O projeto de extensão que leva pesquisadores para conversar sobre ciência nos bares da cidade ganhou uma versão online. O Ciência ao Bar retoma suas atividades nesta quarta-feira, 24, com uma live sobre planejamento financeiro, durante e pós pandemia. A transmissão ao vivo acontece às 19h, na página do Instagram do projeto e terá a presença do professor do Departamento de Matemática da instituição Marco Aurélio Kistemann

Kistemann já participou presencialmente de outras edições do evento e afirma que tratar de educação financeira, no contexto que estamos vivendo, é de extrema relevância. “Com a pandemia muitas famílias tiveram sua renda reduzida. Membros das famílias ficaram desempregados e não tinham reservas financeiras de emergência. Daí a relevância do tema. É  preciso reorganizar-se financeiramente, priorizar os gastos, renegociar dívidas sem utilizar o cartão de crédito e cheque especial, para fugir das altas taxas de juros que podem complicar ainda mais a situação familiar”. 

Devido às medidas restritivas instaladas durante a pandemia, o Ciência ao Bar este ano acontecerá online, com uma live por mês com cientistas e pesquisadores da UFJF. “Em nossa programação temos buscado escolher temáticas que tenham alguma relação com o momento que estamos vivendo, sem deixar de cumprir a programação do projeto, como premiações e pautas que já abordávamos antes da pandemia”, explica a coordenadora do projeto, professora do Departamento de Química, Bárbara Almeida.

Segundo Bárbara, o novo formato preserva o objetivo do projeto. “A essência do evento é falar de ciência, levar a ciência em uma linguagem acessível ao público não acadêmico, em um ambiente descontraído. A questão é que, agora, as pessoas não saem de casa para receber o conteúdo diretamente dos cientistas e pesquisadores que elas já acompanhavam. Não existe mais aquela descontração do bar, mas existe o conforto do lar. A essência permanece e usar a ferramenta online para poder dar seguimento ao trabalho de divulgação científica, principalmente nesse momento, faz muito sentido.”

Para a professora, com os holofotes sobre a ciência e os pesquisadores, em busca de conhecimento e soluções, torna-se fundamental manter o projeto ativo como canal de divulgação. 

Ciência ao Bar

O Ciência ao Bar é um projeto que existe desde 2017, fundado pelo então aluno da UFJF, Lucas Miranda. Desde 2019 está oficializado como um projeto de extensão da Faculdade, coordenado pela professora Bárbara Almeida. Tem como principal objetivo levar a ciência há lugares descontraídos, reunindo pesquisadores em bares de Juiz de Fora para discutir diversos temas acadêmicos com uma linguagem acessível ao público.