O Grupo de Pesquisa, Extensão e Ensino de Sociologia (Grupees) realiza nesta quarta-feira, dia 27, às 19h, uma live no YouTube sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) como importante programa na formação de professores e também o desmonte das Ciências Humanas. O programa faz parceria com as redes de ensino federal, estadual e municipal.
A live analisará a importância do Pibid no contexto juiz-forano, além de discutir as políticas que se agregam para enfraquecer as Ciências Humanas na formação de professores, sendo um fenômeno alinhado com as recentes reformas educacionais.
De acordo com a coordenadora do Pibid de Ciências Sociais, Katiuscia Vargas, o programa é um diferencial fundamental na formação dos alunos. “Desde os primeiros períodos do curso os alunos começam a vivenciar o cotidiano da escola, a ter contato com a docência e conhecer tanto as questões teóricas como práticas do ser professor. Isso se torna ainda mais fundamental, principalmente, neste momento com a divulgação do resultado do edital da Capes, no qual as Ciências Humanas ficaram de fora das áreas consideradas prioritárias.”
Para a professora Angélica Cosenza, a importância desse projeto vai além da formação inicial, que incide sobre os estudantes do curso de licenciatura. “O grande avanço do Grupo é a articulação com as redes da educação básica e os professores que atuam no processo de formação continuada. Então, é um projeto que foi pensado para fazer alianças envolvendo todos atores que se tornam parte do processo educativo e da defesa do direito à educação.”
O Pibid foi concebido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2009, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) para desenvolver ações de estímulo à formação de professores no país.
Outras informações: