Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Educação
Data: 01/07/2020
Título: “Consu aprova e UFJF tem atividades presenciais suspensas até dia 30 de agosto”
Recomendação foi feita pelo Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre a Covid-19 da instituição; medida vale nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares. Calendário acadêmico de 2020 foi interrompido em março.
O Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou a nova prorrogação da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares até o dia 30 de agosto. A Resolução n° 17/2020 foi publicada nesta quarta-feira (1°) e já está em vigor.
Na segunda-feira (29), o G1 mostrou que o Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre a Covid-19 da instituição havia recomendado a medida.
Em abril, o G1 mostrou que a instituição havia informado sobre o adiamento dos trabalhos até o dia 30 do mesmo mês. Já em junho, houve uma nova recomendação, que determinava nova data para esta terça-feira (30).
As atividades na UFJF foram suspensas no dia 17 de março. No dia 18 do mesmo mês, o Conselho Superior da instituição aumentou o prazo por mais 15 dias.
A Universidade também suspendeu o calendário acadêmico de 2020 por tempo indeterminado após o avanço do novo coronavírus.
Recomendação
A recomendação foi feita na última sexta-feira (26) e o grupo considerou alguns critérios.
Veja abaixo quais:
- O cenário internacional de expansão da Covid-19;
- A situação de emergência em Minas Gerais;
- Os boletins epidemiológicos das cidades de Juiz de Fora e de Governador Valadares;
- Notas técnicas elaboradas por grupos e núcleos de pesquisa da UFJF que apontam o distanciamento social como medida necessária para o enfrentamento da epidemia.
O Comitê enfatizou na nota que o prazo ou a suspensão das atividades podem ser alterados a qualquer momento.
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Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Educação
Data: 02/07/2020
Título: “UFJF realiza matrícula on-line de aprovados em editais de reclassificação do Pism e do Sisu por conta da pandemia”
As vagas ainda são referentes ao primeiro semestre de 2020. Processo deve ser feito entre os dias 6 e 15 de julho.
A segunda etapa da matrícula dos convocados nos editais 4 e 5 de Reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será realizada online. A medida, em caráter excepcional foi tomada por conta da pandemia do novo coronavírus.
O processo deve ser feito entre os dias 6 e 15 de julho nos dois campis da instituição. O sede em Juiz de Fora e também o de Governador Valadares. E, segundo a UFJF, a situação foi decidida após votação no Conselho Superior (Consu). Os editais referidos foram divulgados nos dias 11 e 20 de março.
A segunda etapa da matrícula dos 237 candidatos convocados ainda é referente ao ingresso no primeiro semestre de 2020. A documentação exigida pode conferida na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).
Conforme a UFJF, os candidatos que deixarem de enviar o e-mail contendo os documentos no prazo estipulado são considerados desistentes e perdem o direito à vaga.
Matrícula
De acordo com a resolução Nº 18/2020, os alunos selecionados para as vagas reservadas aos grupos A, B, C, D, ou E devem encaminhar todos os documentos e formulários de forma escaneada. A lista pode ser encontrada no Anexo 1 do Regulamento de Matrícula e a documentação deve ser enviada para o e-mail anexo1geral@ufjf.edu.br.
Já os candidatos aprovados nos grupos A e B precisam enviar, adicionalmente, os documentos e formulários listados no Anexo 2 do Regulamento de Matrícula, incluindo o formulário de informações socioeconômicas. A documentação, também escaneada, deve ser encaminhada para o email anexo2renda@ufjf.edu.br .
A instituição informou que não serão aceitos documentos enviados por candidatos convocados através de outros editais. Somente são consideradas as documentações de requerentes que tenham realizado a pré-matrícula on-line, nas datas estipuladas pela Cdara.
O deferimento do candidato é condicionado ao atendimento de todos os requisitos estabelecidos no regulamento e na legislação aplicável.
Todas as informações sobre os procedimentos de recurso e análise estão disponíveis no site da instituição.
Banca de heteroidentificação
Os candidatos selecionados para as vagas reservadas para negros (pretos ou pardos) e indígenas devem, obrigatoriamente, submeter-se à Banca de Heteroidentificação, que será realizada na modalidade presencial, em momento posterior à matrícula remota, conforme resolução aprovada pelo Consu.
A UFJF informou que, em momento oportuno, esses estudantes serão convocados, através do endereço eletrônico cadastrado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).
Dados sobre data, horário e local para o comparecimento para a entrega da “Autodeclaração para Preto, Pardo e Indígena” e participação no procedimento de heteroidentificação também serão divulgadas na página da Cdara.
É importante destacar que, enquanto o estudante não for submetido ao procedimento de heteroidentificação e for comprovada a condição de participante do grupo de reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, a matrícula não será efetivada, permanecendo com o status “em análise”.
Suporte
Entre os dias 6 e 15 de julho, a Central de Atendimento (CAT) em Juiz de Fora vai oferecer suporte de scanner e computador para os candidatos que precisem usar algum dos equipamentos para o envio da documentação para o ato de matrícula.
Além disso, também haverá a presença de um representante da Cdara para dar suporte às demandas que forem apresentadas.
É recomendado que os interessados agendem um horário prévio, entre 13h e 17h, para evitar aglomerações no setor, diante do cenário de pandemia. Os agendamentos devem ser feitos por meio de telefone ou Whatsapp no número (32) 2102-3911 ou pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br.
Em Governador Valadares, o suporte será oferecido pelo Setor de Graduação, com agendamento pelo e-mail graduacao.gv@ufjf.edu.br.
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Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Educação
Data: 01/07/2020
Título: “Matrícula de aprovados na UFJF será feita de forma on-line”
Prazos começam nesta segunda e vão até 15 de julho; aprovados deverão escanear e enviar documentos por e-mail
O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiu que a segunda etapa da matrícula dos convocados nos editais 4 e 5 de Reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgados, respectivamente, nos dias 11 e 20 de março, será realizada, em caráter excepcional, de forma remota. Ou seja, os aprovados deverão realizar suas matrículas por meio de documentos escaneados e enviados por e-mail, a partir da próxima segunda-feira (6). O prazo segue até o dia 15 deste mês. As orientações estão disponíveis no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).
A UFJF lembra que a segunda etapa da matrícula dos 237 candidatos convocados é referente ao ingresso no primeiro semestre de 2020. Quem deixar de enviar o e-mail contendo os documentos no prazo estipulado serão considerados desistentes e, por isso, perdem o direito à vaga. Alunos selecionados para as vagas reservadas aos grupos A, B, C, D, ou E devem encaminhar todos os documentos e formulários de forma escaneada para o e-mail anexo1geral@ufjf.edu.br.
Já os candidatos aprovados nos grupos A e B precisam enviar, adicionalmente, os documentos e formulários listados no Anexo 2 do Regulamento de Matrícula, incluindo o formulário de informações socioeconômicas. A documentação, também escaneada, deve ser encaminhada para o e-mail anexo2renda@ufjf.edu.br.
Não são aceitos documentos enviados por candidatos convocados através de outros editais e somente são consideradas as documentações de requerentes que tenham realizado a pré-matrícula on-line, nas datas estipuladas. O deferimento do candidato é condicionado ao atendimento de todos os requisitos estabelecidos no regulamento e na legislação aplicável.
Suporte aos alunos
Durante os dias de recebimento da documentação, a UFJF irá disponibilizar suporte de scanner e computador para os candidatos que precisem usar algum dos equipamentos para o envio da documentação no ato de matrícula. Haverá, ainda, a presença de um representante da Cdara para dar suporte às demandas que forem apresentadas. A instituição recomenda que os interessados agendem um horário prévio para evitar aglomerações, diante do cenário de pandemia. O funcionamento da Central de Atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Os agendamentos devem ser feitos por meio de telefone ou Whatsapp no número (32) 2102-3911.
Negros e indígenas passarão por banca
Os candidatos selecionados para as vagas reservadas para negros (pretos ou pardos) e indígenas devem, obrigatoriamente, submeter-se à Banca de Heteroidentificação, que será realizada na modalidade presencial, em momento posterior à matrícula remota. Eles serão convocados através do endereço eletrônico cadastrado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Informações sobre data, horário e local para o comparecimento para a entrega da “Autodeclaração para Preto, Pardo e Indígena” e participação no procedimento de heteroidentificação também serão divulgadas na página da Cdara. Somente após esse processo, a vaga será efetivada.
Análise de documentação
Em relação à documentação exigida no anexo 1 do Regulamento de matrícula, o resultado será encaminhado para o e-mail do aluno, até uma semana após a finalização da data estipulada para envio dos comprovantes. Já sobre os documentos pedidos no anexo 2, a resposta da análise segue o cronograma de resultados e recursos a ser divulgado na página da Cdara.
A interposição de recursos contra indeferimento da análise de renda (Anexo 2) ocorre na modalidade remota. Devido à excepcionalidade do momento, será dado prazo especial de 10 dias corridos caso esse requerimento seja necessário. Após o envio, o candidato deve receber um e-mail resposta confirmando o recebimento da correspondência, por parte do setor responsável. A UFJF reitera que em caso de dúvidas sobre a documentação do Anexo 1, o candidato deve, exclusivamente, encaminhar as questões para o e-mail duvidasmatricula@ufjf.edu.br. Em se tratando do Anexo 2, elas são respondidas por meio do endereço duvidas.sisuab@ufjf.edu.br.
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Veículo: Hoje em Dia
Editoria: Educação
Data: 02/07/2020
Título: “Minas tem 205 mil alunos de 12 universidades e institutos federais sem aula; veja regra para retorno”
O Ministério da Educação (MEC) anunciou diretrizes para a volta às aulas presenciais. Dentre as medidas estão o uso de máscaras, distanciamento social e estímulo a reuniões on-line. Em Minas, 12 universidades e institutos federais estão com as atividades suspensas desde março devido ao novo coronavirus.
Por aqui, são oito universidades, três institutos e um centro tecnológico com o ensino paralisado, o que atinge 205.412 alunos. Maior universidade pública do Estado, a UFMG planeja o retorno em agosto. Clique aqui e saiba mais. Apenas cinco instituições administradas pelo Governo Federal adotaram as aulas remotas.
A modalidade é oferecida nos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e do Triângulo Mineiro (IFTM), além das universidades de Alfenas (Unifal), de Lavras (Ufla) e de Itajubá (Unifei). Na rede privada, as aulas remotas têm sido adotadas desde o início da pandemia.
Protocolo
Apesar de determinar as medidas para a retomada do ano letivo, o MEC não definiu uma data para o retorno presencial. O protocolo com medidas de segurança trata sobre a comunidade acadêmica e proteções individual e coletiva.
Além do uso de máscara obrigatório, será necessário disponibilizar álcool em gel, medição de temperatura no acesso a áreas comuns e volta ao trabalho de forma escalonada. Haverá ainda orientação para manter cabelo preso e até evitar acessórios pessoais, como brincos e anéis (confira todas as recomendações abaixo).
Balanço
De acordo com o MEC, dentre as 69 universidades federais no Brasil, 54 estão com atividades suspensas, cinco com aulas parciais e dez com ensino remoto. A pasta criou um site para monitorar a situação das instituições. Na página, é possível consultar sobre o funcionamento em cada unidade.
O material foi elaborado por uma equipe multidisciplinar para orientar as ações nas instituições federais, mas poderá ser usado como diretriz para a elaborações de documentos semelhantes nos estados, segundo informou o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel.
Confira as instituições federais que estão sem aulas no Estado:
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet)
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG)
Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
Confira as medidas determinadas para o retorno:
Uso de máscara obrigatório
Medição de temperatura no acesso às áreas comuns
Disponibilização de álcool em gel
Volta ao trabalho de forma escalonada
Ventilação do ambiente
Possibilidade de trabalho remoto aos servidores do grupo de risco
Reuniões e eventos a distância
Distanciamento de pelo menos 1,5 m
Orientação para manter cabelo preso e evitar usar acessórios, como brincos, anéis e relógios
Não compartilhamento de objetos – incluindo livros
Elaboração quinzenal de relatórios para monitorar e avaliar o retorno das atividades
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Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Saúde
Data: 01/07/2020
Título: “UFJF coordena estudo para desenvolvimento de vacina contra o coronavírus”
Trabalho também tem como intenção reduzir a gravidade da doença em pessoas que integram os grupos de risco
No meio da corrida mundial pela criação de uma vacina que possa atuar na prevenção do coronavírus, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF entra com a sua contribuição. O grupo de pesquisadores coordena um estudo que pode chegar ao desenvolvimento de uma vacina oral. Esse é um dos planos de ação do projeto, no entanto, ele não fica restrito à imunização. O trabalho também tem como intenção reduzir a gravidade da doença em pessoas que integram os grupos de risco e ainda identificar quais são os vírus em circulação na Zona da Mata.
Em entrevista à Rádio CBN JF, o professor coordenador do projeto, Cláudio Galuppo Diniz, explicou que, assim como os demais trabalhos que buscam a vacina, ainda há muitas etapas a cumprir. Primeiro há a etapa laboratorial e, depois, três fases clínicas. Mas ele garante que essa corrida não tem ganhador ou perdedor. “Com cada experiência positiva ou negativa, a turma vai conseguindo aprender e perceber onde cada um pode modificar e acertar.”
A abordagem que será usada na UFJF é a de vacina recombinante, na qual não há fragmentos do vírus em sua composição. Nesse caso, a engenharia genética é usada para criar um gene que apresente ao corpo as estruturas do coronavírus. A ideia é que esse mecanismo permita o desenvolvimento da imunidade à doença.
De acordo com o coordenador do estudo, o caminho é longo. O candidato à vacina pode apresentar bons resultados no laboratório, ou na fase em que é testado em animais, mas pode não ter a mesma eficiência em humanos. Ele dimensionou a complexidade das variáveis, lembrando que se trata de uma doença sobre a qual ainda há poucas informações a respeito. “Já existem alguns registros depositados em repositórios de artigos, dados não publicados oficialmente, de que em torno de 30% da população sequer adquire resposta imunológica clássica ao vírus. Em torno de um terço da população, segundo o relato dos grupos chineses, pode não reagir aquilo que conhecemos como resposta imunológica clássica com a produção de anticorpos.”
Desse modo, o desafio é entender quais são os mecanismos imunológicos em relação a toda a população e como isso pode interferir no sucesso de um candidato à vacina. “São vários aspectos. Não é uma pesquisa simples. Não é possível dizer que eu vou produzir, experimentar no laboratório e apresentar no fim do ano para a sociedade, porque é uma coisa bem complexa.”
A pesquisa que será desenvolvida tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
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Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Saúde
Data: 01/07/2020
Título: “UFJF coordena iniciativa para criação de vacina contra o coronavírus”
Pesquisadores de diversas instituições do país também estudam os fatores ecológicos que possam minimizar a gravidade da doença no trato respiratório e investigam quais vírus estão em circulação em Juiz de Fora e na Zona da Mata; veja como funciona.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está coordenando uma rede de pesquisadores para um estudo dos aspectos clínicos e microbiológicos do novo coronavírus. Atuando em três frentes científicas, um dos focos da iniciativa é a produção de uma vacina oral segura e viável para a prevenção da Covid-19.
O grupo também estuda os fatores ecológicos que possam minimizar a gravidade da doença no trato respiratório de pacientes de grupos de risco e investigam quais vírus estão em circulação em Juiz de Fora e na Zona da Mata.
Projeto
De acordo com o coordenador do projeto e professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, Cláudio Galuppo Diniz, o estudo da vacina funciona da seguinte maneira.
“Inicialmente, bactérias benéficas aos seres humanos serão modificadas em laboratório por meio de métodos de engenharia genética. Depois, pela via oral – ou seja, ao invés de aplicada por injeção, ela será ingerida – a vacina deverá apresentar ao corpo humano as estruturas do novo coronavírus. O sucesso será observado quando, após essa introdução, o corpo desenvolver imunidade à Covid-19”, explicou.
Conforme o professor, a abordagem metodológica é diferente de outras estratégias, como atenuação viral ou utilização de outros vírus recombinantes.
Em relação à estimativa para a conclusão do produto, Diniz reforça que “mesmo que a gente chegue com atraso, é bom ter diferentes vacinas disponíveis, pois outras variáveis, como transferência de tecnologia, custo e produção em massa também são importantes. Acreditamos que nossa estratégia pode gerar um material desenvolvido em uma Universidade Pública e com tecnologia nacional, cuja produção em massa é economicamente viável. Há também a possibilidade de a plataforma tecnológica estabelecida poder ajudar na contenção de outras doenças”.
Rede de Pesquisa
A rede de pesquisa surgiu no Centro de Estudos em Microbiologia (Cemic), localizado no Instituto de Ciências Biológicas, um dos espaços da instituição que está habilitado para realizar os testes para diagnóstico molecular da Covid-19.
O estudo tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.
A equipe também conta com parceiros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Na UFJF, integram a equipe os professores Aripuanã Watanabe, Alessandra Machado, Vanessa Dias e Vânia Lúcia da Silva, todos vinculados ao Cemic.
O G1 entrou em contato com os locais citados pela UFJF para saber se gostariam de comentar sobre o projeto e aguarda retorno.
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Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Cultura
Data: 02/07/2020
Título: “Semana Rainbow da UFJF abre editais de concurso de fotografia, mostra audiovisual e projetos sociais”
A temática desta edição é ‘A comunidade LGBTTIQ+ no enfrentamento à pandemia e ao contexto político e social’. Evento ocorre de forma online em agosto.
A IV Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu três editais culturais e sociais para participação da comunidade acadêmica e do público em geral. O evento ocorre de forma online entre os dias 10 a 16 agosto deste ano por conta da pandemia da Covid-19.
Segundo os organizadores, o objetivo é promover a integração da população junto às atividades desenvolvidas durante a Semana Rainbow. Os concursos contemplam apoio a projetos sociais e culturais, concurso fotográfico e mostra de audiovisual.
De acordo com o coordenador do projeto, professor Marcelo Carmo, os editais funcionam como mais uma possibilidade de contato entre a UFJF, a comunidade acadêmica e a sociedade civil.
“É o momento de o público participar como parceiro e produtor do evento. Os editais, que incluem fotografia, produção audiovisual, projetos sociais e culturais, vão permitir que um grande número de artistas LGBTQIA+ e projetos destinados a essa comunidade tornem-se conhecidos de um público expressivo, além de serem simbolicamente remunerados”, avaliou.
Concurso de fotografia
O Concurso de Fotografia tem como tema para a criação e desenvolvimento das fotos “A comunidade LGBTTIQ+ no enfrentamento à pandemia e ao contexto político e social”.
A proposta do concurso é abordar a questão por meio de perspectivas diferentes e criativas. A iniciativa, promovida com o apoio da Diretoria de Imagem Institucional, permite que qualquer pessoa acima de 18 anos possa participar.
De acordo com a UFJF, a técnica para criação da obra é livre, o que possibilita ao candidato utilizar recursos complementares de lentes, filtros especiais, ampliação, entre outros. Entretanto, cada participante pode inscrever apenas uma fotografia, sendo possível que seja premiado uma única vez.
Em caso de fotos em que apareçam pessoas, é obrigatória a autorização de uso de imagem do indivíduo fotografado.
O documento deve ser enviado por escrito, juntamente com a fotografia. As fotos que não possuam esta comprovação serão excluídas da seleção do concurso. O modelo de autorização de imagem pode ser encontrado no edital e não são aceitos pseudônimos e fotografias de nudismo, seja total ou parcial.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 1º e 15 de julho, através do e-mail semanarainbowufjf@gmail.com, com a anexação da fotografia e do formulário disponível no edital, que deve estar devidamente preenchido.
Serão selecionadas até dez fotos e o prêmio para as escolhidas é de R$ 200. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 24 de julho no site e nas redes sociais do evento.
Mostra de audiovisual
A I Mostra de Audiovisual da Semana Rainbow. Assim como no concurso fotográfico, o tema também é “A comunidade LGBTTIQ+ no enfrentamento à pandemia e ao contexto político e social”.
Para participar, os candidatos devem produzir materiais audiovisuais com duração máxima de um minuto.
Como a criação é livre, é aceito material audiovisual que apresente interferência eletrônica e/ou montagens, colagens ou qualquer outra manipulação. A ação também é realizada em parceria com a Diretoria de Imagem Institucional da UFJF.
Ao se inscrever, o candidato deve enviar uma declaração de direito de uso de imagem de terceiros. O modelo do documento está disponível no edital. Não é permitida a participação de menores de idade sem a prévia autorização dos pais ou responsáveis.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 1º e 15 de julho, através do e-mail semanarainbowufjf@gmail.com, com a anexação do material e do formulário disponível no edital, que deve estar corretamente preenchido.
Serão selecionados até dez materiais audiovisuais e o prêmio para os escolhidos é de R$ 300. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 24 de julho, no site e nas redes sociais do evento.
Projetos sociais e culturais
O último edital visa promover a seleção de projetos culturais e educativos para serem apresentados durante a Semana Rainbow, nas áreas de teatro, música, literatura, cinema e outras atividades artísticas e culturais que resultem em apresentações online e gratuitas ao público em geral.
Estão habilitadas a participar da seleção pessoas físicas, que ficarão responsáveis diretamente pela realização da atividade. Não estão impedidas de participar propostas já escolhidas por leis de incentivo à cultura federal, estadual ou municipal.
O edital contempla até dez projetos, com apoio financeiro máximo no valor de R$ 500, a serem gastos exclusivamente com material de consumo, maquiagem, figurinos, objetos de cena, transporte urbano e alimentação.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, entre os dias 1º e 15 de julho, através do e-mail semanarainbowufjf@gmail.com, que também serve para o saneamento de dúvidas a respeito do evento.
Para a inscrição, é obrigatória a apresentação do formulário de inscrição; currículo do artista ou promotores participantes do projeto, contendo endereço, e-mail, telefone de contato, conta corrente indicada pelo autor e material comprobatório da produção artística do proponente em fotografia, vídeo e/ou material jornalístico.
O resultado está previsto para ser divulgado também no dia 24 de julho. no site e nas redes sociais do evento.
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Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Saúde
Data: 02/07/2020
Título: “Ebserh faz novas convocações para o HU-UFJF”
Foram convocados candidatos inscritos para as vagas de pessoa com deficiência (PCD) em quatro cargos
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) fez quatro novas convocações de candidatos aprovados no concurso público que irão atuar no Hospital Universitário de Juiz de Fora (HU-UFJF). As publicações estão disponíveis no site www.gov.br/ebserh/pt-br.
Foram convocados candidatos inscritos para as vagas de pessoa com deficiência (PCD) nos cargos de assistente administrativo, enfermeiro, técnico de enfermagem e técnico em radiologia. Os profissionais devem iniciar as atividades na instituição até o dia 10 de julho.
Em junho, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região determinou que a Ebserh convoque, prioritariamente, os candidatos PCD aprovados nos concursos públicos como forma de garantir a cota mínima legal
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Veículo: Portal Amirt
Editoria: Saúde
Data: 02/07/2020
Link: https://www.portalamirt.com.br/joao/resultados-para-vagas-no-hu-ufjf-sao-divulgadas/
Título: “Resultados para vagas no HU-UFJF são divulgadas”
Nesta primeira convocação foram chamadas as pessoas com deficiência
Na última segunda-feira (29), ocorreu a divulgação da lista dos aprovados para as vagas para o Hospital da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), na Zona da Mata. As vagas contempladas foram assistente administrativo, técnico de enfermagem, enfermeiro e técnico de radiologia. As informações foram divulgadas Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Foram contempladas nessa primeira chamada pessoas com deficiência, que se candidataram ao processo seletivo. As atividades vão ser iniciadas imediatamente e devem começar até o dia 10 de julho.
Segundo a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) a convocação prioritária era para os candidatos PCD aprovados. Isso foi estabelecido para que a cota mínima seja cumprida.
De acordo com o edital, para as vagas, as remunerações variam entre R$ 2.170,22 até R$ 6.690,39 e a carga horária entre 20h e 40h.
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Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Saúde
Data: 02/07/2020
Título: “Esberh divulga resultado da convocação de profissionais de saúde para HU-UFJF”
Foram chamados candidatos com deficiência para vagas de assistente administrativo, técnico de enfermagem, enfermeiro e técnico de radiologia. No país todo, rede hospitalar convocou 107 trabalhadores PCD para início das atividades ainda em julho.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou na segunda-feira (29) o edital de convocação de candidatos aprovados em concurso público para atuação no Hospital da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF).
Foram convocados apenas candidatos com deficiência (PCD) para atuação nas áreas assistenciais e administrativas do hospital.
Para a instituição de Juiz de Fora, foram convocados um enfermeiro, um assistente administrativo, um técnico de enfermagem e um técnico de radiologia. Eles deverão iniciar suas atividades até o dia 10 de julho.
A iniciativa foi possível após decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região, no dia 10 de junho, em manter a decisão que determina à Ebserh convocar prioritariamente os candidatos PCD aprovados em todos os concursos da empresa, a fim de que se cumpra a cota mínima legal.
As orientações e documentações sobre estas vagas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) e no site da Ebserh.
De acordo com o edital, para as vagas selecionadas do HU-UFJF, a carga horária varia entre 24h a 40h e os vencimentos são de R$ 2.170,22 até R$ 6.690,39, dependendo do cargo.
No país, foram oferecidas 1.660 vagas, sendo 533 vagas para médicos em 88 especialidades, 998 vagas para a área assistencial em 53 especialidades e 129 para a área administrativa em 23 especialidades. Até segunda-feira (29), foram convocados 107 profissionais, todos candidatos PCD.
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Veículo: Acessa
Editoria: Educação
Data: 01/07/2020
Título: “UFJF fará matrículas on-line de aprovados no Pism e no Sisu”
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), após considerar as situações atípicas resultantes da pandemia, decidiu, em votação no Conselho Superior (Consu), que a segunda etapa da matrícula dos convocados nos Editais 4 e 5 de Reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgados, respectivamente, nos dias 11 e 20 de março, será realizada, em caráter excepcional, de forma remota. Aprovados devem enviar os documentos escaneados, por e-mail, entre os dias 6 e 15 de julho. Confira as orientações para o envio da documentação da matrícula.
A segunda etapa da matrícula dos 237 candidatos convocados ainda é referente ao ingresso no primeiro semestre de 2020. A documentação exigida deve ser conferida na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). Aqueles que deixarem de enviar o e-mail contendo os documentos no prazo estipulado são considerados desistentes e perdem o direito à vaga.
De acordo com a resolução Nº 18/2020, os alunos selecionados para as vagas reservadas aos grupos A, B, C, D, ou E devem encaminhar todos os documentos e formulários de forma escaneada. A lista pode ser encontrada no Anexo 1 do Regulamento de Matrícula e a documentação deve ser enviada para o e-mail anexo1geral@ufjf.edu.br.
Já os candidatos aprovados nos grupos A e B precisam enviar, adicionalmente, os documentos e formulários listados no Anexo 2 do Regulamento de Matrícula, incluindo o formulário de informações socioeconômicas. A documentação, também escaneada, deve ser encaminhada para o email anexo2renda@ufjf.edu.br.
Não são aceitos documentos enviados por candidatos convocados através de outros editais e somente são consideradas as documentações de requerentes que tenham realizado a pré-matrícula on-line, nas datas estipuladas pela Cdara. O deferimento do candidato é condicionado ao atendimento de todos os requisitos estabelecidos no regulamento e na legislação aplicável.
Suporte
Entre os dias 6 e 15 de julho, a Central de Atendimento (CAT) em Juiz de Fora vai oferecer suporte de scanner e computador para os candidatos que precisem usar algum dos equipamentos para o envio da documentação para o ato de matrícula. Além disso, também haverá a presença de um representante da Cdara para dar suporte às demandas que forem apresentadas.
É recomendado que os interessados agendem um horário prévio, entre 13h e 17h, para evitar aglomerações no setor, diante do cenário de pandemia. Os agendamentos devem ser feitos por meio de telefone ou Whatsapp no número (32) 2102-3911 ou pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br.
Em Governador Valadares, o suporte será oferecido pelo Setor de Graduação, com agendamento pelo e-mail graduacao.gv@ufjf.edu.br.
Banca de heteroidentificação
Os candidatos selecionados para as vagas reservadas para negros (pretos ou pardos) e indígenas devem, obrigatoriamente, submeter-se à Banca de Heteroidentificação, que será realizada na modalidade presencial, em momento posterior à matrícula remota, conforme resolução aprovada pelo Consu.
Em momento oportuno, esses estudantes serão convocados, através do endereço eletrônico cadastrado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Informações sobre data, horário e local para o comparecimento para a entrega da “Autodeclaração para Preto, Pardo e Indígena” e participação no procedimento de heteroidentificação também serão divulgadas na página da Cdara.
É importante destacar que, enquanto o estudante não for submetido ao procedimento de heteroidentificação e for comprovada a condição de participante do grupo de reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, a matrícula não será efetivada, permanecendo com o status “em análise”.
Análise de documentação
Em relação à documentação exigida no anexo 1 do Regulamento de matrícula, o resultado será encaminhado para o e-mail do aluno, até uma semana após a finalização da data estipulada para envio dos comprovantes. Caso haja alguma pendência, o estudante será informado, individualmente, sobre o novo prazo para a entrega deste documento.
Já sobre os documentos pedidos no anexo 2 do Regulamento de matrícula, a resposta da análise segue o cronograma de resultados e recursos a ser divulgado na página da Cdara. Cabe ao candidato acessar o endereço eletrônico nas datas estipuladas para saber quais as resultâncias da análise socioeconômica.
A interposição de recursos contra indeferimento da análise de renda (Anexo 2) ocorre na modalidade remota, através do envio de documentos escaneados por e-mail. Devido à excepcionalidade do momento, será dado prazo especial de 10 dias corridos caso esse requerimento seja necessário.
Após o envio dos e-mails, contendo os documentos escaneados, o candidato deve receber um e-mail resposta confirmando o recebimento da correspondência, por parte do setor responsável, devendo guardá-lo, pois esse documento é a comprovação de encaminhamento dos comprovantes. Caso o estudante não o receba, deve entrar em contato, através do e-mail duvidasmatricula@ufjf.edu.br relatando o problema, dentro do prazo estabelecido para envio dos documentos.
Dúvidas
Em caso de dúvidas sobre a documentação do Anexo 1, o candidato deve, exclusivamente, encaminhar as questões para o e-mail duvidasmatricula@ufjf.edu.br. No entanto, se as questões forem sobre o Anexo 2, elas são respondidas por meio do endereço eletrônico duvidas.sisuab@ufjf.edu.br.
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Veículo: Acessa
Editoria: Brasil
Data: 02/07/2020
Título: “Três mil viseiras produzidas pela UFJF são doadas para proteção de indígenas contra Covid-19”
Três mil viseiras modelo face shield vão desembarcar de Juiz de Fora rumo à Amazônia nos próximos dias. Os protetores faciais reforçarão os trabalhos da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), empenhados no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus nas regiões onde vivem os povos indígenas. O protótipo foi desenvolvido pelo Grupo de Robótica Inteligente (GRIn), da Faculdade de Engenharia, em parceria com Laboratório de Prototipagem e Virtualização (LAPROT) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Conforme o coordenador dos voluntários do projeto, Aristides Perobelli Fonseca, a Universidade comprou o material para a produção das peças, elaborada por uma equipe de voluntários formada por alunos, professores e técnicos-administrativos das Faculdades de Arquitetura e Engenharia. “Inicialmente, as viseiras foram confeccionadas para atender o Hospital Universitário, mas já conseguimos chegar a marca de produção de 25 mil peças, sendo que 20 mil já foram entregues para vários hospitais de Juiz de Fora e região”, detalha, lembrando que o relatório com todas as instituições beneficiadas pode ser conferido na página no Instagram do projeto @laprot.ufjf.
As máscaras são feitas de polietileno de alto impacto e folha de acetato de 0.5mm. O coordenador conta que existe todo um trabalho conjunto para que as máscaras sejam confeccionadas e enviadas para seus destinos. Um dos apoiadores da ação é o grupo de iniciativa popular chamado ‘JF Contra Coronavírus’. “Eles fazem doação de material, lanche para os voluntários. Nos ajudam com toda articulação para entrega das viseiras”. Outro apoio importante são as doações de sabão e álcool em gel, produzidas pelo Projeto Divulga Química, do Instituto de Ciências Exatas (ICE), para higienização das equipes – o projeto precisa de doação de garrafas em condições de uso e acompanhadas de tampas, veja como doar aqui.
Ele diz ainda que a data de entrega das máscaras face shield, que beneficiarão os povos indígenas, ainda não foi definida. “Vamos enviá-las entre esta sexta, 3, e próxima terça, 7. O transporte delas será custeado pela COIAB”.
Além das viseiras, Fonseca informa que as Faculdades de Engenharia e Arquitetura também estão empenhadas na elaboração outros protótipos de apoio ao combate à Covid-19. “O GRIn está tentando elaborar um modelo de respirador e prototipou caixas de acrílico para proteção coletiva em situações de entubação de pacientes”.
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Veículo: Via Carreira
Editoria: Educação
Data: 01/07/2020
Link: https://viacarreira.com/ufjf-oferece-cursos-gratis-sobre-producao-academica/
Título: “UFJF oferece cursos grátis sobre produção acadêmica”
Aprenda a utilizar ferramentas qualificadas e com reconhecimento internacional nos seus trabalhos.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu inscrições para cursos grátis e online sobre produção acadêmica. As capacitações foram criadas para ajudar alunos e professores que precisam produzir trabalhos acadêmicos.
A oferta de cursos gratuitos para a comunidade acadêmica é uma iniciativa da instituição de ensino para adaptar os serviços durante o isolamento social. As atividades presenciais nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares seguem suspensas até 30 de agosto, mas esse período pode ser alterado a qualquer momento.
UFJF lança cursos gratuitos e abertos
Os cursos abordam diferentes assuntos, como a escolha da revista científica para publicação de artigo, uso do Mendeley como gestor de referências, bases de dados confiáveis, citações e organização da pesquisa.
Os conteúdos, disponíveis de graça na internet, foram elaborados pelo Centro de Difusão do Conhecimento (CDC), principal responsável por gerenciar os acervos da UFJF.
Dos nove títulos disponíveis para estudo na plataforma, dois estão em inglês e são ofertados em parceria com a editora Karger. A universidade tem planos de ampliar o número de capacitações gratuitas online, através de novas parcerias com empresas.
Veja, abaixo, os cursos abertos gratuitos e as respectivas datas de realização:
- Para Autores: Scopus Id, Orcid E Journal Finder: como escolher a melhor revista para publicar seu artigo (02 de julho às 15:00)
- Web of Science e Endnote: gerenciador de bibliografias para publicação de artigos científicos (07 de julho às 9:30)
- Mendeley: gestor de referência e rede social acadêmica (13 de julho às 10 horas)
- Science direct: 16 milhões de artigos, 2.500 periódicos e 39.000 livros (14 de julho às 10 horas)
- Web Of Science e Journal Citation Reports: Ferramentas de Análise para bibliometria, avaliação e qualidade da produção científica (15 de julho às 14 horas)
- Derwent Innovation Index – dii: base de dados com mais de 80 milhões de patentes (20 de julho às 14:00)
- Scopus: base de dados multidisciplinar referencial (22 de julho às 14 horas)
- Como escrever um paper eficaz (em inglês)
- Como apresentar um artigo de revista e publicá-lo (em inglês)
Inscrições
A agenda de cursos está disponível no site da CDC. Os interessados devem acessar a página e escolher a capacitação que tem a ver com as suas necessidades. Os cadastros serão recebidos pela UFJF até o esgotamento das vagas disponíveis.
Alguns cursos necessitam de inscrição prévia, outros não. Para participar da capacitação gratuita sobre “Web Of Science e Journal Citation Reports: Ferramentas de Análise para bibliometria, avaliação e qualidade da produção científica”, por exemplo, os participantes só precisam acessar o endereço eletrônico disponível na plataforma no dia e horário marcados.
Outras universidades oferecem cursos gratuitos e online que estimulam a produção acadêmica, como é o caso da USP, que possui um rico acervo com materiais sobre escrita científica.
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Veículo: Hoje em Dia
Editoria: Educação
Data: 03/07/2020
Título: “Três universidade de Minas vão receber recursos do MEC por terem mantido as aulas de maneira remota”
Três universidades mineiras vão receber recursos do Ministério da Educação (MEC) por terem mantido as aulas de maneira remota. A pasta anunciou que, até o fim de julho, irá liberar R$ 10 milhões para dez instituições que mantiveram as aulas utilizando recursos tecnológicos – entre elas, as universidades federais de Lavras (Ufla), Alfenas (Unifal) e Itajubá (Unifei). A cota de cada instituição não foi divulgada.
De acordo com o MEC, os recursos são uma forma de apoio à continuidade de trabalhos por meio de alternativas educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais.
Nesta sexta-feira (3), o ministério anunciou que irá disponibilizar quase R$ 254 milhões para universidades e institutos federais de todo o país – recursos já previstos na Lei Orçamentária Anual de 2020. Após consultar as instituições, a pasta verificou quais eram as demandas prioritárias e determinou liberação de recursos para obras (em andamento ou paralisadas), acessibilidade, vigilância monitorada e combate a incêndio.
A maior parte dos recursos foram destinados para obras – R$ 102,5 milhões, com teto de R$ 4 milhões para cada universidade. Entre 36 projetos aprovados pelo ministério para continuidade de obras, estão as universidades de Alfenas (Unifal), Uberlândia (UFU), Lavras (Ufla), Viçosa (UFV) e Itajubá (Unifei).
De acordo com a lista divulgada pelo ministério, a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberão recursos para projeto de combate a incêndio. A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), localizada em Teófilo Otoni, receberá recursos para projeto relacionado a tecnologia da informação. Já a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) solicitou recursos para melhorias na acessibilidade.
Também foi anunciado um repasse de R$ 36,2 milhões para apoio às universidades federais que não têm hospitais universitários em cenários de prática, apoiando a formação de alunos de 5º e 6º anos dos cursos de Medicina. O MEC informou que 30 universidades federais possuem cursos de medicina, mas não hospitais universitários, porém a pasta não forneceu a lista com as instituições.
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Veículo: Infoescola
Editoria: Educação
Data: 01/07/2020
Título: “MEC prorroga novamente o prazo de adesão ao ‘Tempo de Aprender’; programa é criado para combater falhas na alfabetização”
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou novamente, o prazo para estados e municípios aderirem ao “Tempo de Aprender”, lançado em fevereiro de 2020.
Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente do MEC desenvolvido a partir da Política Nacional de Alfabetização (PNA). O projeto foi criado com o objetivo de combater as principais causas das deficiências da alfabetização no país. Entre elas estão: déficit na formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; falta de materiais e de recursos estruturados para alunos e professores; falha no acompanhamento da evolução dos alunos; e baixo incentivo ao desempenho de professores alfabetizadores e de gestores educacionais.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira (1), em site oficial, o estendimento do prazo até 30 de julho. O programa já havia sido prorrogado anteriormente até 30 de junho,
Segundo o MEC, 3.641 municípios brasileiros já aderiram o programa, ou seja, 65,37% do total. No país existem 5.570 municípios.
Com o propósito de melhorar a qualidade da alfabetização, o programa dispõe de ações estruturadas em quatro eixos:
1 – Formação Continuada de profissionais da alfabetização;
2 – Apoio pedagógico para a alfabetização;
3 – Aprimoramento das avaliações da alfabetização;
4 – Valorização dos profissionais de alfabetização.
A plataforma online oferece cursos de Formação Continuada para professores e gestores, pais e responsáveis e demais interessados. O projeto é uma realização do MEC e entidades como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Supeiror (CAPES), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre outras.
Para mais informações acesse o portal Tempo de Aprender.
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Veículo: Amazonas Notícias
Editoria: Educação
Data: 03/07/2020
Link: https://amazonasnoticias.com.br/mec-vai-destinar-mais-de-r-250-milhoes-as-universidades-federais/
Título: “MEC vai destinar mais de R$ 250 milhões às universidades federais”
A maior parte dos recursos será utilizada em projetos definidos pelo MEC, em alinhamento com as IFES, como prioritários
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta sexta-feira (03), que vai investir R$ 253,9 milhões em ações estratégicas nas universidades federais. Os recursos já estavam previstos na Lei Orçamentária Anual de 2020 e a maior parte será repassada diretamente às instituições. “É com muita satisfação que a gente tá anunciando esses investimentos, porque são entregas que a gente acabou de iniciar e é importante que a sociedade saiba que o MEC está fazendo isso em parceria com as universidades e institutos”, afirmou o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel. A distribuição dos valores está detalhada neste arquivo.
Mesmo diante da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Educação Superior do MEC manteve diálogo com as 68 universidades federais para identificar as prioridades apontadas por cada uma delas. Para atender a todas as instituições, foi necessário um trabalho em conjunto para elencar, alinhar e definir um teto de investimento às ações prioritárias. Sendo assim, os seguintes temas foram destacados:
Investimento para redução de despesas
obras em andamento/obras paralisadas com potencial de retomada imediata;
energia fotovoltaica.
Investimento em segurança
acessibilidade;
vigilância monitorada;
combate a incêndio.
Investimento em tecnologia da informação
Distribuição de recursos
O tema “obras” ficou com a maior fatia de recursos: R$ 102,5 milhões, com teto de R$ 4 milhões para cada universidade, conseguindo alcançar os projetos de 36 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Os outros 5 tópicos prioritários tiveram limite de investimento estabelecido em, no máximo, R$ 2 milhões por instituição. Os projetos que tratam de tecnologia da informação somaram R$ 14,3 milhões, distribuídos a 8 universidades federais. Em seguida, aparecem os de energia fotovoltaica, contemplados em 8 IFES, em um total de R$ 14,6 milhões. 8 instituições priorizaram iniciativas de combate a incêndio, totalizando R$ 13,5 milhões, enquanto outras 4 IFES elencaram a acessibilidade como investimento mais urgente, somando R$ 7,1 milhões. Por último, uma única universidade federal (UFMT) sinalizou a preferência pelos recursos em vigilância monitorada e terá R$ 2 milhões para custear a proposta. Segue a lista de universidades atendidas, de acordo com os projetos prioritários.
IFES X Temática apoiada
- Combate Incêndio:
UFOP, UFOB, UFCat, UFSM, UFPR, UFERSA, UFPI, UFJF.
- Energia Fotovoltaica
UFFS, UFCA, UFOPA, UFPE, UFG, UFTM, UFR, UFDPAR.
- Tecnologia da Informação
UNILAB, UFRN, UFBA, UFMS, UFVJM, UTFPR, UFJ, UFPel.
- Vigilância Monitorada
UFMT.
- Acessibilidade
UFSJ, UFC, UFES, UFAC.
- Obras em execução
UFAPE, UNIFESP, UNB, UFSC, UFRGS, FURG, UFU, UFAL, UFSB, UFABC, UFRPE, UFS, UFRB, UFMA, UFPB, UNIPAMPA, UFLA, UNIFESSPA, UFGD, UFPA, UFRJ, UFCG, UNIFAP, UFV, UFRA, UNIFAL, UFT, UFRR, UNIFEI, UFRRJ, UFSCAR, UNIR, UFF, UNIVASF, UNIRIO, UNILA.
De acordo com o secretário de Educação Superior Adjunto do MEC, Tomás Dias Sant’Ana, a soma desses investimentos é de R$ 154,1 milhões e a previsão é de que as universidades recebam os recursos ainda este mês: “todos esses recursos serão liberados para as universidades por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED), e isso permite controle sobre os processos: as universidades receberão os recursos e terão que prestar contas por meio do Relatório de Cumprimento de Objetos de como a execução estará ocorrendo”.
Pesquisa e Inovação
Outra parte dos investimentos anunciados será destinada a uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), no valor de R$ 50 milhões, a serem liberados até o fim de agosto. A iniciativa prevê a abertura de um novo edital para que mais universidades federais possam ter uma Unidade EMBRAPII: um centro de pesquisa credenciado que apoia projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), voltados para o atendimento de demandas do setor industrial. Hoje, apenas 9% das universidades contam com uma unidade assim e a meta do MEC é que o modelo esteja implantado em 30% das IFES até o fim do ano. De acordo com o diretor de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), José Luis Gordon, levantamentos da empresa apontam que os valores aportados pela EMBRAPII em projetos como esse já voltaram em impostos para o governo, mostrando que esse tipo de parceria é benéfico para todos os envolvidos.
Confira a apresentação da EMBRAPII durante a coletiva, com informações sobre as unidades credenciadas.
Escolas Médicas
Também foi anunciado um repasse de R$ 36,2 milhões para apoio às universidades federais que não têm hospitais universitários em cenários de prática, apoiando a formação de alunos de 5º e 6º anos dos cursos de Medicina. O secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, informou que houve uma expansão das escolas médicas em universidades federais nos últimos anos, mas que, hoje, 30 universidades oferecem cursos de medicina em 32 campi que não têm hospital universitário próprio. Wagner acrescentou: “esses alunos precisam de atividades práticas e os recursos ajudarão na formação de quase 1.200 médicos ainda este ano. O dinheiro servirá para a compra de EPIs e outros equipamentos e para que as universidades façam convênios com hospitais, para que os alunos tenham direito ao campo de prática. Essas são ações estruturantes, que atendem às demandas das universidades.” O repasse deve ser realizado às 30 IFES ainda neste mês.
Conectividade para as IFES
Até o fim de julho, o MEC também vai liberar R$ 10 milhões para 10 universidades federais (UFABC, UFC, UFLA, UFMA, UFMS, UFPR, UFR, UFSM, UNIFAL e UNIFEI) que mantiveram suas aulas de forma remota. Os recursos são uma forma de apoio à continuidade desses trabalhos por meio de alternativas educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais. Ainda nesta semana, o Ministério da Educação já tinha anunciado apoio aos estudantes de baixa renda, disponibilizando internet para que eles possam ter acesso às aulas remotamente. Confira a notícia aqui.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
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