Os professores Daniel Galvão, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) e Maria Rosaria Barbato, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promovem na próxima sexta-feira, 26, às 19h, o lançamento da obra coletiva “De Mariana a Brumadinho: uma crítica marxista à mineração”.
O livro é fruto de debates ocorridos há dois anos durante evento organizado na Faculdade de Direito da UFMG. “Na ocasião, foi reunido um grupo de pesquisadores, vinculados à diversas instituições, que teve por intuito discutir os ocorridos em Mariana e Brumadinho à luz das categorias e teorias elaboradas pelo materialismo histórico marxista”, ressaltou Galvão.
A obra conta com artigos da professora Ana Elisa Correa (UFMG) e dos professores Daniel Galvão (UFJF-GV), Gustavo Seferian (UFMG), Vitor Sartori (UFMG) e Rodrigo Lima (UFPB), além de prefácio redigido pelo Professor Márcio Túlio Viana (PUC Minas).
De acordo com Galvão, os dois desastres socioambientais citados no título da obra são fruto de uma atividade mineradora de cunho predominantemente predatório, marcada em toda a América Latina pela superexploração laboral e pela devastação da natureza. “O fato desses desastres serem semelhantes não é mera coincidência. Autores do campo marxista, como Ruy Mauro Marini, demonstram que a nossa sociedade foi construída para atender aos desígnios dos países do capitalismo central e, nesse sentido, a nossa mineração segue a mesma trilha. Em outras palavras, são as vidas das nossas trabalhadoras e trabalhadores e a devastação de nossas montanhas que alimentará o desenvolvimento das grandes potências mundiais”.
O evento de lançamento será transmitido pelo canal do YouTube da professora Maria Rosaria Barbato. Não é preciso fazer inscrição prévia. O livro poderá ser adquirido pelo site www.rtmeducacional.com.br, pelo e-mail rtmeducacional@yahoo.com.br ou pelo WhatsApp (31) 99913-9998.