A equipe “Microraptor” de Aerodesign, da Faculdade de Engenharia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é a campeã da 22ª edição da Competição SAE Brasil, na categoria Classe Micro. Com a conquista, a Microraptor ganhou o direito de representar o país na fase internacional da disputa, prevista para acontecer em abril de 2021, nos Estados Unidos. O resultado representa a melhor participação da equipe desde 2011, quando estreou no evento.

(Imagem: Equipe Microraptor/UFJF)

A competição tem a intenção de fomentar a cultura da engenharia aeronáutica em estudantes, propondo desenvolvimento do projeto, realização da fabricação e ensaios de uma aeronave remotamente pilotada de perfil cargueiro. A cada ano, a missão proposta pela competição muda, sempre buscando espelhar os desafios enfrentados na indústria aeronáutica.

Devido à pandemia de Covid-19, a etapa “Competição de Projeto” foi realizada apenas de forma remota, com sucessivas avaliações de relatórios de projetos e apresentações por parte dos concorrentes, entre julho e outubro de 2020. Nessa semana, o Comitê Técnico anunciou os vencedores e a classificação geral das categorias Micro, Advanced e Regular. Embora a competição possa vir a ter prosseguimento no primeiro trimestre de 2021 e chegar à etapa de “Voo”, presencial ou com base em vídeos enviados pelas equipes, dependendo das condições sanitárias do país, a Comissão Organizadora decidiu que esta segunda fase não vai implicar pontuação adicional. Desta forma, a posição na primeira etapa vale como resultado final.

A Microraptor vem conseguindo obter performances cada vez mais expressivas, ajudando na formação de profissionais de engenharia ainda mais qualificados. No ano de 2020, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia e da necessidade de trabalhar de forma remota, a equipe conseguiu ser a melhor entre 25 concorrentes.

Para a competição internacional, a Microraptor já trabalha para o desenvolvimento de uma nova proposta de aeronave, seguindo o regulamento da disputa. Ao mesmo tempo, busca formas de arrecadação para custear o projeto, a viagem e a hospedagem dos membros nos Estados Unidos. Atualmente, a equipe está fazendo uma “vaquinha virtual” para receber doações que viabilizem sua participação na etapa mundial da competição. Outras informações estão disponíveis nas redes sociais da equipe: @microraptorufjf.