Iniciativa disponibiliza lista completa de todos os protocolos desenvolvidos pelas instituições de Ensino Superior brasileiras (Foto: Pixabay)

O projeto Guia, do campus avançado de Governador Valadares, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), lançou esta semana o Repositório de Protocolos de Biossegurança Covid-19 das Universidades Públicas. A iniciativa disponibiliza uma lista completa de todos os protocolos já desenvolvidos pelas instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

De acordo com o coordenador do Guia e engenheiro mecânico, Erick Campos, a ideia de disponibilizar os protocolos já existentes surgiu, justamente, do processo de discussão para a feitura do documento aprovado pela UFJF. “Presenciava como era difícil solucionar os desafios que surgiam e, eventualmente, tínhamos acesso a materiais produzidos por outras instituições, nos quais podíamos encontrar muitas informações úteis para nosso próprio contexto”, conta.

Para construir o Repositório, foi utilizada a plataforma de visualização de dados Google Data Studio, que permite criar painéis interativos, com esforço reduzido. “O que nós fizemos é um retrato daquele momento das instituições. Ao longo do tempo, é necessário repetir esse processo para estar nos atualizando com os novos protocolos desenvolvidos.”

A ideia da iniciativa não é fazer uma comparação entre os documentos aprovados, mas estimular e facilitar a formulação de novos. “Como membro de algumas comissões, testemunho como a UFJF se empenhou em criar o Protocolo de Biossegurança e esse esforço tem ocorrido em diversas outras universidades. A dificuldade no compartilhamento de informações, porém, faz com que o conhecimento acumulado de uma instituição acabe não alcançando as outras. Esperamos que o Repositório contribua para que as universidades possam desenvolver protocolos cada vez mais aprimorados e com menor esforço.”, diz Campos..

Projeto Guia
O Guia é um projeto voluntário e independente, que busca criar um repositório dos processos internos do campus avançado de Governador Valadares da UFJF. A iniciativa busca esclarecer, através de guias e fluxogramas, questões como cancelamento de disciplinas, prazo para entregar atestados médicos, e telefone de determinado setor, dentre outros.

Projeto Guia UFJF-GV