Com objetivo de manter os alunos conectados durante a suspensão das atividades presenciais, a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem postado vídeos em seu canal do YouTube todas as segundas e quinta-feiras. Os temas relacionam gestão com o contexto da pandemia.
O último vídeo, com a participação do professor de administração Virgílio Oliveira, discute “O Coronavírus e os Municípios Brasileiros”, e está disponível também na página do Instagram do curso @facc.ufjf. Segundo Oliveira, o conteúdo trata sobre as disparidades regionais, a relevância do sistema público e as responsabilidades concomitantes entre níveis federativos. “Nossos alunos, em particular, são futuros administradores, administradores públicos e contadores. Irão lidar com os dilemas da gestão, com o desequilíbrio entre demandas e recursos e com a complexidade da evidenciação contábil. A epidemia, que agrava problemas sanitários, sociais e econômicos, será vencida ao longo dos próximos anos, pela ação de múltiplos profissionais – e entre eles, estarão os egressos da Facc”, afirma o professor.
Ao todo, já são cinco vídeos disponíveis no canal do YouTube. A iniciativa partiu da diretoria da unidade com a intenção de manter os discentes da graduação ligados às atividades da instituição. “Sentimos que os discentes estavam bastante desconectados da UFJF e da Facc durante o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais. A iniciativa de promover a gravação desses vídeos procura exatamente diminuir essa desconexão durante a ausência de atividades regulares”, explica o diretor da Faculdade, Elcemir Paço.
Convidado do projeto, o professor Virgílio Oliveira aprovou a ideia, pois acredita que, para a maioria dos alunos, envolvimento com disciplinas, atividades e projetos de extensão estava no centro de suas agendas. “Quando o isolamento social tornou-se necessário, havíamos acabado de retornar do recesso acadêmico. Havia, portanto, a expectativa de retomada das rotinas de sala de aula e extraclasse. A solicitação dos vídeos, com temas que envolvem as especialidades dos docentes em conexão com o contexto da pandemia foi muito oportuno e acabou transcendendo a graduação, pois alcança toda a unidade acadêmica”.