No mês em que se comemora o Dia das Crianças – 12 de outubro -, o Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) preparou uma programação voltada especialmente para os pequenos, com o objetivo de proporcionar diversão e estimular o fazer artístico.
O evento será inteiramente virtual e poderá ser acompanhado pelos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook. Durante as quatro semanas de outubro, será possível conferir peças que integram a mostra “Brinquedos” e fazem parte do acervo do Museu de Cultura Popular da UFJF, instalado no Forum.
A exposição é composta por peças feitas com diferentes materiais e origem em diferentes cidades brasileiras, como Taubaté (SP), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Juiz de Fora (MG).
Além da mostra, a programação especial contará com tutoriais on-line que ensinarão o passo a passo para construir brinquedos e jogos da cultura popular, transmitidos de geração a geração. Será possível aprender a fazer um jogo de damas e um de totó com material de fácil acesso, além de aviões de garrafas PET, cata-ventos e muito mais. A programação vai até 30 de outubro. As publicações serão realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras, às 11h.
Museu de Cultura Popular
Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente neste espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.
Forum da Cultura
Instalado em um casarão centenário, o espaço é um centro cultural da UFJF em atividade há mais de quatro décadas, levando à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas e abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.
Onde acompanhar a programação:
Instagram: @forumdaculturaufjf
Facebook: /forumdaculturaufjf
Outras informações: Forum da Cultura