fito

Com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade através de sistemas com abordagens estimulantes aos mecanismos naturais de prevenção e recuperação, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia entre os dias 3 e 5 de junho, o II Encontro de Práticas Integrativas e Complementares. O evento, que ocorre no Anfiteatro das Pró-Reitorias, irá levantar questionamentos e fazer um panorama do cenário atual relativo a tais práticas. Na UFJF a organização fica a cargo do Grupo de Pesquisa e Práticas não Convencionais em Saúde, da Faculdade de Enfermagem da UFJF, sendo aberto para acadêmicos, profissionais e a comunidade. As inscrições serão gratuitas, feitas no dia e local do evento.

Para a coordenadora do projeto e professora da Faculdade de Enfermagem, Rosangela Greco, nas universidades públicas, disciplinas voltadas para capacitação em Práticas Integrativas e Complementares são pouco exploradas. “Observamos na academia uma falta de conhecimento sobre as políticas que amparam o uso dessas práticas. A formação ainda está baseada no modelo médico assistencial curativo, que é pouco receptivo”, ressalta. Ainda segundo a professora, “frente a este contexto, consideramos importante realizar a segunda edição deste evento, como parte das atividades do nosso grupo de pesquisa.”

Na sexta-feira, 3, haverá, após o credenciamento, uma mesa de abertura sobre as práticas integrativas e complementares no Brasil e em Minas Gerais, seguido de painel que trata das Práticas Integrativas e Complementares na promoção da saúde e prevenção de doenças – o olhar epidemiológico. Logo após, acontecerá outra mesa, agora a respeito dos princípios e conceitos básicos das Práticas Integrativas e Complementares – homeopatia, fitoterapia, antroposofia, e acupuntura.

No sábado a sistemática também é parecida, com painéis, mesas, além de uma programação cultural. No domingo, último dia, às 8h, acontece uma mostra na Praça Cívica da UFJF, com o tema Vivenciando as Práticas Integrativas e Complementares, que contará com tendas do Departamento de Práticas Integrativas Complementares de Juiz de Fora, de Práticas Antroposóficas, da Fitoterapia e das Práticas Corporais. A programação completa pode ser acessada na página do evento.

Outras informações: página do evento

Atualizada em 01/06 – 17h