Estão abertas as inscrições para servidores nos projetos Mindfulness, que usa técnicas milenares de meditação para promover o bem-estar, e de Corrida e Caminhada. As opções fazem parte do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (Pró-vida). “Entendemos que, além de promover o bem-estar no trabalho, através de projetos como esses, estamos colaborando para a melhoria da saúde do servidor de uma forma ampla, que vai além do ambiente na Universidade”, explica a coordenadora de Saúde, Segurança e Bem Estar, Renata de Faria.

Mindfullness

Técnicas milenares favorecem a concentração e o encontro com o eu

Técnicas milenares favorecem a concentração e o encontro com o eu (Foto: Twin Alvarenga)

Nesta versão, o Mindfulness ou Atenção Plena conta com duas turmas, que se dividem em dois horários: quartas-feiras das 16h às 18h e quintas-feiras, das 8h às 10h. Serão oito encontros, no Instituto de Ciências Humanas (ICH), na sala de dinâmica de grupo, segundo andar, bloco B. O início das atividades está previsto para os dias 1º e 2 de junho, e término em 20 e 21 de julho.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo email afonsodamiao@yahoo.com.br. O curso é gratuito e as vagas são limitadas.

Responsável pela orientação do grupo, o médico Afonso Damião atenta sobre a importância da atividade para uma vida mais saudável. “O nosso dia-a-dia é um verdadeiro turbilhão de informações e de afazeres é muito importante que tenhamos um local para encontrar o nosso ‘eu’, um momento para sair do piloto automático e deixar de lado as preocupações da rotina”.

Além das novas turmas, o projeto também está formando grupos de manutenção para os servidores que já participaram do Mindfullness, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho e aprimorar as conquistas.

Corrida e Caminhada

Projeto de Corrida e Caminhada, já em funcionamento, ainda tem vagas para os servidores (Foto: Twin Alvarenga)

Outra ação que propõe a melhoria da saúde e o bem-estar dos trabalhadores da UFJF é o Servidor Saudável, Projeto de Caminhada e Corrida, que acontece em parceria com a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) e é coordenado pelos professores de atletismo José Augusto Pereira e Marcus Vinícius da Silva.

O projeto oferece treinamentos sistematizados em corrida e caminhada, visando benefícios que impactam positivamente na qualidade de vida no trabalho, como o aprimoramento da capacidade física, melhora da autoestima, integração social, diminuição da ansiedade, melhora do humor e redução do estresse.

Os interessados deverão procurar os bolsistas ou professores do projeto, na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), nos dias de treinamento: segundas, quartas e sextas, durante a manhã, das 7h às 8h (turma 1) e das 8h às 9h (turma 2), ou à tarde, das 17h às 18h (turma 1) e das 18h às 19h (turma 2). Após preenchimento de ficha de cadastro, o servidor será encaminhado à Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS-UFJF), onde será feita a avaliação médica cardiológica.