 4
Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) São Paulo (SP) Fora de Sede 4
Universidade de Uberaba (Uniube) Uberlândia (MG) Campus Marileusa 4
Universidade de Vassouras Vassouras (RJ) Campus principal 4
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Rio de Janeiro (RJ) Maracanã 4

– As faculdades com o mesmo número de estrelas estão ordenadas por ordem alfabética.

Sobre o Guia da Faculdade

O Guia da Faculdade é uma avaliação anual de cursos do Ensino Superior do Brasil realizada pela Quero Educação em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. Em outubro de 2020, o Guia chegou à sua segunda edição, que contou com a participação de 9,2 mil coordenadores e professores universitários como avaliadores.

Cadastrados de forma voluntária, os docentes classificaram 14,3 mil cursos de bacharelado e licenciatura de quase 2 mil instituições de Ensino Superior de todo o país. Eles levaram em consideração os seguintes aspectos:

Qualidade do projeto pedagógico

Qualidade do corpo docente

Qualidade da infraestrutura

O avaliador dá notas que variam de 1 a 5 em cada um desses itens, sendo que: 1-ruim, 2-regular, 3-bom, 4-muito bom e 5-excelente.

Cada curso é distribuído para pelo menos seis avaliadores e a nota final é definida pela média simples das notas dadas aos três aspectos de qualidade, representando o número de estrelas que a graduação recebe no Guia.

— — 

Veículo: Amazonas Atual

Editoria: Dia a Dia

Data: 05/11/2020

Link: https://amazonasatual.com.br/universidade-de-juiz-de-fora-avaliara-alunos-da-rede-publica-do-amazonas/ 

Título: “Universidade de Juiz de Fora avaliará alunos da rede pública do Amazonas”

MANAUS – A Universidade Federal de Juiz de Fora, de Minas Gerais, avaliará o desempenho educacional das escolas do Amazonas. O contrato é no valor de R$ 13,8 milhões por dez meses. Em publicação no Diário Oficial Eletrônico do Estado consta a autorização do secretário de Educação Luis Fabian Barbosa para o Departamento de Planejamento e Gestão Financeira emitir a nota de empenho para pagamento do serviço de consultoria.

De acordo com a Seduc (Secretaria de Educação do Amazonas), a Universidade deverá executar os serviços do Sadeam (Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas) envolvendo alunos matriculados em 2020 nas escolas da rede estadual e municipais de ensino. O Sadeam reúne dados sobre notas, aprendizado e aplicação do currículo escolar por escola. As informações mais atuais são de 2014.

Da rede municipal, serão avaliados os alunos do 4º e 7º anos do ensino fundamental. Na rede estadual, serão avaliados os estudantes do 2º, 4º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental; 1ª e 3ª séries do ensino médio; EJA Anos Iniciais, EJA (Educação de Jovens e Adultos) Anos Finais e EJA Ensino Médio.

Serão avaliados 350.336 estudantes – incluindo 477 alunos com deficiência visual – matriculados em 2.353 escolas estaduais e municipais localizadas na capital e no interior – incluindo as zonas urbana e rural – divididos em 16.156 turmas.

Com base nos resultados do Sadeam, a Seduc afirma que tem definido ações para corrigir problemas e está dirigindo seu apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das escolas e redução das desigualdades existentes no sistema educacional.

Consultada sobre a escolha de uma universidade de fora do Amazonas, a Seduc alegou que o Edital da Licitação Pública Nacional (LPN nº 02/2020) foi publicado no Diário Oficial em 30 de março deste ano, e o Aviso de Prorrogação no DOE em 22 de abril.

Segundo a pasta, a data de recebimento das propostas ficou definida para o dia 20 de maio, sendo concedido um prazo razoável e adequado para a elaboração e apresentação de propostas pelas interessadas, e as respectivas universidades não adquiriram edital e, consequentemente, não apresentaram suas propostas.

A contratação é financiada com recursos de empréstimo (2992/OC-BR), firmado entre o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Estado do Amazonas.

Segundo a Seduc, na contratação por Licitação Pública Nacional a avaliação tem por base o atendimento das especificações técnicas e requisitos apresentados no edital e menor preço avaliado.

— — 

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cultural

Data: 05/11/2020

Link: http://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/05-11-2020/forum-da-cultura-exibe-mostra-virtual-mitologia-yoruba.html 

Título: “Fórum da Cultura exibe mostra virtual ‘Mitologia Yorùbá’”

O Forum da Cultura iniciou na última terça-feira (3) a mostra virtual “Mitologia Yorùbá”, que integra a programação do mês da Consciência Negra. A exposição é uma forma de colaborar para a reflexão sobre a contribuição do povo e da cultura africana na construção do Brasil e na formação do povo brasileiro, segundo a instituição, servindo ainda para lembrar a importância de valorizar toda a riqueza cultural, os costumes e as tradições trazidos pelos ancestrais africanos ao Brasil.

A mostra prossegue até o próximo dia 30, com postagens às segundas, quartas e sextas-feiras, ao meio-dia, nos perfis do Forum da Cultura no Instagram (@forumdaculturaufjf) e Facebook. As peças exibidas fazem parte do acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF e são originárias de Juiz de Fora e dos estados de Pernambuco e da Bahia.

Compostas de materiais variados, como a cerâmica policromada, o metal e o gesso pintado, elas representam divindades africanas que serviram de inspiração ao conjunto de crenças que deu origem ao Candomblé, revisitando a mitologia Yorùbá, que é baseada na vida em harmonia e em comunidade, sem separação entre homens e animais, que até mesmo agem como humanos. O ser supremo dessa mitologia é Olorum, governante do Orun (equivalente ao céu), e Olokun é a mãe e guardiã das memórias ancestrais.

— — 

Veículo: Brasil Escola

Editoria: Vestibular

Data: 06/11/2020

Link: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/ufjf-anuncia-resultado-do-vestibular-2020-de-cursos-a-distancia-ead/348436.html 

Título: “UFJF anuncia resultado do Vestibular 2020 de cursos a distância (EaD)”

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, liberou o resultado do Vestibular 2020 para cursos a distância nesta sexta-feira, 6 de novembro. 

Confira o resultado

A primeira etapa do registro acadêmico será a pré-matrícula on-line, pelo site www.ufjf.br/cdara, de 11 a 15 de novembro. 

Veja os documentos de matrícula

A segunda fase da matrícula será exclusiva para quem fez o pré-registro virtual. A entrega de documentos será presencial, de 20 a 27 de novembro, nos polos da UFJF. 

Vestibular 

A UFJF dividiu a seleção em duas categorias de candidatos:

Enem: seleção para qualquer estudante que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2015. 

Professores: seleção voltada para professores da rede pública de ensino que estejam no exercício da profissão, sem formação inicial em nível superior ou que não possuem formação na área em que trabalham.

Vagas e Cursos

A oferta do Vestibular para cursos a distância é de 440 vagas, sendo 90% para ingressantes pelo Enem e 10% para professores da rede pública. A metade das oportunidades é destinada aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, conforme a Lei de Cotas. 

As oportunidades da UFJF são para cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Computação. As vagas estão distribuídas pelos polos de Andrelândia, Bicas, Durandé, Governador Valadares, Itamonte, Monte Sião, Carandaí, Confins, Jaboticatubas e Sabará.

Mais informações no edital, pelo site da Cdara UFJF e na página do Vestibular EaD.

— — 

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Notícias

Data: 06/11/2020

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/concursos-e-emprego/noticia/2020/11/06/hospital-universitario-da-ufjf-abre-vagas-para-programas-de-residencia-em-saude.ghtml 

Título: “Hospital Universitário da UFJF abre vagas para programas de residência em Saúde”

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) abriu edital para seleção de candidatos para Programas de Residência Multiprofissionais e Áreas Profissionais da Saúde.

São oferecidas 48 vagas, distribuídas por quatro programas. As inscrições começam a partir da próxima terça-feira (10) pela internet.

Segundo a UFJF, as atividades têm início no dia 1º de março de 2021 e as bolsas têm remuneração de R$ 3.330,43, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Inscrições

As inscrições começam a partir das 12h de terça-feira e vão até às 18h do dia 24 de novembro, exclusivamente pela internet, na página da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu). A taxa de inscrição é de R$ 180.

Podem se inscrever profissionais graduados que tenham registro no Conselho Regional Profissional, de acordo com a área/profissão de cada programa; além de graduandos do último ano ou último período do curso de graduação, de acordo com a área/profissão de cada programa.

No ato da matrícula, é obrigatória a apresentação do diploma ou atestado de Colação de Grau, além do Histórico Escolar. Candidatos estrangeiros ou formados no exterior devem apresentar cópia digitalizada do diploma revalidado no Brasil para ter a inscrição confirmada.

Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem requerer isenção total do pagamento da taxa de inscrição. A solicitação deve ser feita das 12h de terça até às 18h de 16 de novembro.

Processo seletivo

Segundo o HU, o processo seletivo será composto por duas etapas: avaliação de currículo e prova objetiva. A postagem do currículo e dos documentos comprobatórios, que foram elencados no edital, deve ser feita no ato da inscrição, no período de 10 a 24 de novembro.

A avaliação do currículo tem caráter classificatório e eliminatório. O número de candidatos classificados para a prova objetiva em cada área/programa é de três por vaga, a partir da maior nota. Se houver empate na nota do último selecionado, serão convocados para a prova objetiva todos os que obtiverem nota igual ao do último classificado.

O currículo, com peso 2, tem valor de 100 pontos. A avaliação pela banca será realizada entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro; e a divulgação do resultado final da avaliação curricular está prevista para 22 de dezembro.

A prova objetiva, de caráter classificatório, será composta de 40 questões de múltipla escolha, sendo dez relacionadas aos conhecimentos de saúde pública e 30 de conhecimentos específicos da área profissional do candidato. A prova tem peso 8, com valor de 100 pontos.

A aplicação da prova está marcada para o dia 17 de janeiro de 2020, das 9h às 12h. O gabarito preliminar das questões e o caderno de provas será divulgado no site da Coremu, no dia 18 de janeiro.

O resultado definitivo da prova objetiva e o resultado final do processo seletivo serão divulgados no dia 29 de janeiro, também pela internet.

Cuidados com a pandemia

Devido à pandemia de Covid-19, uma série de cuidados serão tomados, em consonância com o Protocolo de Biossegurança da UFJF. Será obrigatória, por parte de todos os envolvidos no processo seletivo, a utilização de máscara facial que cubra completamente a boca e o nariz, sendo que a UFJF não fornecerá máscaras aos candidatos.

Não será permitida a presença de acompanhantes nas proximidades dos locais de prova, com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas. Além disso, será feita higienização prévia dos locais de aplicação das provas.

Durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio (recipiente transparente e sem rótulo) ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas.

— — 

Veículo: Acessa.com

Editoria: Saúde

Data: 06/11/2020

Link: https://www.acessa.com/saude/arquivo/noticias/2020/11/06-abre-48-vagas-para-programas-residencia-saude/ 

Título: “HU abre 48 vagas para programas de residência em saúde”

O Hospital Universitário (HU/Ebserh), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou, nesta quarta-feira, 4 de novembro, o edital nº 01/2020, destinado à seleção de candidatos para Programas de Residência Multiprofissionais e Áreas Profissionais da Saúde. São oferecidas 48 vagas, distribuídas por quatro programas.

As atividades têm início no dia 1º de março de 2021; e as bolsas têm remuneração de R$ 3.330,43, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas das 12h da próxima terça-feira, 10 de novembro, até às 18h do dia 24 deste mês, exclusivamente pela internet, na página da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu). A taxa de inscrição é de R$ 180.

Podem se inscrever profissionais graduados que possuam registro no Conselho Regional Profissional, de acordo com a área/profissão de cada programa; além de graduandos do último ano ou último período do curso de graduação, de acordo com a área/profissão de cada programa.

No ato da matrícula, é obrigatória a apresentação do diploma ou atestado de Colação de Grau, além do Histórico Escolar. Candidatos estrangeiros ou formados no exterior devem apresentar cópia digitalizada do diploma revalidado no Brasil para ter sua inscrição confirmada.

Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem requerer isenção total do pagamento da taxa de inscrição. A solicitação deve ser feita das 12h desta terça, dia 10, até às 18h do dia 16 de novembro. O resultado dos pedidos de isenção estarão disponíveis a partir das 15h do dia 19.

Vagas

São oferecidas 48 vagas, distribuídas entre quatro programas, conforme as tabelas:

Processo seletivo

O processo seletivo será composto de duas etapas: avaliação de currículo e prova objetiva. A postagem do currículo e dos documentos comprobatórios – elencados no edital – deve ser feita no ato da inscrição, no período de 10 a 24 de novembro.

A avaliação do currículo tem caráter classificatório e eliminatório. O número de candidatos classificados para a prova objetiva em cada área/programa é de três por vaga, a partir da maior nota. Se houver empate na nota do último selecionado, serão convocados para a prova objetiva todos os que obtiverem nota igual ao do último classificado.

O currículo, com peso 2, tem valor de cem pontos. A avaliação pela banca será realizada entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro; e a divulgação do resultado final da avaliação curricular está prevista para 22 de dezembro.

A prova objetiva, de caráter classificatório, será composta de 40 questões de múltipla escolha, sendo dez relacionadas aos conhecimentos de saúde pública e 30 de conhecimentos específicos da área profissional do candidato. A prova tem peso 8, com valor de cem pontos.

A aplicação da prova está marcada para o dia 17 de janeiro de 2020, das 9h às 12h. O gabarito preliminar das questões e o caderno de provas será divulgado no site da Coremu, no dia 18 de janeiro.

O resultado definitivo da prova objetiva e o resultado final do processo seletivo serão divulgados no dia 29 de janeiro, também pela internet.

Cuidados com a pandemia

Devido à pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, uma série de cuidados deverão ser tomados, em consonância com o Protocolo de Biossegurança da UFJF. Será obrigatória, por parte de todos os envolvidos no processo seletivo, a utilização de máscara facial que cubra completamente a boca e o nariz, sendo que a UFJF não fornecerá máscaras aos candidatos.

Não será permitida a presença de acompanhantes nas proximidades dos locais de prova, com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas. Além disso, será feita higienização prévia dos locais de aplicação das provas.

O candidato que comparecer ao local das provas sem documento válido e/ou sem a máscara de proteção facial deverá aguardar fora do local de aplicação até que algum familiar ou conhecido possa entregá-lo, até o horário de início do exame.

Durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio (recipiente transparente e sem rótulo) ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas.

— — 

Veículo: Projeto Colabora

Editoria: Economia Verde

Data: 06/11/2020

Link: https://projetocolabora.com.br/economia-verde/apanhadoras-de-flores-do-brasil-ganham-premio-da-onu/ 

Título: “Apanhadoras de flores do Brasil conquistam reconhecimento internacional”

Quase não deu tempo. Na véspera do anúncio da pandemia no Brasil, a atividade das apanhadoras de flores sempre-vivas da Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, recebeu, em solenidade em Brasília, o reconhecimento da FAO, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, como Sistema de Patrimônio Agrícola de Importância Global (GIAHS, na sigla em inglês). No dia seguinte, 12 de março de 2020, o País admitia oficialmente que a pandemia chegara ao Brasil e logo depois iniciava-se a quarentena.

O novo contexto, porém, não impediu que as comunidades agraciadas deixassem de cumprir seu papel de guardiães da biodiversidade no Planeta, pela preservação, por meio de práticas ancestrais, de um ecossistema rico e único em toda a Terra. Título do qual se orgulham e que fizeram por merecer, por seu trabalho de conservação ambiental, social e cultural, passado de geração em geração.

O Sistema Agrícola Tradicional (SAT) das apanhadoras de flores sempre-vivas da Serra do Espinhaço é múltiplo e diverso, mantendo uma relação ambientalmente sustentável com a natureza, que engloba práticas de cultivo, de coleta e de criação de gado. Também preserva a cultura e modos de relações sociais embasados nas três principais matrizes do povo brasileiro – as raízes afro, lusitana e indígena.

Essas características, entre outras, contribuíram para que seis comunidades rurais do Vale do Jequitinhonha alcançassem o reconhecimento da FAO como patrimônio ambiental mundial. Foram contempladas as comunidades de Vargem do Inhaí, Mata dos Crioulos e Macacos, em Diamantina; Pé de Serra e Lavras, em Buenópolis; e o povoado de Raiz, em Presidente Kubitschek.

Sistemas únicos no planeta preservam práticas ancestrais

Os SATs são sistemas únicos em todo o planeta e devem possuir uma paisagem diferenciada, rica biodiversidade, além de contribuir para a segurança alimentar das comunidades e seu entorno, utilizando-se de práticas ancestrais, preservando a identidade social e cultural das populações envolvidas.

Com a conquista do GIAHS pelas apanhadoras de sempre-vivas, o Brasil, agora, integra o seleto grupo de 22 nações que fazem jus à honraria, a maioria localizada na Ásia. Na América Latina, até então, apenas Chile, Peru e México detinham o selo.

Para alcançar esse feito, as apanhadoras de flores percorreram um longo caminho, iniciado em 2016, com apoio de organizações não governamentais e de pesquisadores das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), de Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade de São Paulo (USP), responsáveis pela elaboração de dossiê técnico-científico apresentado à FAO.

A candidatura contou, também, com a parceria de órgãos do poder público, como Embrapa e Emater-MG, empresas nacional e estadual de pesquisa agropecuária e apoio em extensão rural, além do Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan) e Instituto Estadual de Patrimônio Histórico de Minas Gerais (Iepha). Todos esses parceiros se associaram à Codecex, a Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas da Serra do Espinhaço, sediada em Diamantina. A entidade, que em março completou dez anos, recebeu o selo da FAO como um presente.

“Esse selo é consequência de um processo de luta e não conseguiríamos chegar a esse resultado sem os parceiros, mas a caminhada é nossa, as comunidades tradicionais protagonizaram esse processo”, orgulha-se a apanhadora de flores Maria de Fátima Alves, a Tatinha, uma das lideranças da Codecex.

Plano de Conservação Dinâmica

Segundo ela, a mudança de governo nos dois níveis não prejudicou o encaminhamento da candidatura. Em janeiro de 2018, as comunidades receberam a visita de um técnico da FAO, quando o governo estadual se comprometeu oficialmente a acompanhar o processo, conforme exigência do organismo internacional. Em novembro último foi entregue o dossiê técnico-científico. Agora, cabe às comunidades e à Codecex o desafio de cumprir o Plano de Conservação Dinâmica (PCD), colocando em prática os compromissos assumidos com a FAO.

A técnica da Codecex avalia ainda que a obtenção do selo pelas apanhadoras de flores foi “um ganho para todos os povos tradicionais do Brasil”, abrindo espaço para outras candidaturas. Lamenta, porém, que, apesar dos apoios, as comunidades ainda encontrem “pedras no caminho”. Entre as dificuldades, relata atritos com alguns órgãos ambientais públicos que não reconhecem o papel das apanhadoras de sempre-vivas como guardiães do ecossistema. As mineradoras e outros grandes empreendimentos também são entraves a serem superados, aponta.

A pesquisadora Fernanda Monteiro, da USP, ressalta que o importante, agora, é garantir a regularização fundiária das terras ocupadas pelas comunidades, de forma a preservar esses sistemas dos interesses privados e da criminalização.

A defesa é feita também por outros estudiosos, como o professor Claudenir Fávaro, do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Campesinato, da UFVJM, Marcia Campanharo, da Emater, e Márcia Betânia, secretária municipal de Cultura de Diamantina.

Representante da FAO prevê avanços

O representante da FAO no Brasil, Marcelo Broggio, declara-se “feliz pela aposta nas apanhadoras de flores”. Segundo ele, “a agricultura moderna tem muito a aprender com os SATs” e o selo da FAO é só o início de uma nova etapa. “Reconhecimento internacional atrai os amigos e desarma os inimigos”, sentencia.

Para Broggio, o Brasil, devido a sua dimensão e diversidade, tem chances de emplacar outras candidaturas.  “Os próximos GIAHS brasileiros não têm necessariamente que ser parecidos com o das apanhadoras. É um país de realidades diversas. O importante é considerar a transição entre a noção de agricultura e a de SAT”.

Como ele, Patrícia Bustamante, pesquisadora da Embrapa e representante para a América Latina e Caribe no comitê científico GIAHS, também acredita nas muitas possibilidades dos SATs brasileiros.

— —