As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 iniciam nesta segunda-feira, 11, e devem ser realizadas até o dia 22 de maio. Durante o ato, o candidato deve optar entre fazer a prova impressa ou digital. A inscrição deve ser realizada on-line na página do Enem. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece vagas em cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que utiliza as notas do Enem.

Ao se inscrever, o participante deve estar munido com o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e um e-mail pessoal válido e único. Neste ano, é obrigatória a inclusão de uma foto atual do candidato no sistema de inscrição, sendo a mesma utilizada para o procedimento de identificação no momento da prova. Além disso, é preciso criar uma senha para acessar o sistema e ela será utilizada durante todo o processo de realização do exame, assim como o número de inscrição. 

Os candidatos que não estão isentos da taxa de inscrição precisam preencher todos os dados, imprimir e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada ao fim do processo de inscrição. A taxa é de R$ 85 e o pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária até o dia 28 de maio.

Enem digital

Uma das mudanças apresentadas pelo Enem 2020 são as duas modalidades de provas: impressas e digitais. As impressas estão previstas para serem realizadas nos domingos 1º e 8 de novembro. Já as digitais, para os dias 22 e 29 do mesmo mês. O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

Apesar das diferenças de data e de modo de realização, a estrutura das provas será mantida, sendo aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante também precisa selecionar uma opção de língua estrangeira: inglês ou espanhol. Caso o candidato não faça a escolha, o sistema obriga a realização da avaliação com os conteúdos de língua inglesa.

Acessibilidade

No ato de inscrição, candidatos que precisem de atendimentos específicos, serão incluídos na denominação “especializado”. As solicitações também devem ser feitas entre 11 e 22 de maio. Os resultados serão divulgados no dia 29 do mesmo mês. Para os pedidos que forem negados, recursos poderão ser requeridos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.

Já os pedidos de tratamento por nome social são realizados entre 25 e 29 de maio, com previsão para divulgação dos resultados em 5 de junho. Caso o pedido seja negado, o período para pedido de recursos acontece entre 8 e 12 do mesmo mês e os resultados finais são divulgados no dia 18.

Outras informações: Enem