O mês de maio é lembrado pelo enfrentamento à violência sexual infantojuvenil, em especial o dia 18, que representa o Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante todo o Maio Laranja, organizações e lideranças promovem eventos de conscientização e combate à violência. Em Governador Valadares, integrantes do projeto Ação Cidadania, Juventude e Comunidade (ACJC) levam informação e assistência à população do Bairro Turmalina.
De acordo com o coordenador do projeto e docente da UFJF-GV, Bráulio Magalhães, foram propostas ações que se adaptam ao contexto de distanciamento social. “Fizemos uma cartilha informativa digital, e vamos produzir um vídeo com linguagem usual e mensagem objetiva, que será divulgado junto a lideranças da comunidade”. O material é composto por artigos da Constituição que embasam o conteúdo, além de informações sobre comportamentos abusivos, locais para buscar ajuda e as principais maneiras de auxiliar em caso de suspeita.
Ainda segundo Bráulio, a demanda foi trazida ao ACJC pela comunidade do Turmalina, que apontou situações de abuso vivenciadas no local. “Pela situação de pobreza do bairro, há uma série de implicações em que a exploração sexual acaba remetendo ao abuso de vulnerabilidade, que leva a uma situação de prostituição de meninas e meninos”, explicou. Com as ações e a cartilha, “a ideia é chegar, principalmente, aos violadores e às famílias que têm sido alvo dessas violações”.
Além do material digital, a equipe do projeto compartilhou, entre a comunidade, a programação de eventos realizados durante todo o mês de maio com a temática da violência.
Composto por cinco estudantes da UFJF-GV, o ACJC promove a divulgação de informações e atividades em um perfil do Instagram, e pretende expandir sua atuação e equipe ainda neste ano. Para mais informações, acesse @acjc.ufjfgv