Veículo: Primeiro a Saber
Editoria: UFV
Data: 16/10/2020
Título: “UFV está entre as 50 instituições que mais depositam patentes de invenção no Brasil”
As três universidades federais da Zona da Mata e Campo das Vertentes integram o ranking das 50 instituições que mais depositaram Patentes de Invenção (PI) no Brasil.
A lista, que foi divulgada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), tem como base o ano de 2019 e reúne as entidades de ensino superior e empresas no âmbito público e privado de todo o país.
De acordo com o ranking, a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) ficou em 15º lugar. Em seguida, entre as regiões, aparece a Universidade Federal de Viçosa (UFV), na 32ª posição, e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocupa a 45ª.
Ranking geral
Na primeira posição da lista, está a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em segundo, aparece a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e em terceiro, a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em Minas Gerais, a mais bem colocada é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que é a 4ª do Brasil.
O que é patente?
De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a patente é um documento formal, expedido por uma repartição pública, por meio do qual se conferem e se reconhecem direitos de propriedade e uso exclusivo para uma invenção descrita amplamente.
Ainda segundo o Sebrae, a invenção precisa se enquadrar em uma das seguintes naturezas e modalidades:
A invenção deve ser novidade e ter aplicação industrial;
Nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo que resulte em melhoria funcional do objeto.
O que pode ser patenteado de acordo com o Sebrae:
A invenção que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial;
O modelo de utilidade que seja objeto de uso prático, ou parte deste;
O modelo de utilidade que seja suscetível de aplicação industrial;
O modelo de utilidade que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo;
O modelo de utilidade que resulte em melhoria funcional no uso ou na fabricação.
Fonte: G1.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Cidade
Data: 16/10/2020
Título: “UFJF abre inscrições para curso de educação financeira”
Estão abertas as inscrições para o curso de Educação financeira, planejamentos e investimentos para iniciantes promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
As aulas serão ministradas por meio de palestras transmitidas em plataformas virtuais por integrantes de dois projetos de extensão do Núcleo de Educação Financeira, do Grupo de Pesquisa de Ponta, universidade em parceria com o site 1 Milhão com 30.
As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever gratuitamente neste link.
No total, serão 12 encontros on-line, dois por mês, tendo como temas centrais “caminhos para economizar e ter uma vida sustentável” e “investimentos e suas diversas modalidades”.
As palestras acontecem no período de 31 de outubro de 2020 a 22 de março de 2021. Não há pré-requisitos e toda a comunidade pode se inscrever.
“Quem participar do curso será convidado a refletir em novas formas de economizar, consumir e investir de uma forma responsável, propiciando ganhos não só materiais, mas sobretudo humanísticos, além de, promover tomadas de decisão éticas, cidadãs e sintonizadas com a sustentabilidade do planeta”, explicou o professor Marco Aurélio Kistemann, coordenador das palestras.
Retomada
Antes da pandemia do novo coronavírus, as atividades eram realizadas de forma presencial. Já foram realizadas duas edições, com participação de 750 participantes e concluintes.
Neste ano, a solução para manter o projeto foi realizar o curso on-line. Toda a programação com datas e como se inscrever estão disponíveis no site do curso, onde informações e temas a serem tratados serão disponibilizados gradativamente.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 16/10/2020
Título: “PJF não registra mortes por Covid-19 nesta sexta”
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) não confirmou novas mortes por Covid-19 entre quinta e esta sexta-feira (16). Apesar disso, de acordo com o boletim epidemiológico atualizado, 92 novos diagnósticos de coronavírus foram atestados em 24 horas. Assim, já chega a 6.645 o número de casos confirmados da doença desde o início da pandemia. No total, o município já registrou 247 óbitos em decorrência da doença.
Em relação às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a doença, foram novos 104 registros em relação a esta quinta. Até o momento, Juiz de Fora já contabilizou 23.938 casos suspeitos.
Em relação ao número de pessoas recuperadas, a Secretaria de Saúde informou que, até a última terça, 5.987 dos casos confirmados eram considerados restabelecidos. Eles apresentaram resultado de exame positivo para Covid-19 e venceram os 14 dias de isolamento sem nenhuma intercorrência.
Todos os dados são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.
132 pacientes internado em ‘leitos Covid’
Informações disponibilizadas pela Prefeitura mostravam que, até por volta das 18h desta sexta, a taxa de ocupação total de leitos de UTI na cidade era de 72,53%. Do total de 273 leitos disponíveis, 188 estavam ocupados. Destes, 53 eram em razão da Covid-19 (pacientes com suspeita ou diagnóstico). Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação era de 68,79%.
Em relação aos leitos de enfermaria, até o mesmo horário, 60,04% estavam ocupados. Ou seja, dos 1.404 equipamentos de enfermaria existentes em toda a rede de saúde de JF, 861 estavam ocupados. Das pessoas internadas em enfermaria, 79 tinham resultado positivo ou aguardavam diagnóstico para a Covid-19.
Em sua totalidade, a cidade tinha 132 casos de hospitalização devido ao coronavírus. O painel gerencial não apontava a taxa de isolamento social na cidade nesta sexta.
Parceria com UFJF já viabilizou quase 7 mil exames
Conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde, a parceria entre a Prefeitura e os laboratórios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já viabilizou 6.839 exames para diagnóstico da Covid-19 desde abril. Deste total, 1.879 acusaram positivo (27,4%).
Somente na última semana, entre 8 e 15 de outubro, 220 testes foram processados pelos laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Farmácia. Não há custos para os pacientes.
Conforme a PJF, o exame é direcionado aos profissionais de saúde sintomáticos, entre o terceiro e o décimo dia de indícios da doença; aos pacientes internados em “leitos Covid”, pactuados com o Município; e aos atendidos na atenção básica, em situação de vulnerabilidade. Estão nesta condição pessoas acima de 65 anos, cuidadores de idosos, diabéticos, hipertensos descompensados e obesos.
Também são contemplados servidores sintomáticos da segurança pública, do Departamento Municipal de Limpeza Pública (Demlurb), da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), dos centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas) e dos demais serviços de assistência social que prestam atendimento direto à população.
— —
Veículo: Educa+
Editoria: Notícias
Data: 16/10/2020
Título: “UFJF oferece 440 vagas em cursos de graduação a distância”
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições para o processo de seleção dos cursos de graduação a distância. Interessados podem se inscrever até às 18h do dia 30 de outubro no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).
Segundo a instituição, são oferecidas 440 vagas nos cursos de licenciatura em pedagogia e computação, distribuídos em 10 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB): Andrelândia, Bicas, Durandé, Governador Valadares, Itamonte, Monte Sião, Carandaí, Confins, Jaboticatubas e Sabará.
Inscrição e isenção
Após preencher o formulário de inscrição disponível no site, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) correspondente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120 e fazer o pagamento até às 20h do dia 30 de outubro, exclusivamente no Banco do Brasil.
A instituição receberá pedidos de isenção, que poderá ser solicitada somente no ato do cadastramento on-line da inscrição. O resultado sai a partir das 15h do dia 27 de outubro. O candidato que tiver o seu pedido aceito deverá verificar a emissão do comprovante definitivo de inscrição. Já aqueles que a isenção for indeferida, será necessário gerar a guia e efetuar o pagamento da taxa nas condições e nos prazos estabelecidos no edital.
Modalidades de ingresso
O exame possibilita que o estudante possa optar por uma das modalidades de ingresso disponíveis: aproveitamento da pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em pelo menos um das cinco edições mais recentes do exame, concorrendo a proporção de 90% do total das vagas.
Outra possibilidade é concorrer às oportunidades destinadas a professores da rede pública de ensino, em exercício, sem formação inicial em nível superior ou ainda àqueles que não possuem formação na área em que atuam, na proporção de 10% do total.
De acordo com o edital, o candidato deve optar por dois polos, em ordem de preferência, onde pretende cursar a graduação escolhida. As vagas respeitarão os limites de vagas determinados pelo edital.
— —
Veículo: Folha de Barbacena
Editoria: Região
Data: 16/10/2020
Título: “Universidades do Campo das Vertentes estão entre as 50 que mais depositam patentes de invenção”
O ranking das 50 instituições que mais depositaram Patentes de Invenção (PI) no Brasil foi divulgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A lista, feita com base no ano de 2019, trouxe em seu ranking as três universidades federais da Zona da Mata e Campo das Vertentes.
A Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) ocupa a 15ª posição, sendo seguida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), no 32º lugar, e a Universidade Federal de juiz de Fora (UFJF) ficou na 45ª posição.
A lista reúne as entidades de ensino superior e empresas no âmbito público e privado de todo o país. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ocupa o 4º lugar.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícias
Data: 16/10/2020
Título: “UFJF e Prefeitura de Juiz de Fora assinam termo de cooperação internacional para produção de biodiesel”
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Prefeitura e a empresa inglesa de combustíveis renováveis Green Fuels Ltd. assinaram termos de cooperação e doação para produção de biodiesel feito a partir de óleo de cozinha descartado.
Em decorrência dos dois termos, uma unidade de processamento de biodiesel está em fase de implementação na área do Centro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão, Transferência de Tecnologia e Cultura (CIEPTEC-UFJF Norte) no Distrito Industrial de Juiz de Fora.
A usina é a terceira planta da América Latina e primeira do Brasil para produção de biodiesel com o sistema de processamento da Green Fuels Ltd., utilizando óleos residuais provenientes do processo de coleta seletiva da cidade de Juiz de Fora e região.
Segundo a UFJF, o combustível renovável a ser produzido pelo Centro de Processamento de Biodiesel será utilizado na frota pública do município e da universidade.
Na instituição, as tratativas para assinatura do termo de doação do equipamento utilizado, bem como do termo de cooperação para a pesquisa, foram conduzidas pela Diretoria de Inovação, com suporte do Núcleo de Inovação Tecnológica da instituição, que atua no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt).
De acordo com o diretor de Inovação da UFJF, Ignácio Delgado, parcerias como esta são cruciais para fomentar alternativas sustentáveis na produção de combustíveis e que a iniciativa pode tornar Juiz de Fora um polo nacional na área de produção de energias renováveis e combustíveis sem impacto climático.
Óleo de cozinha será transformado em combustível
De acordo com coordenador geral do projeto, Adilson da Silva, a ideia é transformar resíduos como óleo de cozinha usado e sebo de animais em biodiesel – combustível natural e biodegradável com baixo teor poluente.
“Atualmente, estes resíduos são descartados nos aterros, rios e lixos ou são enviados para outras cidades através de empresas, gerando problemas de logística, custos adicionais, ou, ainda, mais importante, impedindo que nossa região crie mecanismos de aumentar o valor agregado dos nossos insumos com geração de riquezas e captação de empregos”, destacou.
O equipamento que será utilizado é o FuelMatic GSX3 da Green Fuels. O termo de doação temporária do material foi feito com apoio do Prosperity Fund, do Governo Britânico, focado em projetos ambientais.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária da Prefeitura, Jackson Moreira, o equipamento tem capacidade de produção de três mil litros de biodiesel por dia, conseguindo transformar um litro de óleo usado em um litro de biodiesel.
Inicialmente, a coleta de óleo usado será feita nos restaurantes da Prefeitura e da UFJF, em seguida nas lanchonetes de fast-food e em restaurantes em geral e, posteriormente, coleta domiciliar.
“Com a assinatura dos termos, a empresa Green Fuels vai disponibilizar o equipamento e a capacitação para a transformação do óleo em biodiesel, enquanto os membros dos departamentos de Química e de Mecânica da UFJF vão analisar como esse combustível age nos veículos”, explicou o secretário.
Parceria
Com o Acordo de Paris de 2015, o Brasil se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2030. Para isso, o Programa Juiz de Fora 2030, vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), foi instituído pelo município como política pública destinada a promover o desenvolvimento territorial integrado, inclusivo e sustentável, de forma alinhada à agenda 2030, para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização da Nações Unidas (ONU).
Uma das primeiras ações do município foi a celebração, em junho de 2018, do Memorando de Entendimento da criação da Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata.
A UFJF participou desta iniciativa através da Diretoria de Inovação e tem colaborado com o processo de implantação da plataforma, por meio de pesquisas e consultorias realizadas por professores da instituição.
“Neste ato, o Governo Britânico expressou o interesse em apoiar a Plataforma de Biorefino de Juiz de Fora, utilizando o apoio financeiro do Prosperity Fund para empresa inglesa Green Fuels Ltd.”, esclareceu Adilson da Silva.
Segundo ele, com a celebração da assinatura do termo de cooperação Green Fuels-Prefeitura-UFJF, os próximos passos serão o recebimento e instalação do equipamento, a pesquisa de validação tecnológica, econômica e ambiental quanto à utilização de biodiesel em substituição ao diesel fóssil.
— —
Veículo: Acessa.com
Editoria: Saúde
Data: 16/10/2020
Título: “Covid-19: boletim aponta aumento da letalidade em Juiz de Fora”
O 12ª Boletim Informativo da plataforma JF Salvando Todos publicado nesta quinta-feira, 15 de outubro, divulga análises estatísticas da pandemia de Covid-19, com foco em Juiz de Fora e região. Em sua edição mais recente, o documento expõe e interpreta dados acerca do impacto do coronavírus, destacando a preocupação dos pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em relação ao crescimento na taxa de letalidade de Covid-19 na cidade.
“Percebemos esse aumento do número de óbitos após o feriado de 7 de setembro, veio acompanhado de uma queda na adesão ao isolamento social. Houve um grande pico no número de óbitos há duas semanas e agora, na semana passada, outro registro muito alto de falecimentos”, relata o professor Marcel Vieira, um dos pesquisadores envolvidos na produção do documento. No dia 28 de setembro, Juiz de Fora registrava 5.970 casos confirmados de Covid-19 e contabilizava 213 vidas perdidas. Já no dia 12 de outubro, os números passaram para 6.416 e 242 – ou seja, durante o período de duas semanas, os dados oficiais demonstram um aumento de 7,5% de casos e 13,6% de mortes.
Embora a distribuição de diagnósticos positivos mostre que a maioria dos casos de Covid-19 foram confirmados em pessoas da faixa etária de 20 a 59 anos de idade, tanto em Juiz de Fora quanto na Zona da Mata mineira (68% e 73%, respectivamente), a análise de óbitos na cidade indica que 80% das vidas perdidas correspondem a pacientes acima de 60 anos. Na Zona da Mata, o percentual é ainda maior: 82%.
De semana a semana
Na mais recente semana epidemiológica analisada pelo boletim, correspondente ao período entre os dias 4 e 10 de outubro, Juiz de Fora registrou 209 diagnósticos de coronavírus e 16 óbitos causados pela Covid-19. Os números representam reduções de 17% de casos e 20% de mortes em relação à semana anterior (abarcando de 27 de setembro a 3 de outubro). Os pesquisadores alertam que, apesar da diminuição percentual entre uma semana e outra, os números, especialmente o de vidas perdidas, são elevados e alarmantes. Os resultados pós-feriado de 12 de outubro serão obtidos e analisados no próximo boletim; o documento é publicado quinzenalmente.
O pesquisador Marcel Vieira explica que, por meio de relatórios acerca do deslocamento da população na cidade, fornecidos pelo Google Mobility, é possível constatar o enfraquecimento do isolamento social. De acordo com os dados, não trata-se somente da movimentação de pessoas retornando ao trabalho presencial, mas também diz respeito ao aumento de idas para locais de lazer, recreação, varejo, transporte (sejam pontos municipais ou rodoviários) e vendas, especialmente farmacêuticas e alimentícias.
“Entendemos que é uma situação que persiste por meses e, possivelmente, as pessoas estão demonstrando uma certa fadiga, um cansaço até mesmo emocional de ficar em casa. Ainda assim, tendo em vista os números que observamos em Juiz de Fora, é importante reforçar a necessidade das medidas de proteção para aqueles que continuam em condição de manter o isolamento, evitar aglomerações, permanecer com o uso das máscaras e com os cuidado de higienização”, frisa Vieira.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 16/10/2020
Título: “Colégio João XXIII oferece 35 vagas para educação de jovens e adultos”
O Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibiliza 35 vagas para turmas de ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos. São 20 vagas para o 1º ano, dez para o 2º ano e cinco para o 3º ano, todas com ingresso no segundo semestre letivo de 2020. As vagas serão ocupadas por meio de sorteio público.
As inscrições gratuitas poderão ser feitas entre os dias 20 de outubro e 3 de novembro e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do João XXIII. Para as pessoas que não tiverem acesso à internet, será disponibilizado o posto de atendimento na secretaria do colégio, nos dias 28 e 29 de outubro, das 18h às 21h.
Após o período de inscrições, o candidato deve retornar ao site do João XXIII, a partir do dia 6 de novembro, para obter o acesso ao cartão com o número para o sorteio. O sorteio público será realizado no dia 9 de novembro, por meio de transmissão ao vivo no canal do colégio no Youtube.
Outras informações pelo número (32) 2102-3970 ou por meio do site www.ufjf.br.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Notícia
Data: 16/10/2020
Título: “Colégio João XXIII oferece vagas para Educação de Jovens e Adultos em Juiz de Fora”
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta sexta-feira (16) a abertura de 35 vagas para classes de ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos no Colégio de Aplicação João XXIII, em Juiz de Fora.
De acordo com a instituição, as vagas serão preenchidas por sorteio e são para ingresso no segundo semestre letivo de 2020. São oferecidas 20 vagas para o 1º ano, 10 para o 2º ano e cinco para o 3º ano.
As inscrições gratuitas estarão abertas entre os dias 20 de outubro e 3 de novembro e serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do João XXIII. Quem não tiver acesso, poderá procurar a secretaria do Colégio nos dias 28 e 29 de outubro, das 18h às 21h.
O sorteio público será realizado no dia 9 de novembro por meio de transmissão ao vivo no canal do colégio no Youtube.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Especiais
Data: 16/10/2020
Título: “Cinco lugares para caminhar ou correr em Juiz de Fora”
Fazer atividades físicas é muito importante para manter a saúde em dia, principalmente no momento atual. Para quem gosta de se exercitar, a caminhada ou a corrida é uma ótima opção para os iniciantes. Além de conhecer lugares novos na cidade, os corredores podem se deliciar com as paisagens em meio a natureza. Por isso, a Tribuna convidou o corredor Luiz Henrique Fernandes, membro e fundador do grupo Studio para nos mostrar quais os melhores lugares para caminhar ou correr em Juiz de Fora. Confira a seguir:
UFJF
Lugar favorito de muitos corredores, a Universidade Federal de Juiz de Fora possui um percurso de 2.140 metros com poucos aclives e declives, pontos de sombra e marcações de distância durante todo o trajeto. Além disso, o local oferece pista de qualidade e uma linda paisagem. Sem contar que é um ótimo lugar para passear com os pets. Bônus para a estrutura com ciclovia, bebedouros, banheiros, lanchonetes, sinalização, estacionamento e iluminação.
Correr em Juiz de Fora na Avenida Brasil
O percurso fica às margens do Rio Paraibuna, é plano e extenso, atendendo a moradores de vários pontos da cidade. Tem uma distância de 12 km, com marcações de 500 em 500 metros, e é mais uma opção para quem gosta de realizar caminhadas em lugares variados. Porém é importante ficar atento, pois há algumas deformações na via, como buracos e mato sem capina. Além disso, não há sombra nem banheiros ao longo do percurso. Indicado tanto para iniciantes quanto para corredores já acostumados a maiores distâncias.
Parque da Lajinha
Em meio à natureza, o Parque da Lajinha possui uma vista privilegiada. O percurso de terra batida ao redor do lago é curto (cerca de 1 km), plano e levemente irregular. Ou seja, um ótimo lugar para caminhar ou correr em Juiz de Fora. Mas fique atento, pois após a adoção de algumas regras em virtude da pandemia de coronavírus, as visitas ao parque devem ser feitas em horários restritos. Atualmente entre terça-feira e domingo, de 8h ao meio-dia. O acesso é controlado na portaria e é obrigatório o uso de máscara. Os bebedouros estão liberados, mas, apenas com a utilização de garrafas ou copos próprios.
Via São Pedro (BR 440)
Percurso com alguns trechos fechados para o acesso de veículos e com ótima extensão para caminhadas mais longas com vista para a Represa de São Pedro. Cada volta completa no circuito da via totaliza cerca de 3,3 km e os treinos podem ser feitos com distâncias variadas, de acordo com cada corredor, seu condicionamento e objetivo. Entretanto, não tem muitas áreas de sombra, e o principal ponto de hidratação é a Água de Coco da Preta, onde também há banheiro.
Trilha da Aroeira para caminhar ou correr em Juiz de Fora
Localizada próxima ao Graal Juiz de Fora, às margens da BR-040, é uma opção para quem busca terrenos diversos em meio à natureza, com subidas, descidas, cascalho, terra batida. Para acessar a trilha existem dois caminhos, ambos no Bairro Novo Horizonte: um que começa na Rua das Árvores, quase esquina com a Rua das Samambaias, uma outra entrada pela Rua Prefeito Luiz Pena. A partir do estacionamento do Graal, é possível começar em terreno plano ou já com uma subida pra jogar a frequência cardíaca lá em cima. Em seguida, são várias opções de trilhas em meio à mata, com aclives e declives. Há riachos pelo caminho, além dos muitos trechos de “single track” (trilhas mais estreitas). A distância varia entre 8km e 30km. É uma boa opção pra quem gosta de desafio!
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Painel
Data: 17/10/2020
Título: “Comissão vai discutir a volta às aulas presenciais em Juiz de Fora”
De acordo com deliberação do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 e atendendo pedido do prefeito Antônio Almas, foi criada uma comissão para análise de protocolos para retomada das aulas presenciais bem como estudo de um cronograma para esse retorno. A primeira reunião da comissão acontece na próxima terça-feira, 20. Fazem parte do grupo representantes das secretarias de Educação e Saúde, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sudeste de Minas Gerais – Sinepe/Sudeste e UFJF e o próprio prefeito Antônio Almas.
— —
Veículo:
Editoria:
Data: 17/10/2020
Título: “Parceria entre universidade e pequena empresa gera 1 estudo a cada 10 dias”
[TEXTO NÃO COPIÁVEL]
— —
Veículo: Acessa.com
Editoria: Educação
Data: 17/10/2020
Título: “Colégio João XXIII oferece 35 vagas para Educação de Jovens de Adultos”
O Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está oferecendo 35 vagas para classes de ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos. São 20 vagas para o 1º ano, 10 para o 2º ano e cinco para o 3º ano, todas com ingresso no segundo semestre letivo de 2020. As vagas serão preenchidas por sorteio público.
As inscrições gratuitas estarão abertas entre os dias 20 de outubro e 3 de novembro e serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do João XXIII. Para as pessoas que não dispuserem de acesso à internet, será disponibilizado posto de atendimento na Secretaria do Colégio nos dias 28 e 29 de outubro, das 18h às 21h.
Para se inscrever, o jovem ou adulto precisa cumprir os seguintes requisitos:
– Para o 1º ano do Ensino Médio: alunos nascidos até 24 de novembro de 2002 com aprovação no 9º ano do Ensino Fundamental;
– Para o 2º ano do Ensino Médio: alunos nascidos até 24 de novembro de 2002 com aprovação no 1º ano do Ensino Médio;
– Para o 3º ano do Ensino Médio: alunos nascidos até 24 de novembro de 2002 com aprovação no 2º ano do Ensino Médio.
Após o período de inscrições, o candidato deverá retornar ao site do João XXIII, a partir do dia 6 de novembro, para ter acesso ao cartão com o número para o sorteio. O sorteio público será realizado no dia 9 de novembro por meio de transmissão ao vivo no canal do colégio no YouTube. As informações completas podem ser acessadas no edital do sorteio.
— —