O projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) “Era Outra Vez: Compartilhando Leituras, Enaltecendo Práticas Pedagógicas”, organiza a partir das 18h45 desta segunda-feira, 20, uma roda de conversa on-line. A iniciativa será mediada pela professora da Faculdade de Educação (Faced) da UFJF, Lorene Figueiredo e terá, como temática central, a obra “Ideias para adiar o fim do mundo” do líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak. O link para se ter acesso à conferência já está disponível

Valendo-se de argumentos irônico e profundos, o título reúne uma entrevista e duas palestras proferidas pelo autor. O texto inicia com reflexões pessoais sobre sua primeira viagem a Portugal, o velho império colonizador, e a surpresa de encontrar graves problemas sociais não muito diferentes dos dilemas enfrentados pelos indígenas na antiga colônia. “Há, também, lembranças preciosas da aldeia Krenak, no Vale do Rio Doce, região tão degradada pela extração mineral e pela expansão agrícola. O livro caracteriza a percepção do indígena das questões contemporâneas e oferece uma crítica amistosa – mas dura – de conceitos e práticas reducionistas”, explica a coordenadora do projeto, professora Geruza Volpe

A live ainda trará referências ao trabalho de outros intelectuais e líderes religiosos indígenas, além da contribuição das universidades e de organizações envolvidas na reparação de injustiças, eliminação do racismo e respeito à autonomia irrestrita dos povos originários.

Segundo Geruza, desde o início do isolamento social decorrente da pandemia, o projeto tem se aproximado de seu público por meio da internet. “Iniciamos uma atuação sistemática nas redes sociais e ampliamos a multiplicidade de atores envolvidos. Assim, temos tido a honrosa alegria de estarmos recebendo muitos convidados”.

https://www.instagram.com/p/CCR2tVTBiTj/

Era outra vez

O “Era outra vez” defende o papel da Universidade, a partir das licenciaturas, destacadamente em Pedagogia, de não alhear-se de uma ação sistemática, reflexiva e intencional de formação de leitores literários, futuros formadores de leitores. A iniciativa visa democratizar o acesso e a difusão de livros de literatura, especialmente infantil, junto a licenciandos na Faculdade de Educação, professores, técnicos e terceirizados, motivando seus participantes a compartilharem emoções, posicionamentos, criações e projetos inspirados na literatura.

Acesse o perfil do projeto “Era outra vez” no Instagram.