pordentrodoenem 2014

 

A edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possui mais de 9 milhões de inscritos em todo o Brasil.  Em Minas Gerais, o número de inscrições para o exame subiu 8,5% se comparado à edição de 2015.  Para este ano, o Ministério da Educação anunciou que haverá identificação biométrica para os candidatos e um aplicativo para ficar por dentro do exame.

Os inscritos têm até às 21h59 desta quarta-feira, 25 de maio, para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 68. Para quitar, basta ir à uma agência bancária, Correios e casas lotéricas.  A efetuação do pagamento da taxa não é necessária para quem concluiu o segundo grau em escolas públicas do país ou possui baixa renda.

O Enem deste ano traz  algumas mudanças, a primeira delas, é a impressão da digital do candidato, por meio de selo gráfico, autoadesivo na ficha de identificação. A medida visa trazer mais segurança e impossibilitar fraudes.

O Ministério da Educação lançará no dia 1° de junho um aplicativo que vai trazer informações sobre as provas, que serão aplicadas em 5 e 6 de novembro, além de cronogramas, dicas e tira-dúvidas. No dia 5 de abril, o MEC lançou o site Hora do Enem, para que os estudantes possam se preparar para o exame. O acesso ao site é gratuito, sendo necessário apenas se cadastrar no portal. Lá dentro, existe uma plataforma, a MECflix, com videoaulas, voltadas para os conteúdos que vão cair na prova. No site, também acontecem simulados com o conteúdo visto pelo aluno até a data de aplicação dos simulados. O primeiro deles aconteceu em 30 de abril. Os próximos estão previstos para os dias  25 de junho, 13 de agosto, 8 e 9 de outubro.  

As provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro, tendo a abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h, pelo horário de Brasília.

Possibilidades

As notas do Enem podem ser utilizadas para seleção em instituições públicas de todo o país.  A triagem dos candidatos à essas vagas é feita através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), como é o caso da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que destina cerca de 70% de suas vagas para esse processo. A prova também pode servir como certificado de conclusão do ensino médio, no caso de pessoas maiores de 18 anos.

Outras informações: enem.inep.gov.br