Em seu vídeo mais recente, a equipe do Grupo de Estudos em Zoologia (GEZ) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) explica como se comportam as chamadas “vespas assassinas”. Também denominadas vespas-gigantes-asiáticas, elas chegaram a causar medo em terras brasileiras após notícias e posts em redes sociais relatarem o aparecimentos desses insetos nos Estados Unidos (EUA). O temor a eles, junto à desinformação, chegou até mesmo a causar a morte de outras espécies de vespas – seres importantes para o equilíbrio e a preservação do nosso ecossistema.
A produção audiovisual é parte do projeto Divulgando Ciência, cujo objetivo é tornar pesquisas mais acessíveis, de maneira clara e objetiva, por meio de uma série de vídeos hospedados no Youtube. O vídeo foi produzido a partir de pesquisas realizadas dentro da própria UFJF: o artigo de referência é intitulado “Invasão de Vespas assassinas? A verdadeira história das Vespas-gigantes-asiáticas”, de autoria dos pesquisadores Tatiane Maciel, Bruno Barbosa e Fábio Prezoto. Os autores são vinculados ao Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (Labec), do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza (PPG Biodiversidade – UFJF).
Um dos produtores do vídeo, o integrante do GEZ e graduando em Ciências Biológicas, Victor Gomes, aponta como a desinformação é prejudicial não apenas para quem a espalha, como também pode prejudicar ecossistemas nativos. “É muito importante esclarecermos o assunto e trazer informações científicas sobre o animal – uma das coisas que explicamos, por exemplo, é que estas vespas nem mesmo chegaram ao Brasil. Com esse material, a equipe está buscando sempre atingir não apenas as pessoas que estão na nossa ‘bolha acadêmica’, mas também toda a comunidade ao nosso redor.”
Oficialmente um projeto de extensão
O professor André Guaraldo, tutor do grupo de estudos e orientador do Divulgando Ciência, conta que a equipe recebeu uma boa notícia recentemente – a iniciativa tornou-se, oficialmente, um projeto de extensão. “Ficamos todos muito felizes pelo reconhecimento da nossa proposta, não só por ela ter sido aprovada, mas pela sua boa avaliação. Essa chancela da UFJF agrega maior responsabilidade à nossa equipe, cujos membros vêm sendo gradualmente capacitados para atuarem em todas as etapas de produção dos vídeos, desde a entrevista com os autores dos artigos científicos até a curadoria de material audiovisual.”
O coordenador do projeto também esclarece que, com a volta às aulas no modo de Ensino Remoto Emergencial, o Divulgando Ciência realizou mudanças em relação aos trabalhos anteriores: antes, as produções eram disponibilizadas de duas em duas semanas, contabilizando intervalos de 14 dias. Como as aulas acarretam maiores encargos aos alunos, o prazo passou a ser de 21 dias.
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