Letycia do Nascimento Teles, estudante do curso de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), foi uma das premiadas no maior hackaton da América Latina, o Hacking Rio 2020, realizado remotamente entre os dias 9 e 11 de outubro.
Integrante da equipe Creators, Letycia e outros três colegas apresentaram a proposta de uma plataforma chamada MyClass, voltada para promover a interação entre estudantes e professores durante os estudos remotos. De acordo com a apresentação, o MyClass pode ser utilizado sem download e com baixo consumo de internet. “O MyClass auxilia o professor a dividir e acompanhar os grupos de trabalho e tem uma funcionalidade de conquistas e recompensas para quem está realmente cumprindo as atividades propostas e colaborando com os colegas de equipe. Essa aplicação pode ser usada desde alunos do ensino regular até a universitários, cursos livres e treinamentos institucionais”, destacou Letycia.
Também são autores do projeto os estudantes Henrique Rodrigues Orrico, de Governador Valadares; Lucas Marins do Nascimento, do Rio de Janeiro; e Jonathan Leão Matos, de Anápolis. O trabalho da equipe conquistou o primeiro lugar entre os 48 trabalhos inscritos na categoria Educação.
Para Letycia, o resultado demonstra o potencial dos integrantes e reforça o desejo de aprender cada vez mais. “Ficamos muito surpresos com a vitória da nossa equipe, esse é um evento muito grande e reconhecido no país todo. Sermos premiados em primeiro lugar em algo tão importante demonstra que temos potencial para seguir em frente. Para nós que somos jovens e ainda com pouca experiência no mercado, alcançar esse marco aumenta nossa confiança e nos dá muita força para aprender cada vez mais e devolver nosso conhecimento para a melhoria da comunidade”.
A estudante ressaltou ainda a importância do GT Inovação da UFJF-GV em sua formação. “Eu gostaria de agradecer ao GT Inovação que colaborou muito no meu conhecimento na área de inovação dentro da Universidade, sou muito grata a todos envolvidos”.