Marcus David, reitor da UFJF, recepciona calouros do campus de GV (Foto: Ivan Bretas)

Marcus David, reitor da UFJF, recepciona calouros do campus de GV (Foto: Ivan Bretas)

A recepção aos calouros do primeiro semestre letivo de 2016, em Governador Valadares, aconteceu na manhã desta terça-feira, 17, na Universidade Vale do Rio Doce (Univale). O evento foi aberto por Guilherme Ramalho e Lumara Batista, alunos do curso de Administração. Dentre os 378 novatos, estão estudantes dos cursos de Direito, Medicina, Odontologia, Educação Física, Administração, Ciências Contábeis, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia.

O pró-reitor adjunto de graduação, Cassiano Caon Amorim, foi o primeiro a dar as boas-vindas aos calouros. Em seguida, falaram a pró-reitora de pós-graduação e Pesquisa e Pós Graduação, Mônica Ribeiro de Oliveira; Ana Lívia de Souza Coimbra, pró-reitora de Extensão; Katia Maria Silva de Oliveira e Castro, pró-reitora de Gestão de Pessoas; o pró-reitor de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva, Marcos Souza Freitas; o diretor de Inovação, Ignacio José Godinho Delgado; a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Inês Ribeiro Simões Daibert; e o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira.

 Depois foi a vez do aluno do 8º período de medicina, Rinaig Yanniz Carvalho, que destacou a importância dos DA’s, CA’s e das atléticas para os estudantes de GV. O diretor do campus de Governador Valadares, Peterson Marco de Oliveira Andrade, também deu as boas-vindas aos novos alunos e ressaltou a importância desse momento histórico. “É a primeira vez que a administração superior vem em peso a Governador Valadares para receber os calouros”. Ainda segundo o diretor, a comunidade acadêmica do campus avançado é composta por 2110 pessoas, sendo 1714 alunos vindos de dez estados da federação e de 213 municípios.

 Já o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Marcus David, conversou com os calouros sobre a importância de se valorizar a oportunidade de estudar em uma universidade pública, além de enfatizar a questão da relevância de todos darem um retorno à sociedade do investimento feito em cada um deles. O reitor lembrou ainda que o período de “universitário” é um dos melhores da vida e que os alunos deveriam aproveitar ao máximo esse momento.

 Marcus David falou, também, sobre os desafios dos alunos de ajudarem na construção e concretização do sonho de se ter um campus. “Todos vocês poderão colocar em seus currículos que fizeram parte dessa história de terem contribuído com a criação de uma universidade”, ressaltou. O reitor ainda destacou que não estava ali para fazer um discurso de promessas fáceis. Falou sobre as dificuldades e desafios que todos terão pela frente, mas enfatizou que “a vontade de superar tudo isso é muito maior”. David finalizou seu discurso agradecendo a escolha feita pelos 378 novos calouros. A recepção continuou com o início da gincana solidária “Ação que faz a Diferença”.