As atividades do III Congresso de Extensão e da V Mostra de Ações de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram abertas na noite desta segunda-feira, dia 25, e vão até o dia 29. Nesta edição, os eventos – que tem como tema “Extensão universitária e isolamento social: desafios e novas perspectivas” – acontecem em formato on-line/remoto, devido à pandemia do novo coronavírus.
A iniciativa tem por objetivo proporcionar espaços destinados à troca de saberes, integração e produção coletiva de conhecimentos, assim como à divulgação das práticas e ações de extensão desenvolvidas pelos Programas e Projetos de Extensão da UFJF em seus dois campi. Esta é a primeira vez que Congresso e Mostra têm programação simultânea em Juiz de Fora e Governador Valadares.
“É nesse contexto de dificuldade que a Universidade está presente, se reinventa e cumpre o seu papel” – Ana Lívia
Cerimônia de abertura
Na cerimônia de abertura, o reitor da UFJF, Marcus David, e a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, enfatizaram a relevância da articulação entre o ensino, a pesquisa e as demandas da sociedade.
“Vivemos uma conjuntura muito difícil, de muitas tristezas e desafios para o país. É nesse contexto de dificuldade que a Universidade está presente, se reinventa e cumpre o seu papel. Apesar das tristezas, é preciso seguir e dar respostas à sociedade. Fazemos uma homenagem especial à professora Nízia, do Campus de Governador Valadares, falecida recentemente devido à infecção por coronavírus”, disse a pró-reitora Ana Lívia.
O reitor Marcus David destacou que os programas, os projetos e as demais iniciativas de extensão têm como objetivo a aproximação da Universidade com a comunidade e o exercício de troca de saberes e de conhecimentos.
“Conseguimos em grande medida avançar, mas ainda temos muitos desafios. A nossa maior preocupação é garantir a segurança e a proteção de nossos alunos e professores, e demais trabalhadores” – Marcus David
“Este é um evento tão diferente, por ser remoto, e tão especial. Faço referência à forma remota do evento, para lembrar do grande esforço que as universidades federais têm feito para se adaptar a este grave cenário do país e, desse modo, contribuir para a população brasileira. Conseguimos em grande medida avançar, mas ainda temos muitos desafios. A nossa maior preocupação é garantir a segurança e a proteção de nossos alunos e professores, e demais trabalhadores”, enfatizou Marcus David.
Extensão Universitária no Contexto de Crise
Após a abertura oficial, o público conferiu a palestra da reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz. Com mediação do reitor da UFJF, Marcus David, a professora falou sobre “A Universidade Pública e a Extensão Universitária no Contexto de Crise”.
“O que é a extensão e como ela se insere nas nossas universidades? Nossas universidades seguem o modelo europeu e foram implantadas tardiamente, de modo a manter uma massa submissa e iletrada sem o conhecimento necessário para intervir nos destinos do país”, pontuou a reitora da UFSB.
“A extensão tem um papel importantíssimo na democratização das universidades” – reitora Joana Angélica
A pesquisadora acrescentou o papel importante da extensão universitária na democratização do ensino superior brasileiro. “As ações afirmativas, políticas públicas que possibilitam a democratização das instituições de ensino superior, são ainda recentes. Aí entra a extensão. A extensão tem um papel importantíssimo na democratização das universidades. Apesar das contradições, as universidades são espaços de debate e não devem estar restritas às contribuições de suas comunidades internas. A extensão tem como papel e desafio aproximar a comunidade acadêmica da sociedade e abrir espaço para outras formas de saber e conhecimento. Nesse sentido, os cotistas também apresentam novas inquietações e olhares”, avalia Joana Angélica.
Ainda conforme a reitora, a pandemia trouxe muitos desafios dentre os quais o desenvolvimento das atividades de extensão sem a presença física de professores e estudantes. “Mas trouxe novas possibilidades também, como o fortalecimento das relações com as comunidades. O empoderamento de lideranças foi fundamental para que os projetos pudessem ser tocados. É importante destacar a dimensão política da extensão, no sentido de transformar a sociedade.”
Confira as próximas atividades
As atividades do III Congresso de Extensão e da V Mostra de Ações de Extensão vão até o dia 29 de janeiro, com participação aberta ao público externo, além de reunir as equipes das ações de Extensão da UFJF, beneficiários, parceiros, colaboradores e comunidade acadêmica.
Palestras de Cláudia Mayorga e Margareth Dalcolmo
A programação contemplará uma série de ações, incluindo as palestras das pesquisadoras Claudia Andréa Mayorga Borges, pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), nos dias 27 e 28, respectivamente, às 19h, no canal da TV UFJF no YouTube.
Siga o canal da TV UFJF no YouTube
Vídeos
Além das palestras, para que a comunidade tenha a oportunidade de conhecer as diversas frentes de atuação da extensão universitária, os eventos disponibilizam mais de uma centena de vídeos, no Canal da Proex no Youtube, que concorrem à premiação.
Relatos de Experiência
Até o dia 29 estarão acontecendo, a partir de inscrições prévias feitas pelos coordenadores, Rodas de Conversa com as equipes das ações de extensão, juntamente aos beneficiários, parceiros e colaboradores externos. Até a próxima quinta-feira, permanecem abertas as inscrições para Relatos de Experiência, os quais devem ser inscritos pelos coordenadores de projetos de extensão.
Saiba mais:
Site: III Congresso de Extensão da UFJF e a V Mostra de Ações de Extensão
Instagram: @mostraecongressoproexufjf
Facebook: V Mostra de ações de extensão e III Congresso de extensão da UFJF
Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br