Lideranças indígenas de cinco etnias participam, na tarde desta quinta-feira, 28, de uma live promovida pelo projeto de extensão Pluriversidade dos Povos e Comunidades Tradicionais do Watu, do campus de Governador Valadares. A atividade integra a 5ª Mostra de Ações de Extensão e o 3º Congresso de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e começa às 15h30 no canal da Pró-Reitoria de Extensão no Youtube.
Os Krenaks – povo originário da região do Vale do Rio Doce – Shirley, Douglas, Geovani e Wakrewa vão bater um papo sobre educação intercultural e movimento indígena com Célia Xakriabá, Watatakalu Yawalapiti, Karkaju Pataxó e com a coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara.
“A ideia é trazer a importância da educação intercultural, desse diálogo inter-epistêmico dentro das universidades, é debater isso e também o contexto atual do movimento indígena no Brasil e quais os desafios e perspectivas na luta por seus direitos”, explica o coordenador do projeto, o professor Reinaldo Duque Brasil Landulfo Teixeira.
A live deste quinta-feira é apenas uma das iniciativas promovidas pelo projeto, que desde 2017 realiza cursos sobre a história e cultura dos povos indígenas. No último ano, por exemplo, uma série de encontros pela internet reuniu representantes de diversas etnias para debater temas de interesse do movimento. Todas essas ações têm o objetivo de promover a disseminação e troca de saberes, como explica Teixeira:
“O nome do projeto é um trocadilho com o nome universidade, trocando o prefixo ‘uni’ por ‘pluri’ como uma proposta de experimentação plural que valorize a diversidade de culturas e formas de conhecimento. A gente luta nesse projeto por uma educação que seja intercultural, visando o diálogo entre diferentes formas de conhecimento”, frisa o coordenador.
Live “Educação intercultural e movimento indígena”
Quinta-feira, 28/1, às 15h30
Transmissão pelo canal da Pró-Reitoria de Extensão no Youtube