Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Social
Data: 19/03/2020
Link: http://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/19-03-2020/376220.html
Título: “Coluna Cesar Romero”
Iniciativa do bem
À frente da Peregrina, Maruscka Grassano lançou campanha em apoio ao trabalho das mulheres da Aldeia Chico Curumim, na Floresta Amazônica, no Acre.Por meio de uma “vaquinha online”, Maruscka pretende comprar os artesanatos da comunidade e um barco para as moradoras da tribo.
Sucesso em São Paulo
Gabriel Hagle Freesz é o novo ‘trainee’ da Azul Linhas Aéreas. Graduado em engenharia elétrica pela UFJF e aluno de análise e desenvolvimento de sistemas do Vianna Júnior, ele figura entre oito aprovados na seleção, que tinha 30 mil inscritos.
Informe médico
A Unimed suspendeu todas as guias de cirurgias não oncológicas e procedimentos eletivos, que não se caracterizam como urgência/emergência, seguindo orientação dos órgãos de saúde do País.
Alô, Procon
Leitor da coluna comentava, indignado, que uma farmácia de manipulação do Centro está vendendo o litro do álcool em gel (70%) por R$ 80.Segundo ele, “para amenizar, o mesmo estabelecimento anunciou que a entrega, em qualquer região, será no valor simbólico de R$ 5”.Fim dos tempos!
Ensino a distância
A UFJF criou o projeto audiovisual Papo Reto, para tornar o ensino da matemática mais acessível. Investindo em novas linguagens, o primeiro entrevistado é o professor Sérgio Guilherme de Assis Vasconcelos, um dos pioneiros no departamento.
Antenado
Condenáveis em qualquer momento – e especialmente agora – as ‘fake news’ só multiplicam o temor gerado pela pandemia do coronavírus. Como o vídeo sobre o fechamento da praça de pedágio, em Duque de Caxias (RJ), impedindo o tráfego na BR-040. Se não tem o que fazer para ajudar, não faça nada.
TAC dos eventos
O promotor de Justiça, Juvenal Martins Folly, o superintendente do PROCON, Eduardo Schröder e os produtores de eventos – representados por Jonas Ribeiro (Equipe 2MF Agência de Eventos), celebraram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) cancelando ou adiando todos os eventos agendados para os próximos 90 dias em Juiz de Fora.
Feijoada 2020
A coordenação da Feijoada 2020 adiou para o segundo semestre a promoção, que é realizada com sucesso há 28 anos.
Combate a paranoia
Em meio a tantas declarações estarrecedoras e ‘fake news’, merece destaque um depoimento do filósofo Luiz Felipe Pondé:
“O primeiro passo é combater a paranoia. A mídia precisa cobrir os primeiros casos de pessoas infectadas com coronavírus no Brasil, destacando que elas sobrevivem, estão cuidando dele em casa e voltarão à vida normal em breve. O coronavírus não é a peste negra. Isso deveria ser o primeiro foco da imprensa. Porque só falar que tantos estão contaminados, que tantos morreram no Brasil, que é uma pandemia, que tem gente morrendo de medo e esvaziando os supermercados, isso é a favor do vírus da paranoia”.
‘Hit’ do momento
Uma das vozes mais requintadas da MPB, Marisa Monte há muitos anos encanta e evidencia sua genialidade, também, como compositora.Seu sucesso “Hoje eu não saio não” cai como uma luva para o momento. Confira: https://youtu.be/Qyh9ffneP3Y
Tome nota
Coronarvírus – Cuide-se. Previna-se.
Contra ‘fake news’
Em cima do lance a campanha lançada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). “Apurar. Checar. Rechecar. Informar. Combater a desinformação para combater o coronavírus”.
Lembrete
Em tempos de coronavírus, nunca é demais lembrar que a cidade continua cheia de buracos.
Toque
“Enquanto em outros lugares do mundo os comerciantes baratearam o preço do álcool em gel, para facilitar na prevenção, no Brasil acontece ao contrário. O preço aumentou 400%. A nossa miséria moral, com seu alto poder destruidor, antecede o vírus”
Padre Fábio de Melo
Voo Livre
Entre os aniversariantes, José Maurício Aguiar, Luiz Gamonall, Marcos Ortega Cunha, Valéria Borges Costemalle, Lenise Campos Pires, Tereza Sarchis e dona Maria José Ottoni, que completa 101 anos.
A Sociedade de Medicina e Cirurgia suspendeu às atividades por tempo indeterminado.
Wesley Moraes, juiz-forano que joga no Aston Villa, na Inglaterra, passa férias na cidade.
Do leitor José Mansur Assis Iasbeck: “Pelo andar da carruagem, até o coelhinho da Páscoa, vai entrar em quarentena”.
Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude o Centro Espírita Alvorada Nova (3233-1451).
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Educação
Data: 19/03/2020
Título: “Atividades presenciais suspensas por 15 dias na UFJF”
Consu regulamenta interrupção de atividades, além de refeições no RU e trabalho remoto de servidores
Após manter reunião extraordinária permanente por dois dias, o Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou, nesta quarta-feira (18), resolução – Resolução 10/2020 – para regulamentar a suspensão de atividades acadêmicas e administrativas devido à pandemia de coronavírus (Covid-19). As atividades acadêmicas e administrativas presenciais e de atendimento ao público dos equipamentos culturais e extensionistas estão suspensas por 15 dias, mas sujeito à alteração a qualquer momento. O documento impede que as disciplinas presenciais sejam substituídas por meios e tecnologias de ensino à distância, como previsto pelo Ministério da Educação (MEC). A suspensão temporária, válida para os campi Juiz de Fora e Governador Valadares, estende-se para eventos acadêmicos, científicos, culturais e esportivos e, também, para atividades de transporte, inclusive viagens.
A implementação das medidas previstas pela resolução será acompanhada pelo reitor Marcus Vinicius David, apoiado pelo Comitê de Administração – instalado pela própria resolução – e pelo Comitê de Monitoramento e Orientações de Conduta sobre a Covid-19. O atendimento do Restaurante Universitário (RU) será mantido exclusivamente para os 50 residentes da moradia estudantil. Entretanto, as refeições para almoço e jantar serão entregues, diariamente, em marmitex, pela empresa que atende à UFJF, por volta das 12h. O acompanhamento e a avaliação das atividades do RU para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica serão realizados pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. A qualquer momento, a forma de fornecimento ou o apoio à alimentação poderá ser redefinida pela UFJF.
Contudo, residentes das áreas de saúde médica, multiprofissional e uniprofissional não são contemplados pela resolução, uma vez que têm atividades na rede pública e estão envolvidos no enfrentamento de emergência de saúde pública ao coronavírus. São consideradas atividades administrativas essenciais ou estratégicas aquelas relacionadas à segurança; à saúde; à comunicação; a sistema de informação; ao gabinete da Reitoria, da Secretaria Geral e das secretarias das Pró-Reitorias Acadêmicas; à assistência estudantil; a ouvidorias; a pagamentos de fornecedores; a pagamento de pessoal e bolsas; à gestão de contratos; às licitações e à Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA).
Jornadas de trabalho
Conforme prevê a portaria, estão obrigados ao trabalho remoto servidores públicos e trabalhadores terceirizados com 60 anos ou mais, imunodeficientes ou com doenças preexistentes crônicas ou graves, responsáveis pelo cuidado de uma ou mais pessoas com suspeita ou confirmação de diagnóstico de Covid-19, ou, por fim, trabalhadores gestantes ou lactantes. Além disso, os diretores de unidades acadêmicas, os pró-reitores e os diretores administrativos terão liberdade para definir a dinâmica de funcionamento das unidades e setores organizacionais, como regime de jornada em trabalho remoto ou turnos alternados de revezamento, distribuição física da força de trabalho presencial e flexibilização dos horários de início e término da jornada de trabalho.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Saúde
Data: 19/03/2020
Título: “Prefeito afirma que novas medidas restritivas podem ser tomadas”
Município não descarta controle na entrada de pessoas nos supermercados e suspensão do comércio de rua
Um dia após publicar um segundo decreto com regras mais restritivas para evitar aglomerações de pessoas em Juiz de Fora, o prefeito Antônio Almas (PSDB) foi o entrevistado do programa Pequeno Expediente da Rádio CBN Juiz de Fora nesta quinta-feira (19) e falou sobre o enfrentamento ao avanço do coronavírus na cidade. Almas garantiu que a Prefeitura está vigilante e pode adotar novas medidas caso o quadro mude, não descartando, por exemplo, o lançamento de novos decretos e do controle da entrada de pessoas em supermercados e a suspensão do funcionamento do comércio local, por exemplo. Tais situações estão sendo monitoradas pela Prefeitura, que reforça as recomendações das autoridades de saúde internacionais, nacionais e estaduais que pedem que as pessoas fiquem em casa.
“Temos que entender que esta é uma doença extremamente dinâmica. Aos gestores públicos, cabe o desafio de entender todos os aspectos desta pandemia, do ponto de vista da saúde pública e de outros, como a economia”, afirmou o prefeito, já na abertura do programa. Desta maneira, Almas falou que a monitoração é constante. Sobre a opção do Município de declarar situação de emergência em saúde pública, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19) e não outra medida, como, por exemplo, a declaração de calamidade pública, o chefe do Executivo municipal afirmou que a decisão seguiu aspectos técnicos e foi tomada em consenso com a Procuradoria-Geral do Município.
Nesta quarta-feira, a Prefeitura proibiu o funcionamento de shopping centers e centros comerciais, mas não impôs restrições ao comércio de rua em geral. Questionado se as galerias do Centro da cidade seriam consideradas centros comerciais ou comércio de rua, o prefeito afirmou, uma vez mais, que o mais importante é que as pessoas cumpram as recomendações de evitar o contato social e as aglomerações. “Se as pessoas ficarem em casa, o comércio não vai abrir. Isto é mais importante que (saber se) as galerias são consideradas como comércio de rua ou não”, pontuou.
Os dois decretos já editados pela Prefeitura para o enfrentamento ao novo coronavírus não abordam especificamente os clubes que funcionam na cidade. Há, inclusive, a expectativa de que a suspensão das atividades destes estabelecimentos seja contemplada em um novo dispositivo, que pode ser publicado a qualquer momento. Revisões diárias dos decretos, inclusive, não estão descartadas. No caso dos clubes, o prefeito considera que há entendimento implícito de que seu funcionamento não é adequado. “Estão suspensos os funcionamentos de academia, por exemplo. Não cabe aos clubes e às pessoas acharem que estamos em um colônia de férias.”
‘Orem em casa’
Almas reforçou ainda que o decreto que suspende o funcionamento de várias atividades também atinge igrejas e outros templos religiosos. “Estes espaços resultam em aglomeração. Pedimos às lideranças religiosas que usem as redes sociais para a orientar seus fiéis a ficarem em casa. Vamos orar em casa.”
Transporte público, só em último caso
Sobre a circulação dos ônibus, o prefeito afirmou que alguns serviços essenciais precisarão manter seus funcionamentos e citou o transporte coletivo, o qual pode ser usado, inclusive, por cidadãos que precisam buscar serviços de saúde. A fala veio após questionamentos de ouvintes sobre a decisão da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), que, desde a última quarta-feira, determinou a redução de 20% da frota de ônibus nas ruas de Juiz de Fora, com os veículos circulando com o quadro de horários tradicionalmente usado aos sábados. Para alguns, as medidas teriam deixado os veículos mais cheios. “Os ônibus devem ser usados apenas em caso de necessidade. Se as pessoas ficarem em casa, os veículos vão ficar vazios.”
Voltando à tecla da necessidade de que a população acate as recomendações das autoridades de saúde, Almas reforçou que mesmo aqueles que tiverem sintomas como espirros, tosse e febre devem ficar em casa. “Nos casos de dificuldades respiratórias, procure uma unidade de saúde e, de preferência, avise antes, para evitar o contato com outras pessoas.” A orientação, segundo o prefeito, se justifica para evitar a contaminação de outros pacientes e o adoecimento dos profissionais de saúde, o que poderia ser ainda mais prejudicial em meio à pandemia.
Linha de frente
Em caso de necessidade de maior material humano para o atendimento de saúde, o prefeito admitiu até a possibilidade de treinar cidadãos para ajudar no combate à pandemia. Nestes casos, poderiam ser priorizados para o chamamento estudantes da área de saúde em períodos mais avançados de cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e de faculdades particulares. Médico de formação, o prefeito lembra que está afastado de nefrologia há quatro anos, por conta das funções políticas, mas se dispõe a compor a linha de frente do atendimento, caso necessário. “Não sou intensivista e não me sinto pronto para este atendimento de imediato. Cabe a mim buscar o treinamento. Como profissional da saúde, tenho que estar disponível.”
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Saúde
Data: 19/03/2020
Título: “Hospital Universitário suspende procedimentos eletivos”
Instituição garante reagendamentos tão logo a situação se normalize
A realização de consultas, atendimentos, exames e cirurgias eletivas pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/EBSERH) está temporariamente suspensa. A medida visa evitar aglomerações nas unidades hospitalares e exposição desnecessária ao risco de contaminação pela Covid-19, conforme recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. No entanto, conforme o hospital, ficam mantidos os atendimentos considerados essenciais, como hemodiálise, pós-operatórios e fornecimento de receitas indispensáveis. De acordo com o hospital, os pacientes com serviços agendados serão avisados pelo telefone sobre o cancelamento. O reagendamento, no entanto, está garantido pela instituição, logo que a situação se normalize.
Para garantir a segurança de todos, no atual período, o HU-UFJF elaborou um fluxo de atendimento para as unidades em Juiz de Fora, caso pacientes precisem ir à instituição, e para os profissionais. Na unidade Santa Catarina também houve mudanças nas visitas. Nas enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva, será permitida a entrada de apenas um visitante por paciente, por 30 minutos, sem revezamento, entre 16h e 16h30. As visitas religiosas também foram suspensas. O hospital pontua que novas ações podem ser adotadas e reavaliadas, junto à Secretaria de Saúde, conforme as condições epidemiológicas locais.
— —
Veículo: Portal Mecânica Online
Editoria: Tecnologia
Data: 21/03/2020
Título: “Universitários do RS, SP e RN vencem as 26° Competição Baja SAE BRASIL”
A equipe Baja de Galpão, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc-RS), foi a primeira colocada na 26ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional, encerrada neste domingo, 15 de março, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, ao lado da Fatec, interior de São Paulo, onde compareceram 64 equipes do total de 78 inscritas. A vice-campeã foi a equipe FEI Baja 1, do Centro Universitário da FEI (SP), e o terceiro lugar no pódio ficou com a Car-Kará Baja, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A quarta colocação foi para a equipe EESC USP Baja, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo; e o quinto lugar ficou para a equipe Unicamp Baja SAE, da Universidade Estadual de Campinas/SP.
As três primeiras instituições classificadas pela soma geral de pontos na Baja nacional – Unisc, FEI e UFRN – poderão participar da competição mundial Baja SAE Illinois, promovida nos Estados Unidos pela SAE International de 3 a 6 de junho próximo.
A 26ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional reconheceu também as melhores equipes por prova e por região:
MELHORES POR PROVA
Melhor Equipe Novata – UnBaja (Universidade de Brasília).
Melhor Equipe Fair Play – Rampage Baja UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora-MG).
Equipe 5S (melhor organização de equipe e box) – UFPR Baja SAE (Universidade Federal do Paraná).
Melhor Relatório de Projeto – 1° lugar equipe FEI BAJA 1 (Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo-SP); 2° lugar FEI BAJA 2 e Baja UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Melhor Apresentação de Projeto – 1° lugar equipe Mangue Baja 2 (Universidade Federal de Pernambuco); 2° lugar Baja UFMG; 3° lugar EESC USP Baja.
Melhor Projeto Dinâmico – 1° lugar equipe FEI Baja 1; 2°lugar Car-Kará Baja (Universidade Federal do Rio Grande do Norte-RN); 3°lugar Baja UFMG.
Melhor Manobrabilidade – 1° lugar equipe EESC USP Baja (São Carlos-SP); 2°lugar Car-Kará Baja (UFRN); 3° lugar Unicamp Baja SAE (Universidade Estadual de Campinas).
Melhor Aceleração – 1°lugar equipe Cactus Baja (Universidade Federal Rural do Semi-Árido-RN); 2° lugar EESC USP Baja (São Carlos-SP); e 3° lugar Mangue Baja 1 (Universidade Federal de Pernambuco).
Melhor Tração – 1° lugar equipe SamaBaja (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo); 2° lugar Baja Espinhaço (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-MG); 3° lugar Javalis UCDB (Universidade Católica Dom Bosco-MS).
Melhor Retomada – 1° lugar equipe EESC USP Baja (São Carlos-SP); 2º lugar Cactus Baja (Universidade Federal Rural do Semi-Árido-RN); 3° lugar Rampage Baja UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).
Melhor Suspensão – 1° lugar equipe Mangue Baja 2 (Universidade Federal de Pernambuco); 2° FEI Baja 1; e 3° Car-Kará Baja SAE (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Melhor Super Prime – 1° lugar equipe Mangue Baja 2 (Universidade Federal de Pernambuco); 2° lugar Mangue Baja 1 (Universidade Federal de Pernambuco); 3° lugar Corisco (Universidade de Pernambuco).
Melhor Enduro – 1° lugar equipe Baja de Galpão UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul); 2° lugar Vitória Baja (Universidade Federal do Espírito Santo-UFES); e 3° lugar Equipe Car-Kará e FEI Baja 1.
MELHORES POR REGIÃO
Região Norte – equipe Baja UEA (Universidade Estado do Amazonas).
Região Nordeste – equipe Car-Kará Baja (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Região Centro-Oeste – equipe Piratas do Cerrado (Universidade de Brasília).
Região Sudeste – equipe FEI Baja 1 (Centro Universitário da FEI-SP).
Região Sul – equipe Baja de Galpão (Universidade de Santa Cruz do Sul-RS).
Avanços – De acordo com o Comitê Técnico da 26ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional, composto por engenheiros de diversas modalidades, as equipes evoluíram na consolidação do uso de tecnologias avançadas de aquisição dados, tanto no painel do carro (que antes praticamente nem existia), quanto em sistemas de telemetria, pelos quais é possível acompanhar remotamente o funcionamento do veículo e auxiliar o piloto com informações, como acontece na Fórmula 1. Foi observada também na produção de peças a substituição da usinagem pelo processo de fundição, nunca explorado antes nos carros da Baja SAE BRASIL, mas utilizado no mercado na produção em larga escala pela vantagem de ser mais curto e econômico (com menos desperdício de material). A equiparação entre as equipes a cada ano se mostra uma tendência, o que faz a competição mais equilibrada e aumenta o desafio de vencer.
Os carros – Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para pilotos de até 1,90m de altura e 109 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, orientados por professores das instituições de ensino que representam.
“Como é objetivo dos programas estudantis desenvolvidos pela SAE BRASIL a Competição Baja instiga os universitários ao entusiasmo na carreira de engenharia, descobre talentos, desenvolve capacidades e espírito de liderança, estimula a inovação e dá oportunidade à prática das teorias aprendidas em sala de aula”, observa Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL 2020/2021.
— —
Veículo: Jornal Dia Dia
Editoria: Tecnologia
Data: 20/03/2020
Título: “Universitários do RS, SP e RN vencem as 26° Competição Baja SAE BRASIL”
São Paulo – A equipe Baja de Galpão, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc-RS), foi a primeira colocada na 26ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional, encerrada neste domingo, 15 de março, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, ao lado da Fatec, interior de São Paulo, onde compareceram 64 equipes do total de 78 inscritas. A vice-campeã foi a equipe FEI Baja 1, do Centro Universitário da FEI (SP), e o terceiro lugar no pódio ficou com a Car-Kará Baja, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A quarta colocação foi para a equipe EESC USP Baja, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo; e o quinto lugar ficou para a equipe Unicamp Baja SAE, da Universidade Estadual de Campinas/SP.
As três primeiras instituições classificadas pela soma geral de pontos na Baja nacional – Unisc, FEI e UFRN – poderão participar da competição mundial Baja SAE Illinois, promovida nos Estados Unidos pela SAE International de 3 a 6 de junho próximo.
A 26ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional reconheceu também as melhores equipes por prova e por região:
MELHORES POR PROVA
Melhor Equipe Novata – UnBaja (Universidade de Brasília).
Melhor Equipe Fair Play – Rampage Baja UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora-MG).
Equipe 5S (melhor organização de equipe e box) – UFPR Baja SAE (Universidade Federal do Paraná).
Melhor Relatório de Projeto – 1° lugar equipe FEI BAJA 1 (Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo-SP); 2° lugar FEI BAJA 2 e Baja UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Melhor Apresentação de Projeto – 1° lugar equipe Mangue Baja 2 (Universidade Federal de Pernambuco); 2° lugar Baja UFMG; 3° lugar EESC USP Baja.
Melhor Projeto Dinâmico – 1° lugar equipe FEI Baja 1; 2°lugar Car-Kará Baja (Universidade Federal do Rio Grande do Norte-RN); 3°lugar Baja UFMG.
Melhor Manobrabilidade – 1° lugar equipe EESC USP Baja (São Carlos-SP); 2°lugar Car-Kará Baja (UFRN); 3° lugar Unicamp Baja SAE (Universidade Estadual de Campinas).
Melhor Aceleração – 1°lugar equipe Cactus Baja (Universidade Federal Rural do Semi-Árido-RN); 2° lugar EESC USP Baja (São Carlos-SP); e 3° lugar Mangue Baja 1 (Universidade Federal de Pernambuco).
Melhor Tração – 1° lugar equipe SamaBaja (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo); 2° lugar Baja Espinhaço (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-MG); 3° lugar Javalis UCDB (Universidade Católica Dom Bosco-MS).
Melhor Retomada – 1° lugar equipe EESC USP Baja (São Carlos-SP); 2º lugar Cactus Baja (Universidade Federal Rural do Semi-Árido-RN); 3° lugar Rampage Baja UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).
Melhor Suspensão – 1° lugar equipe Mangue Baja 2 (Universidade Federal de Pernambuco); 2° FEI Baja 1; e 3° Car-Kará Baja SAE (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Melhor Super Prime – 1° lugar equipe Mangue Baja 2 (Universidade Federal de Pernambuco); 2° lugar Mangue Baja 1 (Universidade Federal de Pernambuco); 3° lugar Corisco (Universidade de Pernambuco).
Melhor Enduro – 1° lugar equipe Baja de Galpão UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul); 2° lugar Vitória Baja (Universidade Federal do Espírito Santo-UFES); e 3° lugar Equipe Car-Kará e FEI Baja 1.
MELHORES POR REGIÃO
Região Norte – equipe Baja UEA (Universidade Estado do Amazonas).
Região Nordeste – equipe Car-Kará Baja (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Região Centro-Oeste – equipe Piratas do Cerrado (Universidade de Brasília).
Região Sudeste – equipe FEI Baja 1 (Centro Universitário da FEI-SP).
Região Sul – equipe Baja de Galpão (Universidade de Santa Cruz do Sul-RS).
Avanços – De acordo com o Comitê Técnico da 26ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional, composto por engenheiros de diversas modalidades, as equipes evoluíram na consolidação do uso de tecnologias avançadas de aquisição dados, tanto no painel do carro (que antes praticamente nem existia), quanto em sistemas de telemetria, pelos quais é possível acompanhar remotamente o funcionamento do veículo e auxiliar o piloto com informações, como acontece na Fórmula 1. Foi observada também na produção de peças a substituição da usinagem pelo processo de fundição, nunca explorado antes nos carros da Baja SAE BRASIL, mas utilizado no mercado na produção em larga escala pela vantagem de ser mais curto e econômico (com menos desperdício de material). A equiparação entre as equipes a cada ano se mostra uma tendência, o que faz a competição mais equilibrada e aumenta o desafio de vencer.
Os carros – Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para pilotos de até 1,90m de altura e 109 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, orientados por professores das instituições de ensino que representam.
“Como é objetivo dos programas estudantis desenvolvidos pela SAE BRASIL a Competição Baja instiga os universitários ao entusiasmo na carreira de engenharia, descobre talentos, desenvolve capacidades e espírito de liderança, estimula a inovação e dá oportunidade à prática das teorias aprendidas em sala de aula”, observa Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL 2020/2021.
— —
Veículo: Campo Grande Notícias
Editoria: Tecnologia
Data: 20/03/2020
Título: “Universitários do RS, SP e RN vencem as 26° Competição Baja SAE Brasil”
São Paulo (SP) – A equipe Baja de Galpão, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc-RS), foi a primeira colocada na 26ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional, encerrada neste domingo, 15 de março, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, ao lado da Fatec, interior de São Paulo, onde compareceram 64 equipes do total de 78 inscritas. A vice-campeã foi a equipe FEI Baja 1, do Centro Universitário da FEI (SP), e o terceiro lugar no pódio ficou com a Car-Kará Baja, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A quarta colocação foi para a equipe EESC USP Baja, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo; e o quinto lugar ficou para a equipe Unicamp Baja SAE, da Universidade Estadual de Campinas/SP.
As três primeiras instituições classificadas pela soma geral de pontos na Baja nacional – Unisc, FEI e UFRN – poderão participar da competição mundial Baja SAE Illinois, promovida nos Estados Unidos pela SAE International de 3 a 6 de junho próximo.
A 26ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional reconheceu também as melhores equipes por prova e por região:
MELHORES POR PROVA
Melhor Equipe Novata – UnBaja (Universidade de Brasília).
Melhor Equipe Fair Play – Rampage Baja UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora-MG).
Equipe 5S (melhor organização de equipe e box) – UFPR Baja SAE (Universidade Federal do Paraná).
Melhor Relatório de Projeto – 1° lugar equipe FEI BAJA 1 (Centro Universitário da FEI, São Bernardo do Campo-SP); 2° lugar FEI BAJA 2 e Baja UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Melhor Apresentação de Projeto – 1° lugar equipe Mangue Baja 2 (Universidade Federal de Pernambuco); 2° lugar Baja UFMG; 3° lugar EESC USP Baja.
Melhor Projeto Dinâmico – 1° lugar equipe FEI Baja 1; 2°lugar Car-Kará Baja (Universidade Federal do Rio Grande do Norte-RN); 3°lugar Baja UFMG.
Melhor Manobrabilidade – 1° lugar equipe EESC USP Baja (São Carlos-SP); 2°lugar Car-Kará Baja (UFRN); 3° lugar Unicamp Baja SAE (Universidade Estadual de Campinas).
Melhor Aceleração – 1°lugar equipe Cactus Baja (Universidade Federal Rural do Semi-Árido-RN); 2° lugar EESC USP Baja (São Carlos-SP); e 3° lugar Mangue Baja 1 (Universidade Federal de Pernambuco).
Melhor Tração – 1° lugar equipe SamaBaja (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo); 2° lugar Baja Espinhaço (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-MG); 3° lugar Javalis UCDB (Universidade Católica Dom Bosco-MS).
Melhor Retomada – 1° lugar equipe EESC USP Baja (São Carlos-SP); 2º lugar Cactus Baja (Universidade Federal Rural do Semi-Árido-RN); 3° lugar Rampage Baja UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).
Melhor Suspensão – 1° lugar equipe Mangue Baja 2 (Universidade Federal de Pernambuco); 2° FEI Baja 1; e 3° Car-Kará Baja SAE (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Melhor Super Prime – 1° lugar equipe Mangue Baja 2 (Universidade Federal de Pernambuco); 2° lugar Mangue Baja 1 (Universidade Federal de Pernambuco); 3° lugar Corisco (Universidade de Pernambuco).
Melhor Enduro – 1° lugar equipe Baja de Galpão UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul); 2° lugar Vitória Baja (Universidade Federal do Espírito Santo-UFES); e 3° lugar Equipe Car-Kará e FEI Baja 1.
MELHORES POR REGIÃO
Região Norte – equipe Baja UEA (Universidade Estado do Amazonas).
Região Nordeste – equipe Car-Kará Baja (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Região Centro-Oeste – equipe Piratas do Cerrado (Universidade de Brasília).
Região Sudeste – equipe FEI Baja 1 (Centro Universitário da FEI-SP).
Região Sul – equipe Baja de Galpão (Universidade de Santa Cruz do Sul-RS).
Avanços – De acordo com o Comitê Técnico da 26ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional, composto por engenheiros de diversas modalidades, as equipes evoluíram na consolidação do uso de tecnologias avançadas de aquisição dados, tanto no painel do carro (que antes praticamente nem existia), quanto em sistemas de telemetria, pelos quais é possível acompanhar remotamente o funcionamento do veículo e auxiliar o piloto com informações, como acontece na Fórmula 1. Foi observada também na produção de peças a substituição da usinagem pelo processo de fundição, nunca explorado antes nos carros da Baja SAE BRASIL, mas utilizado no mercado na produção em larga escala pela vantagem de ser mais curto e econômico (com menos desperdício de material). A equiparação entre as equipes a cada ano se mostra uma tendência, o que faz a competição mais equilibrada e aumenta o desafio de vencer.
Os carros – Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para pilotos de até 1,90m de altura e 109 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, orientados por professores das instituições de ensino que representam.
“Como é objetivo dos programas estudantis desenvolvidos pela SAE BRASIL a Competição Baja instiga os universitários ao entusiasmo na carreira de engenharia, descobre talentos, desenvolve capacidades e espírito de liderança, estimula a inovação e dá oportunidade à prática das teorias aprendidas em sala de aula”, observa Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL 2020/2021.
— —
Veículo: Tribuna de Minas
Editoria: Cidade
Data: 20/03/2020
Título: “Primeiro fim de semana de outono terá chuva em JF”
Atuação de frente fria marca mudança de estação na cidade e região
As primeiras horas do outono, iniciado na madrugada desta sexta-feira (20), foram de instabilidade em Juiz de Fora e região, e conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), assim será o quadro durante o fim de semana. Isto porque a presença de um sistema frontal no litoral da região Sudeste do Brasil, e o fluxo de umidade, proveniente da região Amazônica, deixam o tempo instável em todas as regiões de Minas Gerais. Na tarde desta sexta, alguns bairros juiz-foranos chegaram a registrar fortes pancadas de chuva.
No boletim encaminhado pelo órgão, a estimativa é de que as precipitações intensas possam seguir até o início da manhã deste sábado (21). Até lá, pode ser verificado até 50 milímetros de concentração volumétrica, além de rajadas de vento e descargas atmosféricas, em Juiz de Fora e em áreas isoladas da Zona da Mata. As pancadas também são esperadas para domingo (22). Segundo pluviômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Em relação às temperaturas, que tiveram mínima de 19,3 graus e máxima de 29,1 nesta sexta em Juiz de Fora, a previsão é de ligeiro declínio. Neste fim de semana, as variações devem ficar entre 18 e 26 graus.
Defesa Civil registra duas ocorrências
Em razão das chuvas, a Defesa Civil registrou duas ocorrências na tarde desta sexta-feira (20). No Bairro Santo Antônio, na Zona Sudeste, duas casas foram invadidas pela água, na Rua Manoel Alves. Já no Bairro Santa Cecília, na Zona Sul, onde houve o deslizamento de um barranco na Rua Gabriel Rodrigues recentemente, a moradora de uma casa que já estava interditada percebeu um vazamento de água. Ela foi orientada a não entrar no imóvel. Segundo a pasta, já havia uma casa interditada, também em função das últimas chuvas, na via acima do barranco, a Rua João Francisco Moreira. Uma equipe do órgão deslocou-se para o local, a fim de avaliar a situação.
Segundo pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres (Cemaden), operados pela Defesa Civil, o acumulado de chuvas na cidade nesta sexta, até por volta das 17h, foi de 6 milímetros.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Cidade
Data: 21/03/2020
Título: “UFJF proíbe o uso das áreas de lazer e fecha o estacionamento do campus em Juiz de Fora”
Medidas visam conter a proliferação do coronavírus na cidade.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiu proibir o uso das áreas de lazer do campus a partir desta sexta-feira (20), em virtude da pandemia do coronavírus.
O Comitê de Monitoramento e Orientações de Conduta da UFJF sobre o Covid-19 decidiu tomar essa decisão para conter a proliferação da doença na cidade. A proibição das áreas de lazer incluem a Praça Cívica e todo o entorno, equipamentos de ginástica e bicicletário.
Além disso, o estacionamento interno também fica fechado, a não ser para funcionários que estejam trabalhando durante o período. O trânsito de veículos no campus está liberado.
— —
Veículo: Acessa
Editoria: Educação
Data: 19/03/2020
Título: “UFJF suspende atividades presenciais por 15 dias”
O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) suspendeu as atividades presenciais por 15 dias, podendo a mesma ser prorrogada a qualquer tempo, conforme orientação do Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta sobre o coronavírus – e a manutenção de ações e serviços essenciais e estratégicos em virtude da pandemia. O Conselho analisou, discutiu e aprovou uma resolução com esses objetivos.
O reitor da UFJF, Marcus David, abriu a reunião falando da velocidade com que novas informações sobre o vírus são divulgadas e da sinalização de que será necessário fazer mudanças na proposta de resolução apresentada pela Administração Superior ao Consu. Algumas das preocupações apresentadas inicialmente envolvem algum tipo de normatização sobre a questão dos terceirizados e a proposta do governo de pedido de estado de calamidade pública no país.
Na sequência, o secretário-geral do Consu, Rodrigo de Souza Filho, iniciou a leitura de cada artigo da minuta de resolução. Em um primeiro momento, foram apresentadas as definições do que poderiam consideradas atividades estratégicas e essenciais, segundo a proposta de resolução. O tema foi aberto para discussão dos conselheiros. Foi deliberado que são consideradas atividades, serviços e setores essenciais e estratégicos: segurança, saúde, comunicação, sistema de informação, Gabinete da Reitoria, Secretaria Geral, secretarias das pró-reitorias acadêmicas, assistência estudantil, Ouvidoria, pagamento de fornecedores, de pessoal e de bolsas, gestão de contratos, licitações e Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).
A reunião prosseguiu com outras deliberações sobre o funcionamento dos setores essenciais e estratégicos.
Ao final da reunião, o Consu constituiu ainda um comitê administrativo sobre o assunto, composto por três membros representantes da Administração Superior, três membros do Conselho e dois representantes de cada entidade representativa, sendo elas a Associação dos Professores do Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes JF), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Foram escolhidos como membros do Consu no comitê a diretora da Faculdade de Comunicação, Marise Pimentel Mendes e os conselheiros do Conselho Setorial de Graduação, Raphael Fortes Marcomini e Thiago César Nascimento. A Administração Superior e as entidades farão suas indicações posteriormente.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Cidade
Data: 20/03/2020
Título: “Coronavírus: veja as medidas tomadas e serviços alterados em Juiz de Fora”
O G1 lista diariamente as mudanças que têm ocorrido nas áreas de saúde, segurança, educação, política, economia, serviços, religião, esporte, além de cultura, eventos e lazer para a população evitar o contágio da Covid-19.
Diante da pandemia do coronavírus, declarada pela Organização Mundial de Saúde, governo, prefeituras, e instituições privadas adotaram medidas para combater a expansão da Covid-19 em todo o Brasil.
Em Juiz de Fora, o prefeito Antônio Almas decretou situação de emergência em saúde pública. A medida restringe e proíbe o funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, eventos e outras atividades.
Saúde
Os hospitais de Juiz de Fora realizaram mudanças nos protocolos de atendimento. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as alterações foram definidas pela administração de cada instituição.
O G1 publicou uma reportagem com as alterações realizadas no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, Hospital Monte Sinai, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Ana Nery e Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF); confira.
O Hospital de Pronto Socorro Doutor Mozart Teixeira (HPS), por sua vez, suspendeu as visitas por tempo indeterminado.
A Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes), que tem sede em Juiz de Fora e é referência para consultas, exames e cirurgias de média complexidade para 37 municípios da região, também decidiu pela suspensão de procedimentos.
Além disso, o fluxo de atendimento também foi alterado na Farmácia Central e as instituições de longa permanência de idosos estão com rotina diferente e suspensão de visitas.
Conforme o decreto, farmácias, drogarias, clínicas de saúde, laboratórios, clínicas veterinárias e lojas especializadas em produtos de saúde estão com o funcionamento normal.
O Centro de Psicologia Aplicada da UFJF está realizando atendimentos presenciais em casos de urgência. Entenda como.
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe foi antecipada em Juiz de Fora. O G1 fez uma reportagem os locais de vacinação e as orientações; confira.
Educação
No primeiro decreto publicado pela Prefeitura, uma das medidas para prevenção ao coronavírus foi a suspensão das aulas em todas as escolas da rede municipal por tempo indeterminado. O Governo de Minas, por sua vez, decretou recesso escolar até 31 de março, na rede estadual de educação.
As aulas também foram suspensas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em faculdades e escolas particulares da cidade. Cada instituição determinou a própria data para retorno das atividades; veja aqui os detalhes. Na UFJF, além das aulas, o calendário acadêmico foi suspenso.
Transporte público
A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) informou sobre a redução do número de ônibus urbanos em circulação na cidade. Inicialmente todas as linhas passaram a circulam durante a semana com os horários referentes ao itinerário de sábado. Novas mudanças foram anunciadas nesta semana e os horários ficaram ainda mais restritos.
A Prefeitura anunciou que a validade das permissões de táxis e veículos fretados será prorrogada por tempo indeterminado.
Serviços públicos
As secretarias de Educação e Fazenda de Juiz de Fora estão com os atendimentos presenciais suspensos. A Settra e a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) também tiveram mudanças e os atendimentos deverão ser agendados por telefone.
A Câmara Municipal suspendeu os serviços do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) como setor de emissão de Carteira de Identidade, Sedecon, certidão de nascimento, casamento e óbito, além dos trabalhos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estão suspensos temporariamente.
O Legislativo também suspendeu as reuniões e sessões presenciais na Câmara.
A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) suspendeu o funcionamento Agência de Atendimento. Os serviços devem ser solicitados exclusivamente por whatsapp, telegram e e-mail. A companhia anunciou também o adiamento do reajuste da tarifa.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) suspendeu o serviço “Alô Demlurb”, call center oferecido à população e também a coleta seletiva, por tempo indeterminado.
Os atendimentos também foram alterados na Defensoria Pública e no Fórum Benjamin Colucci.
O modo de atendimento do Espaço Cidadão no município passou a ser feito por telefone e também pelo aplicativo de mensagens diretas, o WhatsApp.
As visitas domiciliares de agentes de endemias também foram interrompidas.
Religião
Entre as várias celebrações católicas, a tradicional Missa do Impossível foi suspensa e outras paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora também modificaram a programação de missas. As celebrações passaram a ser transmitidas através das redes sociais.
O Conselho de Pastores de Juiz de Fora (CONPAS) informou que, após reunião com pastores de várias denominações da cidade, os cultos em igrejas e templos estão suspensos por tempo indeterminado.
Cemitérios
Os cemitérios também alteraram a dinâmica de funcionamento para garantir mais segurança de quem transita pelo local, em cerimônias fúnebres, missas e enterros.
Cultura
A Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) anunciou o fechamento dos espaços culturais da cidade por tempo indeterminado. Locais como Centro Cultural Bernardo Mascarenhas e Teatro Paschoal Carlos Magno. Além disso, o Museu Mariano Procópio interrompeu a visitação.
Esporte e Lazer
A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) também proibiu as atividades dos programas “Bom de Bola”, “Heróis do Futuro”, “JF Esporte e Cidadania” e “JF Paralímpico”.
Copas e campeonatos em andamento também estão suspensos por tempo indeterminado, assim como as provas do 33º Ranking de Corridas de Rua.
A UFJF proíbiu o uso das áreas de lazer e fechou o estacionamento do campus.
O Globoesporte.com também preparou uma reportagem especial com todas as informações sobre as competições das diversas modalidades na Zona da Mata.
O Parque Halfeld foi cercado por grades pela Prefeitura de Juiz de Fora para evitar aglomerações.
Eventos
No Decreto nº 13.897, o prefeito proibiu o funcionamento de “casas de festas e eventos, cinemas e teatros, parques de diversão e parques temáticos”. Com isso, nenhuma festa está autorizada a ser realizada na cidade.
— —
Veículo: G1 Zona da Mata
Editoria: Saúde
Data: 21/03/2020
Título: “Centro de Psicologia Aplicada da UFJF em Juiz de Fora realiza atendimentos presenciais em casos urgentes”
O CPA está fechado desde quarta-feira (18), por conta do novo coronavírus. Saiba como solicitar o atendimento de urgência.
O Centro de Psicologia Aplicada (CPA), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizará atendimentos presenciais em caso de urgência, apesar da suspensão das atividades.
O Centro está fechado desde quarta-feira (18), em função das recomendações de isolamento social e do decreto de situação de emergência em saúde pública publicado pela Prefeitura de Juiz de Fora.
Os interessados em obter o atendimento presencial de urgência devem comunicar a necessidade pelo e-mail cpa.psicologia@ufjf.edu.br. A UFJF afirma que os trabalhadores do CPA estão de sobreaviso, para poder atender a essas exceções.
A princípio, o CPA volta a seu funcionamento normal no dia 1º de abril. A data pode ser alterada, de acordo com a situação da pandemia do novo coronavírus.
— —