Com o objetivo de compartilhar com a sociedade saberes respaldados por professores, pesquisadores e profissionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Centro de Educação a Distância (Cead) lança a série de lives “Fala quem sabe”. De acordo com o coordenador do projeto e coordenador de extensão do Cead, Anderson Castanha, os temas das lives serão relevantes para a população em geral, desde saúde, ciências humanas, até engenharia e gestão pública, com vistas a melhorar o bem estar social neste momento de isolamento e de risco relacionados à Covid 19.
As exposições começam nesta terça-feira, dia 9, e irão proporcionar aos palestrantes convidados a utilização da estrutura de tecnologia e os canais de informações sociais do Cead. A ideia é promover e ampliar o alcance de discussões e viabilizar a interação com a sociedade, de forma mediada pelo Cead. “Os áudios também estarão disponíveis na Radioweb Cead/UFJF semanalmente para todos os interessados”, revela Castanha.
A frequência das produções observará uma periodicidade preferencialmente semanal, de maneira a abastecer de informações, motivar e engajar a população durante o período de isolamento social, em uma linguagem acessível e precisa, contribuindo para nossas práticas de extensão.
A primeira discussão do projeto debaterá o pensamento científico nesta terça-feira, dia 9, às 14h. A conversa será com a professora Nathalie Barbosa de la Cadena, docente do Departamento de Filosofia do ICH/UFJF. “Num momento de tantas incertezas para a sociedade, mais do que nunca é importante recebermos informações de fontes seguras e de credibilidade, como a de cientistas, professores e Universidades”, comenta Nathalie de la Cadena.
Já a segunda discussão, que acontece na quinta-feira, dia 11, às 16h, tem como tema “Atividades de Extensão em Engenharia com interface com Defesa Civil e a sociedade” e recebe o professor Jordan de Souza do curso de Engenharia Civil da UFJF.
Segundo Jordan, o objetivo da live é apresentar para as comunidades acadêmica e geral as atividades desenvolvidas sobre a extensão e Defesa Civil. “A atuação da Defesa Civil vai bem além do atendimento de inundações e escorregamentos de encostas no período chuvoso. Estamos vivendo um momento de pandemia mundial, onde o isolamento social ocorrido em nível mundial é um problema de Defesa Civil”, conclui.
As atividades ocorrem no Instagam do @ceadufjf.