Suíte de ferramentas digitais vai permitir recursos como armazenamento em nuvem, reuniões on-line e emails para alunos, por exemplo (Foto: Pixabay)

O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou, nesta terça-feira, 23, o resultado do Chamamento Público nº 01/2020, publicado pela Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan). O edital tinha como objetivo a obtenção de propostas de pessoas jurídicas interessadas na disponibilização gratuita de solução informatizada de plataforma web educacional, com oferecimento de e-mail institucional, infraestrutura de comunicação unificada e logística de sala de aula virtual.

De acordo com a Comissão Julgadora, a solução “Google for Education”, apresentada pela Google Brasil Internet LTDA, foi considerada a única a atender plenamente aos requisitos elencados pelo Chamamento, tratando-se de proposta que dispensa intermediários, o que reduz os riscos inerentes à sua contratação.

Para o diretor do CGCO, Francisco Henrique, as ferramentas apresentadas pela empresa vencedora trarão inovações significativas para professores e estudantes. “Isso significa que, após a assinatura de contrato, o Google vai prover, para a Universidade, o Google for Education, uma suíte de ferramentas de colaboração que vai permitir que a Universidade disponha aos alunos alguns recursos que, até então, não estavam disponíveis para todo mundo, como e-mail, armazenamento em nuvem, e reuniões on-line”.

Ainda segundo a Comissão, eventuais mudanças de política por parte da provedora da plataforma poderão ser tratadas diretamente com a provedora, sem a intercorrência de critérios, restrições ou diferenças de políticas de empresas intermediárias.

Henrique acrescenta que as novas possibilidades de trabalho também possuem potencial para o aprimoramento do cotidiano administrativo da UFJF. “As ferramentas de colaboração irão permitir que a Universidade consiga trabalhar de forma mais eficiente, porque não temos algumas dessas ferramentas, como por exemplo um mecanismo de armazenamento em nuvem. Depois da assinatura do contrato, o Google vai começar a prover esses serviços e a gente vai integrar essas soluções no Siga”, conclui.

A contratação dessa  plataforma já era uma demanda presente no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFJF e estava em elaboração desde o segundo semestre de 2019.

Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional