O Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Engenharia Civil, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove, nesta terça-feira, 12, das 16h às 18h, o minicurso à distância “Gestão de Projetos”. O curso é gratuito e será transmitido ao vivo no canal do PET Civil UFJF. Clique aqui para se inscrever.
A programação integra a Maratona da Capacitação, iniciada em 16 de abril, que consiste em uma série de treinamentos on-line para aprimorar habilidades e desenvolver novas competências. São 17 qualificações ao longo de seis semanas, com término em 28 de maio. Para participar, basta entrar no site, conferir a programação e escolher o minicurso que mais interessar. É necessário preencher o formulário correspondente, que é liberado a cada semana da programação. As videochamadas são feitas na plataforma Jitsi e o link para o curso é enviado via Whatsapp.
“Os temas abordados na maratona buscam ser aplicados tanto no mercado de trabalho como na vida acadêmica”, explica a tutora do PET, professora Júlia Righi de Almeida. Entre os cursos oferecidos estão os de MS Project, Gestão de Projetos, Liderança, Photoshop e Técnicas de Marketing, entre outros. Estas ferramentas são consideradas importantes para melhor inserção de profissionais no mercado de trabalho. “Além disso, estamos oferecendo cursos que podem impactar diretamente as pessoas que pretendem seguir na área acadêmica como Estruturação de Artigos Científicos e Técnicas de Revisão de Literatura.”
De acordo com o membro da comissão organizadora do evento, Renan de Carvalho Pinto, os temas foram definidos a partir de um formulário on-line com perguntas como: “O que você gostaria de aprender?” e “O que você está disposto a ensinar?”. O minicurso desta terça será ministrado pelo integrante do PET Eduardo Fonseca e abordará ferramentas de gerenciamento de projetos de qualquer natureza, não especificamente sobre projetos de engenharia civil.
Para a professora Júlia de Almeida, esse tipo de atividade representa a contribuição do PET na extensão, além do ensino e pesquisa. Segundo ela, a participação de alunos de outras graduações e formações na maratona tem sido significativa, o que reforça essa atuação do grupo para além das salas de aula.