Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 25/05/2016
Link: http://www.tribunademinas.com.br/horario-especial-nos-servicos-publicos/
Horário especial nos serviços públicos
O feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (26), irá alterar os horários de expediente de alguns serviços públicos em Juiz de Fora. Na sexta-feira, será ponto facultativo na Prefeitura de Juiz de Fora, quando serão mantidos apenas os serviços de plantão. Na UFJF, os setores só retornarão na segunda-feira (30). Confira o que funciona e o que não funciona nos dois dias.
_______________________
Veículo: G1
Editoria: Zona da Mata-MG
Data: 25/05/2016
Link: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/05/ufv-e-ufjf-celebram-dia-mundial-do-brincar.html
UFV e UFJF celebram Dia Mundial do Brincar
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) celebram o Dia Mundial do Brincar, comemorado oficialmente no dia 28 de maio. Com o tema “O brincar que encanta o lugar”, as instituições promovem atividades voltadas para as crianças e para a comunidade.
Em Viçosa, o evento está marcado para esta quarta-feira (25), das 13h às 16h, no Recanto das Cigarras. A programação conta com apresentações musicais, contação de histórias com utilização de diferentes recursos, jogos e oficinas de artes, dança e teatro. As atividades serão abertas ao público e contarão com a presença de alunos da região.
Em Juiz de Fora, a programação prevê atividades de 3 a 5 de junho. No primeiro dia, serão oferecidas oficinas na Faculdade de Educação (Faced). Todas elas são abertas ao público, embora tenham educadores como público-alvo. As oficinas exigem inscrição, que devem ser feitas 30 minutos antes do início. Cada oficina oferecerá de 25 a 30 vagas.
No sábado (4), serão abertas as ações do projeto de extensão “Oficina lúdica”, que oferece jogos e brincadeiras para crianças. Não é preciso fazer inscrição. No domingo (5), haverá brincadeiras, oficinas de brinquedos e oficina de circo com o grupo carioca Meleka de Jacaré.
Confira a programação completa na UFJF:
3 de junho – sexta-feira:
Oficinas na Faculdade de Educação:
– Jogo da teia: transmitir o pensamento sistêmico de forma lúdica incentivando a sua inclusão nos ofícios que tenham como propósito a aprendizagem.
Número de participantes: entre 15 e 25.
Horário e local: das 19h às 21h (sala 16).
– Corpo, movimento, energia e contato: levar os participantes a entrar em contato com o seu corpo, suas emoções e sua energia de forma lúdica através de brincadeiras que despertem seus sentimentos adultos e infantis.
Número de participantes: até 30.
Horários e locais: das 9h às 11h (sala 21) e das 19h às 21h (sala 17).
– Rodadança: propiciar a vivência da cultura tradicional infantil por meio de cantigas, brinquedos, brincadeiras e os contos de tradição oral.
Número de participantes: até 30.
Horários: das 9h às 11h (sala 15) e das 19h às 21h (sala 15).
– Brincar – potência de invenção: Vivenciar e refletir criticamente sobre as possibilidades do brincar no aprendizado e desenvolvimento de crianças e como atividade constitutiva do ser humano, tendo como referência teórico-metodológica a abordagem histórico-cultural.
Número de participantes: até 25.
Horários: das 9h às 11h (sala 23) e das 19h às 21h (sala 23).
– Gerando encantos: Reflexão sobre uma nova forma de gestar e nascer. Gerar uma nova vida e conviver com uma criança pode ser um convite a um novo modo de habitar o mundo.
Número de participantes: até 25.
Horários: das 19h às 21h (sala 21).
– Atividade na Creche Comunitária Leila de Mello Fávero: das 14h às 16h.
4 de junho – sábado:
– Roda de conversa “O brincar livre na primeira infância”no Museu Mariano Procópio das 10h às 12h.
– “Nossa horta”: Ação voltada para moradores do condomínio Neo Residencial, na Rua Eduardo Sathler, 2, no Bairro Borboleta, das 15h às 18h.
5 de junho – domingo:
– Dia do Brincar: atividades diversas abertas ao público em geral. Serão oferecidas brincadeiras, oficinas de brinquedos e oficina de circo com o grupo carioca Meleka de Jacaré no Museu Mariano Procópio das 9h às 12h.
_______________________
Veículo: G1
Editoria: Zona da Mata-MG
Data: 25/05/2016
Jovens têm celulares roubados no campus da UFJF em Juiz de Fora
Dois jovens, de 22 e 24 anos, foram assaltados nesta quarta-feira (25), no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), os dois foram abordados por um suspeito armado e tiveram os celulares roubados.
O G1 entrou em contato com a UFJF, que disse que não foi informada pela PM, nem pelas vítimas, sobre a ocorrência. O assalto ocorre 15 dias após o reitor da instituição anunciar medidas iniciais de segurança nos campus da universidade.
A PM informou ainda que realizou rastreamento, mas até o momento não localizou o suspeito do crime.
_______________________
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 27/05/2016
Link: http://www.tribunademinas.com.br/ufjf-oferece-mais-de-1-200-vagas-no-sisu/
UFJF oferece mais de 1.200 vagas no Sisu
A UFJF oferecerá 1.285 vagas para candidatos ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que desejam ingressar no segundo semestre de 2016. São 1.005 vagas para o campus de Juiz de Fora e 280 para cursos de Governador Valadares. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 30 de maio e 2 de junho no próprio site do Sisu. Os candidatos interessados em concorrer a uma das vagas devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 e não podem ter zerado a prova de redação. O resultado da chamada única será divulgado em 6 de junho.
As inscrições no Sisu são gratuitas e feitas apenas pela internet. O candidato escolhe duas opções de curso, indicando a ordem de preferência e a modalidade de concorrência, se é a partir de grupos de acesso ou não. Durante o período entre 30 e 1° de junho pode fazer alterações nestas opções, acompanhando, por meio do sistema, sua classificação parcial nos cursos escolhidos e a respectiva nota de corte. Porém, prevalecerá a última opção registrada até as 23h59 do dia 2.
Na UFJF, o Sisu é utilizado para preencher cerca de 70% das vagas de cursos de graduação. Os cursos com maior número de vagas são o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, com 119 vagas, seguido pelo Bacharelado em Artes e Design, com 88. A matrícula da chamada regular será divulgada em breve pela UFJF. Já os que quiserem
participar da lista de espera deverão manifestar o interesse no site do Sisu entre 6 e 17 de junho. A partir do dia 23, as instituições começam a divulgar os nomes dos candidatos aprovados por meio da lista.
_______________________
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 27/05/2016
Link: http://www.tribunademinas.com.br/ato-na-curva-do-lacet/
Ato reivindica direito à ocupação da Curva do Lacet
Estudantes de cursos de Geografia da Região Sudeste se uniram na tarde desta sexta-feira (27) em um ato para reivindicar o direito à ocupação da Curva do Lacet pelos moradores do Bairro Dom Bosco, Zona Sul. A ação faz parte do Encontro Regional de Estudantes da Região Sudeste (Eregeo-Se), que segue até domingo (29) na UFJF. Na passeata, eles saíram do Instituto de Ciências Humanas (ICH), no campus, e desceram a Avenida Itamar Franco até o Lacet, onde pararam e discutiram a respeito da situação da utilização do espaço.
“É típico do caráter do Eregeo pegar uma pauta local para poder discutir com os estudantes das outras universidades. Temos aqui em Juiz de Fora a Curva do Lacet, esse espaço dos moradores do Dom Bosco e onde aconteceu essa segregação espacial”, afirma João Luiz Pedrosa, 20, estudante de Geografia da UFJF.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Dom Bosco, Luiz Cláudio do Nascimento Cardoso, participou do ato. “A gente ainda tem fé de que possa ser construída uma praça na Curva do Lacet para atender não somente ao nosso bairro, mas também ao Cascatinha e os outros do entorno. A comunidade ainda quer a Curva do Lacet”, disse.