Veículo: Portal Vilson Nunes

Editoria: Ciência

Data: 13/02/2020

Link: https://vilsonnunes.com.br/noticias/dissertacao-feita-por-mestrando-montealtense-na-ufjf-avalia-como-professores-utilizam-tecnologias-em-escolas-estaduais-de-mg/

Título: “Dissertação feita por mestrando montealtense na UFJF avalia como professores utilizam tecnologias em escolas estaduais de MG”

Uma dissertação realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisa como professores procuram utilizar Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas estaduais de Ouro Preto, Minas Gerais. A pesquisa foi desenvolvida pelo mestrando montealltense Jarbas Glauber Santos Lopes, por meio do Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

Segundo o pesquisador, o estudo foi pautado na análise das respostas de um questionário aplicado a professores de três escolas públicas estaduais de ensino médio da região. Dessa forma, ele percebeu variações na predisposição dos docentes para utilização das TICs como recursos pedagógicos. Estas, segundo Jarbas, podem estar relacionadas à ausência de propostas institucionais que incentivem o uso dessas ferramentas, à falta de infraestrutura e de suporte técnico nas escolas, à resistência dos docentes para a utilização dos recursos, e à deficiência na formação desses profissionais de ensino.

Jarbas revela que nas escolas públicas nas quais trabalhou, era visível o anseio dos jovens pela tecnologia. Nesse contexto, o pesquisador propõe o Plano de Ação Educacional (PAE), que reúne ações que podem auxiliar o corpo docente no emprego de tecnologias, bem como que ajudem a inserir as escolas em dinâmicas que estejam mais voltadas aos reais interesses dos estudantes. Entre as iniciativas, o PAE sugere a parceria entre as escolas, o Núcleo de Tecnologia Educacional  (NTE) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); utilização das reuniões de módulo II para cursos de formação para o uso das TICs na sala de aula e seminários de boas práticas. “A gente não pode mais bater de frente com isso, temos que buscar formas de usar essas ferramentas a nosso favor”, ressalta Jarbas.

O professor orientador, Gilmar José dos Santos, reafirma o aumento no uso das tecnologias, principalmente entre os jovens, e a complexidade na inserção desses recursos no processo de ensino-aprendizagem. Segundo ele, esse tema representa importância para a comunidade acadêmica e para a sociedade, uma vez que contribuiu para o debate acadêmico e futuras pesquisas sobre o tema e trata de um assunto fundamental para a formulação de políticas públicas e programas que visem a inserção das TICs em sala de aula.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Social

Data: 13/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/colunas/cesar-romero/13-02-2020/370318.html

Título: “Paulo Roberto e Isabel Lopes, Marta e Jovino Campos”

Maior produção

Das 16 universidades participantes, a UFJF é a que entra com maior número de vídeos (nove) na primeira edição do Concurso Audiovisual da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior. Todos os 44 inscritos foram postados no Canal da Andifes, no YouTube.
— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Social

Data: 13/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/opiniao/editorial/13-02-2020/um-so-discurso.html 

Título: “Um só discurso”

Mais de R$ 100 milhões

Foi contagiante a atmosfera de otimismo no Encontro de Negócios do Grupo Bahamas, quando o empresário Jovino Campos anunciou a inauguração de mais quatro lojas nos próximos 40 dias e outras cinco no segundo semestre, com um investimento superior a R$ 100 milhões.

O Bahamas hoje é a maior rede de supermercado do interior mineiro, a quarta do estado e 16ª do país, proporcionando 8.300 empregos diretos.

Para agendar

Domingo, o Clube Bom Pastor abre sua programação de carnaval com a tradicional batalha de confetes e show da Banda Soma, que retorna na ‘happy hour’ do dia 21, ao lado de DJ Grafitte.

Show inédito

Domingo agora, no Central, a Orquestra Sinfônica Pró-Música apresenta “concerto de carnaval”, sob a regência de Victor Cassemiro.

Aliás, o maestro vai reger também os corais Pró-Música e da Cesama.

Livro infantil

Aluna do Projeto Escola de Escritores, Beatriz Botezine Lara (8 anos), lançou o livro “Contos da Bia”, com ilustrações da sua avó, Eliane Gama Lara.

Encontros temáticos

O professor Willian José da Cruz vai coordenar uma série de encontros mensais para discutir temas sobre a comunidade negra de Juiz de Fora e região. As datas das reuniões serão divulgadas em março na volta às aulas.

Maior produção

Das 16 universidades participantes, a UFJF é a que entra com maior número de vídeos (nove) na primeira edição do Concurso Audiovisual da Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior. Todos os 44 inscritos foram postados no Canal da Andifes, no YouTube.

Antenado

Com as constantes chuvas, as goteiras ganham espaço na Rodoviária, todas devidamente marcadas por cavaletes amarelos com o alerta “Cuidado, piso molhado”. Ontem à tarde, um leitor anotou mais de dez pontos. Como nem todos estavam sinalizados, deduziu: “talvez não haja cavalete suficiente para tantas goteiras”. Com a palavra, a concessionária Sinart.

Ironia à parte…

Viralizou o ‘post’ sarcástico de um leitor sobre o ano bissexto.  “29 de fevereiro só aparece de quatro em quatro anos e depois some nos outros três. Poderia ser escolhido o Dia do Político”.

Carnaval em Ubá

“O pequeno grande homem, 100 anos de Ibrahim Jacob”, é o tema enredo da escola de samba Acadêmicos do Caxangá para o carnaval de Ubá. Vinícius Alves e Vitinho do Cavaco assinam o samba enredo da bonita homenagem ao ex-deputado, que teve notável atuação na Assembleia de Minas.  O desfile da Unidos do Caxangá acontece nesta sexta-feira, na Avenida Beira Rio, com a presença da numerosa e querida família Jacob.

Aliás, quem também estará no desfile é a psiquiatra Elimar Jacob Salzer Rodrigues, sobrinha de Ibrahim Jacob.

Nova escola Sesi em JF

Auspiciosa a divulgação pelo presidente da Fiemg Regional, Aurélio Marangon, da construção de uma nova escola do Sesi em Juiz de Fora, que vai ocupar uma ampla área ao lado do Shopping Jardim Norte.  Voltada para educação do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, com capacidade para cerca de dois mil alunos, a nova unidade está em fase de projeto e planejamento de custos.  Segundo Marangon, “é uma grande conquista dos presidentes dos sindicatos das indústrias da região. Levamos a demanda ao presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, que nos garantiu que assim que houvesse recursos disponíveis, retomaria o projeto do ensino do Sesi na cidade”.

Toque

“A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades”

Abraham Lincoln

Voo Livre

Hoje, no salão de festas do “Quartier Latin”, a simpática Ivete Gomes brinda seus 65 anos.

Logo mais, na Toca da Raposa, tem ensaio do bloco Pintinho de Ouro. Comandando a noite, Roberto (Boizinho) Cândido.

Comemoram ‘niver’ hoje, Felipe Fortuna, Lu Mendes, Gustavo Henrique Fernandes, José Henrique Meurer Ferreira Bretas, Geraldo Belo dos Reis, Carlos de Moraes Sarmento, José Alberto Pinho Neves, Ana Cristina Ribeiro e Alzira Bianco.

Amanhã, no Espaço Contemporão, o pianista Guilherme Veroneze (acompanhado do baixista Adalberto Silva e do baterista Gladston Vieira) apresenta o show “Instrumental Brasileiro”.

Domingo, no MOB, Lilian Werneck e Kael Durante falam sobre as Constelações Familiares.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude e visite a Associação Beneficente Cristã Restituir – ABCR (3217-4371).

— —

Veículo: Jornal de Uberaba

Editoria: Cidade

Data: 13/02/2020

Link: https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/7618/juiz-convocado-do-tj-e-agraciado-com-a-medalha-helio-costa

Título: “Juiz convocado do TJ é agraciado com a Medalha Hélio Costa”

O juiz Habib Jabour é titular da 2ª Vara de Família e Sucessões de Uberaba

Ao ser agraciado com a Medalha Hélio Costa pela Comarca de Uberaba, o juiz convocado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Habib Felippe Jabour disse que a conquista da honraria não foi somente fruto do empenho pessoal, mas também da mobilização de forças e da boa vontade de muitos com quem conviveu e trabalhou.

“Sinto imensa gratidão e tenho os mais profundos sentimentos de respeito pelos operadores do Direito, serventuários da Justiça, e o povo desta hospitaleira comunidade uberabense, pelo tanto dispensado a mim, nestas quase três décadas de convivência saudável, produtiva e enriquecedora”, destacou o magistrado.

O juiz Habib Jabour é titular da 2ª Vara de Família e Sucessões de Uberaba e, desde setembro do ano passado, atua como juiz convocado na 2ª Câmara Cível do TJMG. O magistrado recebeu a comenda das mãos do diretor do foro da comarca, juiz Fabiano Garcia Veronez, em solenidade realizada em 6 de dezembro de 2019, no Salão do Tribunal do Júri do Fórum de Uberaba.

O agraciado

Natural de Juiz de Fora, o juiz Habib Felippe Jabour graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Passou pelas Comarcas de São Romão, Januária, Manga e, há quase 29 anos atua na Comarca de Uberaba. São 23 anos dedicados à justiça criminal e os últimos seis anos exercendo a magistratura na vara de família.

A medalha foi criada em dezembro de 1995, a comenda agracia uma única vez personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário local. O objetivo do evento é aproximar o Judiciário e a comunidade. (ML)

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 13/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/13-02-2020/volume-de-chuvas-impressiona-em-toda-a-regiao.html

Título: “Volume de chuvas impressiona em toda a região”

Apenas em Santos Dumont acumulado foi superior a 100 milímetros em 24 horas

A cidade de Santos Dumont, a cerca de 30 quilômetros de Juiz de Fora, foi a que registrou maior volume de chuvas em Minas Gerais nas últimas 24 horas. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado no município chegou a 106 milímetros. Se considerar as últimas 48 horas, contadas até as 8h desta quinta-feira (13), o volume foi de 126 milímetros.

Em Juiz de Fora, o pluviômetro instalado no Bairro Ponte Preta, na Zona Norte, registrou 68 milímetros de precipitações em 24 horas. Em seguida, destacam-se os índices de Dias Tavares, também na região Norte (54 milímetros), Centro (46 milímetros), Santa Efigênia, na Zona Sul (45 milímetros) e Monte Castelo, também na Norte (43 milímetros).

O pluviômetro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalado no campus da UFJF, marcou acumulado de 55 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas, até as 8h desta quinta-feira. Para se ter ideia, o volume representa 31% do esperado para todo o mês que são 174 milímetros. O acumulado em todo fevereiro, até a última atualização desta matéria, já chega a 166 milímetros, ou seja, 95% do esperado para todo o período.

— —

Veículo: Revista Fórum

Editoria: Governo

Data: 13/02/2020

Link: https://revistaforum.com.br/politica/governo-tinha-agente-secreto-na-unb/

Título: “Governo Bolsonaro tinha agente secreto na UNB”

Por meio de dados oferecidos em edital de Paulo Guedes, foi descoberto que a Abin colocou agente para espionar universidade

Foi com “surpresa e preocupação” que a Universidade Nacional de Brasília recebeu a notícia de que um “oficial de inteligência” da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) atuava como vigilante no campus da instituição.

“A Universidade ainda está analisando as informações disponíveis a respeito do caso e avaliando as medidas cabíveis. É importante destacar que as universidades são espaços de diversidade e exercício da liberdade de expressão e de cátedra, princípios constitucionais que vigoram em um Estado democrático como o brasileiro”, escreveu a UnB em nota.

Segundo reportagem de André Barrocal, da Carta Capital, a chegada do agente à universidade aconteceu por meio dos dados oferecidos no “programa de descontos” promovido pelo Ministério da Economia, de Paulo Guedes.

Não se sabe ao certo quando o agente foi lotado na universidade, mas desde que Abraham Weintraub chegou ao Ministério da Educação, a UnB tem sido alvo do governo. Ao lado da UFF e da UFJF, ela foi uma das primeiras universidades a passar pelo corte de gastos por “balbúrdia”.

— —

Veículo: Revista OE

Editoria: Brasil

Data: 13/02/2020

Link: https://revistaoe.com.br/mrs-logistica-concorre-ao-inovainfra/

Título: “MRS Logística concorre ao InovaInfra”

MRS participa do primeiro prêmio InovaInfra

Por que participar do primeiro prêmio InovaInfra?

“A possibilidade de expor o desenvolvimento da Ferrovia de Carga no Brasil, que durante muitos anos vivenciou uma forte defasagem técnica. É motivador mostrar que estamos recuperando o tempo perdido.”

A MRS possui dois cases inscritos!

Sobre a MRS Logística

A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. Hoje, a companhia está entre as maiores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada nos anos 1990. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.

Nossa produção é diversificada, entre as principais cargas que transportamos estão: contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro.

A companhia foi criada em 1996, quando o governo transferiu à iniciativa privada a gestão do sistema ferroviário nacional. Nossa malha conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas e alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que confere à nossa operação uma importância econômica diferenciada.

— —

Veículo: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Editoria: “Educação”

Data: 13/02/2020

Link: https://mst.org.br/2020/02/13/curso-promove-formacao-politica-e-social-na-regiao-amazonica/

Título: “Curso promove formação política e social na região amazônica”

O Curso de Realidade Brasileira torna acessível o estudo das dimensões políticas, sociais e econômicas do país

Por Mariana Castro

Da Página do MST

Entre camponeses, estudantes, professoras, lideranças comunitárias e de partidos políticos: há em comum o desejo de compreender a realidade em que estamos inseridos.

O ‘Curso Realidade Brasileira’ é um projeto de formação política nacional desenvolvido e autossustentado por organizações populares do campo e da cidade, em parceria com as universidades. A primeira turma do curso foi formada em 2011 e reuniu grupos sociais, lideranças comunitárias e movimentos sociais de todo o Brasil, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).   

Em Imperatriz (MA), a primeira turma teve início em 2019, com encontros mensais e reúne 75 inscritos, mas com a possibilidade de alunos ouvintes em módulos considerados abertos ao público. Ao todo, serão onze módulos de estudo, com a mediação de formadores e formadoras comprometidas com a pedagogia de Paulo Freire e a educação popular. 

Envolvendo os municípios de Imperatriz, Açailândia, Cidelândia, Senador Laroque e estudantes do Tocantins, Divina Lopes, que compõe o coletivo nacional de Formação  do MST explica que a proposta do curso “é ampliar os espaços de formação política, fortalecer o campo popular e construir unidade na luta”.

Eunice da Conceição Costa, quebradeira de coco que integra o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins (MIQCB), comemora o aprendizado que tem vivenciado no curso. “O curso enriquece as nossas entidades e para mim, é muito importante! Tenho aprendido muitas coisas novas que não tinha entendimento. Os professores são muito capacitados e fazem tudo de uma forma que a gente consegue compreender o que acontece à nossa volta, seja professor, quilombola, quebradeira de coco. Agradeço muito por ter essa oportunidade e as pessoas que estão nas nossas bases, nas comunidades, precisam participar também”, convida a ela.

Entre os vários diferenciais do curso, se destacam a auto-organização e o fato de agregar pessoas de vários níveis de escolaridade, podendo haver inclusive pessoas não alfabetizadas ou semi-alfabetizadas, que passam a ter acesso ao debate por outros meios além da leitura, ou pela leitura coletiva. Aspectos como esses transformam o curso em uma verdadeira escola itinerante de formação que resgata os valores, a identidade e a autoestima do povo brasileiro.

“O fato de reunir pessoas do campo e da cidade, com vivências e escolaridades diferentes cria espaço para uma enorme troca de experiências, enriquecendo muito mais os debates e a compreensão de elementos distintos da realidade brasileira”, explica Janaina Rezende, professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que além de facilitadora de um dos módulos, é uma das alunas do curso.

Até o mês de fevereiro, já foram estudados os módulos: ‘Educação Popular e Trabalho de Base’, ‘Raça, Classe e Patriarcado’, ‘Questão Amazônica’ e ‘Como funciona a sociedade?’. As formações acontecem no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Imperatriz. O próximo módulo está previsto para ocorrer durante entre os dias 20 e 22 de março.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Social

Data: 13/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/13-02-2020/morre-aos-79-anos-medico-antonio-zaidan.html

Título: “Morre, aos 79 anos, médico Antônio Zaidan”

O médico Antônio Zaidan, 79 anos, morreu nessa quinta-feira (13). Natural de Teixeiras, atuou como cirurgião pediátrico em Juiz de Fora e foi professor dessa especialidade na Faculdade de Medicina da UFJF. Zaidan foi diretor do Hospital Universitário (HU/UFJF) entre 1989 e 1990.

É um dos fundadores, diretor e professor no Curso Zas, de preparação para vestibulares. Formou-se em Direito no Instituto Vianna Júnior. Na política, foi vereador na legislatura de 1997-2000. Foi candidato a deputado estadual em 1998 e a vereador em 2000, 2008, 2012 e 2016. Foi filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido da Frente Liberal (PFL) e Partido Democrático Trabalhista (PDT). As informações sobre o sepultamento não foram divulgadas.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Cidade

Data: 13/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/13-02-2020/chuva-continua-nesta-sexta-feira-em-jf-e-nas-cidades-da-zona-da-mata.html

Título: “Chuva continua nesta sexta-feira em JF e nas cidades da Zona da Mata”

Formado em medicina e direto, Zaidan também ocupou cargos políticos na cidade

O médico Antônio Zaidan, 79 anos, morreu nessa quinta-feira (13). Natural de Teixeiras, atuou como cirurgião pediátrico em Juiz de Fora e foi professor dessa especialidade na Faculdade de Medicina da UFJF. Zaidan foi diretor do Hospital Universitário (HU/UFJF) entre 1989 e 1990.

É um dos fundadores, diretor e professor no Curso Zas, de preparação para vestibulares. Formou-se em Direito no Instituto Vianna Júnior. Na política, foi vereador na legislatura de 1997-2000. Foi candidato a deputado estadual em 1998 e a vereador em 2000, 2008, 2012 e 2016. Foi filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido da Frente Liberal (PFL) e Partido Democrático Trabalhista (PDT). As informações sobre o sepultamento não foram divulgadas.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esporte

Data: 14/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/14-02-2020/jf-volei-tem-confronto-direto-com-o-uberlandia-neste-sabado.html

Título: “JF Vôlei tem confronto direto com o Uberlândia neste sábado”

Juiz-foranos atuam às 19h novamente no Ginásio da UFJF; ingressos estão à venda

“Nossa pretensão de classificar em uma melhor posição passa muito por essa vitória.” Só por esta opinião do técnico do JF Vôlei, Marcos Henrique, já é possível mensurar a relevância do duelo deste sábado (15), às 19h, no Ginásio da UFJF, contra o Uberlândia/Start Química/Gabarito (MG), pela quarta rodada da Superliga B masculina. A partida é a segunda de uma sequência de três jogos dos juiz-foranos diante do torcedor pela fase classificatória da segunda divisão nacional. Na primeira, realizada no último sábado (8), vitória sobre São José por 3 a 0.

Questionado sobre as projeções da próxima partida, o comandante do JF Vôlei buscou o aprimoramento de características do jogo que considera essenciais para superar os rivais mineiros. “Pensando na nossa equipe no último jogo, falhamos um pouco nos saques, com erros não forçados, o que me incomoda um pouco. E nossa virada de bola não foi tão eficiente. O Uberlândia é um time com muito bom serviço, que se defende bastante e tem volume de jogo. Precisamos justamente corrigir isso que não fizemos bem contra São José, porque vão testar nossa recepção a todo momento e não vai ser fácil virar a bola de primeira”, analisa Marcos Henrique.

O JF Vôlei ocupa a sexta posição do torneio com três pontos conquistados justamente no encontro anterior com os paulistas. O Uberlândia já venceu duas vezes, soma seis pontos e está na quarta colocação.

No meio da sessão de três confrontos na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), o time juiz-forano também aposta no acúmulo de segurança para que os fundamentos em quadra sejam realizados de maneira mais eficiente e natural. Um novo sucesso em casa é considerado fundamental no objetivo de terminar a fase de classificação entre os quatro primeiros.

“A confiança está crescendo treino a treino. Vencer é importante porque passa credibilidade, meio que confirma tudo o que estudamos e pensamos. E essa segunda vitória é muito importante porque temos que defender os pontos dentro de casa. É um adversário bom e direto na tabela. Nossa pretensão de classificar em uma melhor posição passa muito por essa vitória, então é um jogo de seis pontos, se for pensar no futebol, pra gente. Por isso estamos focados em fazer o melhor para vencer”, opina o técnico local.

Se optar por repetir o time da última exibição, o técnico Marcos Henrique levará para quadra o levantador Pedro William, o oposto Caio da Silva, além de Muryllo Coutinho e Lucca nas pontas, de Renan Levandoski e Fernando Pilan no meio de rede e Matheus de líbero.

Ingressos

As entradas para a partida custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), e podem ser compradas, em horário comercial, na Cirúrgica Equilíbrio (Rua São Mateus, 422, São Mateus) e no Bar e Restaurante do Futrica (Rua Marechal Deodoro, 360, Loja 5 – Centro) – este de 8h às 14h, ou on-line, pelo site Acesse Ingressos. Após às 12h do sábado, dia do jogo, os ingressos só poderão ser adquiridos no palco do embate, a partir das 18h.

— —

Veículo: Metrópoles

Editoria: Governo

Data: 14/02/2020

Link: https://www.metropoles.com/distrito-federal/justica-distrito-federal/tjdft-escolhe-novo-presidente-da-corte-nesta-sexta-feira

Título: “TJDFT escolhe novo presidente da Corte nesta sexta-feira”

Os 48 desembargadores vão eleger a gestão para o biênio 2020-2022. Também haverá indicações para o comando do TRE-DF

O Pleno do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) elege, nesta sexta-feira (14/02/2020), a nova administração da Corte para o biênio 2020-2022 e indica os nomes para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). Os 48 desembargadores vão se reunir em sessão a ser realizada a partir de 13h30 para fazer a votação.

No TJDFT serão escolhidos os nomes para quatro cargos: presidente, primeiro-vice-presidente, segundo-vice-presidente e corregedor. O critério analisado para o pleito é a antiguidade. Assim, o candidato mais provável para assumir o cargo de presidente, hoje ocupado pelo desembargador Romão Cícero, é Romeu Gonzaga Neiva.

Conforme mostrou a coluna Grande Angular, Neiva esteve na cúpula do TJDFT por cerca de três anos: de 2013 a 2014, foi segundo-vice-presidente em mandato-tampão, e de 2014 a 2016, atuou como corregedor. O assunto movimenta os bastidores do Judiciário local e levanta dúvida a respeito do tempo que o candidato provável ficaria no cargo, que tem mandato de dois anos.

A questão é que tanto a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) quanto o Regimento Interno do TJDFT preveem que não pode ser eleito quem já ocupou cargo de direção por um período total de quatro anos. O entendimento é de que Neiva, se for eleito, ficaria menos de um ano como presidente e uma nova eleição seria realizada após o período.

A contagem do mandato-tampão poderá gerar discussão sobre o tema antes da eleição. A questão, contudo, dependerá de entendimento dos desembargadores.

Critérios

Embora os nomes só sejam divulgados na sessão, também analisando pelo critério de antiguidade, o nome mais provável para a primeira-vice-presidência é o da desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito; para a segunda-vice, o da desembargadora Sandra de Santis; e para a corregedoria, o da desembargadora Carmelita Brasil, hoje à frente do TRE-DF.

No ato da eleição, eles serão consultados se concordam com a indicação. Se concordarem, precisarão de maioria do pleno, ou seja, 25 desembargadores a favor do nome para ocupar cada cargo específico. Os eleitos tomarão posse em 22 de abril.

— —

Veículo: Metrópoles

Editoria: Governo

Data: 14/02/2020

Link: https://www.metropoles.com/colunas-blogs/grande-angular/desembargador-romeu-gonzaga-neiva-e-eleito-presidente-do-tjdft

Título: “Desembargador Romeu Gonzaga Neiva é eleito presidente do TJDFT”

No total, 45 dos 48 votantes escolheram o magistrado. A desembargadora Ana Maria Amarante será vice-presidente

Pleno do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) elegeu, nesta sexta-feira (14/02/2020), a nova administração da Corte para o biênio 2020-2022. O desembargador Romeu Gonzaga Neiva (foto em destaque) foi eleito pelos desembargadores para o posto de presidente. Apenas três magistrados votaram contra a ascensão de Romeu ao cargo.

Neiva substitui o desembargador Romão Cícero, atual titular do posto. A desembargadora Ana Maria Amarante foi escolhida para o posto de primeira vice-presidente, enquanto a desembargadora Sandra De Santis ficou com o cargo de segunda-vice-presidente. E Carmelita Americano do Brasil, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF, assumirá o posto de corregedora do TJDFT. Os eleitos tomarão posse em 22 de abril.

Conforme mostrou a coluna Grande Angular, Romeu Gonzaga esteve na cúpula do TJDFT por cerca de três anos: de 2013 a 2014, foi segundo-vice-presidente em mandato-tampão, e de 2014 a 2016 atuou como corregedor. O assunto movimentou os bastidores do Judiciário local e levantou dúvida a respeito do tempo que o candidato provável ficaria no cargo, que tem mandato de dois anos.

Tanto a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) quanto o Regimento Interno do TJDFT preveem que não pode ser eleito quem já ocupou cargo de direção por um período total de quatro anos.

No início da sessão, no entanto, Romão Cícero destacou que, em decisões anteriores, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) orientou pelo cumprimento integral do mandato, independentemente do tempo que o magistrado esteve em cargos de comando na Corte.

O eleito agradeceu aos desembargadores. “Estou consciente da imensa responsabilidade, principalmente na sequência de administrações que elevaram esse tribunal a um patamar dentro da Justiça de excelência”, afirmou. “Temos a obrigação de continuar e proporcionar aos jurisdicionados uma Justiça célere, uma Justiça bem feita, uma Justiça honesta”.

Gestão e TRE-DF

Romeu foi a opção da maioria dos desembargadores presentes. Apenas três dos 48 desembargadores votaram não para a ascensão dele ao cargo mais alto do TJDFT. A nova administração foi eleita pelo Pleno da Corte para o biênio 2020-2022.

A gestão também indicou os nomes para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF). Assim, foi eleito o desembargador Humberto Ulhôa para a presidência do órgão. Para o cargo de vice-presidente — que também é o corregedor da Corte eleitoral — foi escolhido José Jacinto Costa Carvalho.

Concorreram os desembargadores Humberto Ulhôa, José Cruz Macedo, José Jacinto Costa Carvalho e Sebastião Coelho. As votações foram nominais. Cada desembargador presente recebeu uma cédula em branco onde escreveu o nome de um ou de dois dos candidatos.

O nome de Humberto Ulhôa foi o mais citado, presente em 32 cédulas. Após a definição do presidente, foi aberta nova votação para a escolha do vice, com a escolha de Costa Carvalho.

Foram eleitos como suplentes da presidência do TRE os desembargadores José Divino e Teófilo Caetano. Os nomes escolhidos para o TRE serão referendados em sessão plenária da Corte eleitoral.

Confira os perfis:

Romeu Gonzaga Neiva (presidente)

Nascido em Unaí (MG), o desembargador Romeu Gonzaga Neiva tem 72 anos. Ele se formou em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1975.

Iniciou a carreira como prestador de serviços à Secretaria de Justiça de Minas Gerais nos anos de 1963, 1965 e 1968. Trabalhou na Novacap em 1966 e 1967. Em 1980, foi nomeado para o cargo de defensor público do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Em 1983, foi promovido por merecimento a promotor público do MPDFT e, pelo mesmo motivo, tornou-se procurador, em 1992. No ano de 1998, foi nomeado desembargador do TJDFT, em vaga destinada ao Ministério Público. Neiva ainda esteve na cúpula do TJDFT de 2013 a 2014, como segundo-vice-presidente, e de 2014 a 2016 atuou como corregedor.

Ana Maria Amarante (primeira-vice-presidente)

Natural de Itajubá (MG), a desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito foi segunda-vice-presidente da gestão anterior. Ela também ocupou o cargo de promotora de Justiça do MPDFT no período de 1987 a 1988.

Ingressou no TJDFT em 1988, no cargo de juíza de direito substituta. Em 1992, foi promovida ao cargo de juíza de direito do tribunal, ficando à frente da 1ª Vara Criminal da Circunscrição Especial Judiciária de Brasília.

Em 19 de fevereiro de 2004, a magistrada tomou posse no cargo de desembargadora do TJDFT. Em junho de 2013, foi eleita pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para um mandato de dois anos.

Sandra De Santis (segunda-vice-presidente)

A desembargadora Sandra De Santis esteve como primeira-vice-presidente da última gestão. Ela é natural do Rio de Janeiro, onde se graduou pela Faculdade Nacional de Direito. Ocupou o primeiro cargo público em 1964, na Secretaria de Administração no Estado da Guanabara.

Trabalhou no Poder Judiciário do Estado da Guanabara, no Conselho Federal dos Representantes Comerciais do Rio de Janeiro e no Tribunal Regional do Trabalho. Ingressou na magistratura do Distrito Federal mediante concurso público, em 29 de janeiro de 1987. Foi promovida no dia 2 de outubro de 1991.

Presidiu o Tribunal do Júri de Taguatinga, a 7ª Vara Criminal e o Tribunal do Júri, ambos de Brasília. Em 20 de janeiro de 2004, assumiu o cargo de desembargadora do TJDFT na 6ª Turma Cível. Em 19 de outubro de 2015, recebeu a medalha prêmio por 50 anos dedicados ao serviço público. Atualmente, integra a 1ª Turma e a Câmara Criminais.

Carmelita Americano do Brasil (corregedora)

A desembargadora Carmelita Indiano Americano do Brasil era presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF. Mineira, natural de Manhumirim, a desembargadora é graduada em direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e mestre em direito e Estado pela Universidade de Brasília (UnB).

Foi professora de direito constitucional na UFJF de 1973 a 1984, diretora da Escola Superior da Magistratura do DF, onde lecionou direito civil, e professora de direito civil do Instituto dos Magistrados do DF (Imag-DF).

Antes, atuou como advogada por 13 anos e ingressou no TJDFT como juíza de direito substituta em 1984. Em 1991 foi promovida a juíza de direito da 1ª Vara de Família de Brasília e, em 2002, por antiguidade, ao cargo de desembargadora.

Ela ingressou na Justiça do DF em 1984 e foi promovida a desembargadora em 2002. Carmelita foi vice-presidente do TJDFT entre 2014 e 2016, e, até assumir a presidência do TRE-DF, atuava como vice-presidente.

Humberto Adjuto Ulhôa (presidente do TRE-DF)

Mineiro de Paracatu, é formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Ingressou na magistratura em 2003, pelo quinto constitucional, em vaga destinada ao Ministério Público.

De 2018 a 2010, foi primeiro vice-presidente. Antes, comandou a Corregedoria de Justiça do Distrito Federal.

José Jacinto Costa Carvalho (vice-presidente do TRE-DF)

Nascido em Santa Helena de Goiás(GO), o desembargador José Jacinto atuou na advocacia de 1978 a 1983. Em 1983, tornou-se membro do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

No ano seguinte, tomou posse como Juiz de Direito Substituto do TJDFT. E, em outubro de 1991, foi promovido a Juiz de Direito por merecimento. Foi eleito para o cargo de 2° Vice Presidente do TJDFT, em abril de 2016, para o biênio 2016-2018. Atualmente é suplente da Presidência do TRE-DF.

— —

Veículo: G1 Minas Gerais

Editoria: Brasil 

Data: 14/02/2020

Link: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/02/14/justica-aceita-denuncia-do-mpmg-contra-a-vale-tuv-sud-e-16-funcionarios-das-empresas-por-crimes-em-brumadinho.ghtml

Título: “Justiça aceita denúncia do MPMG contra a Vale, TÜV SÜD e 16 funcionários das empresas por crimes em Brumadinho

As 16 pessoas são acusadas pelo crime de homicídio duplamente qualificado por 270 vezes, para cada vítima da tragédia.

A Justiça aceitou nesta sexta-feira (14) a denúncia feita pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) sobre o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. Além das empresas Vale e Tüv Süd, 16 funcionários também foram denunciados. Entre eles está o ex-presidente da Vale, Fabio Schvartsman.

De acordo com as investigações do MP e da Polícia Civil de Minas, as empresas atuavam para esconder a real situação de segurança de barragens mantidas pela Vale. O desastre em Brumadinho deixou um total de 270 vítimas.

Todos os denunciados vão responder 270 vezes por homicídio qualificado. Eles também são réus por crimes contra fauna, flora e crime de poluição.

Em nota, a TÜV SÜD respondeu que “reitera seu compromisso em ver os fatos sobre o rompimento da barragem esclarecidos. Por isso, continuamos oferecendo nossa cooperação às autoridades e instituições no Brasil e na Alemanha no contexto das investigações em andamento”.

Já a Vale informou que “ reitera seu apoio irrestrito aos atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho e informa que se defenderá nos autos do processo, por intermédio de seu advogado David Rechulski. A empresa não se pronunciará sobre questões legais até que seja citada e formalize sua defesa técnica.”

(Leia a nota das defesas na íntegra no final desta reportagem).

No dia 25 de janeiro, a tragédia de Brumadinho completou um ano. No total, 259 pessoas morreram e outras 11 continuam desaparecidas.

Denunciados

Além da Vale e Tüv Süd, 16 funcionários se tornaram réus.

Funcionários da Vale:

  1. Fabio Schvartsman (diretor-presidente);
  2. Silmar Magalhães Silva (diretor do Corredor Sudeste);
  3. Lúcio Flavo Gallon Cavalli (diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Ferrosos e Carvão);
  4. Joaquim Pedro de Toledo (gerente-executivo de Planejamento, Programação e Gestão do Corredor Sudeste);
  5. Alexandre de Paula Campanha (gerente-executivo de Governança em Geotecnia e Fechamento de Mina);
  6. Renzo Albieri Guimarães de Carvalho (gerente operacional de Geotecnia do Corredor Sudeste);
  7. Marilene Christina Oliveira Lopes de Assis Araújo (gerente de Gestão de Estruturas Geotécnicas);
  8. César Augusto Paulino Grandchamp (especialista técnico em Geotecnia do Corredor Sudeste);
  9. Cristina Heloíza da Silva Malheiros (engenheira sênior junto à Gerência de Geotecnia Operacional);
  10. Washington Pirete da Silva (engenheiro especialista da Gerência Executiva de Governança em Geotecnia e Fechamento de Mina);
  11. Felipe Figueiredo Rocha (engenheiro civil, atuava na Gerência de Gestão de Estruturas Geotécnicas).

Funcionários da Tüv Süd

  1. Chris-Peter Meier (gerente-geral da empresa);
  2. Arsênio Negro Júnior (consultor técnico);
  3. André Jum Yassuda (consultor técnico);
  4. Makoto Namba (coordenador);
  5. Marlísio Oliveira Cecílio Júnior (especialista técnico).

Notas dos réus

A TÜV SÜD continua profundamente consternada pelo trágico colapso da barragem em Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019. Nossos pensamentos estão com as vítimas e suas famílias. Um ano após o rompimento, suas causas ainda não foram esclarecidas de forma conclusiva.

Como era esperado, as investigações levam um tempo considerável: muitos dados de diferentes fontes precisam ser compilados, apurados e analisados. Por esse motivo, as investigações oficiais continuam. A TÜV SÜD reitera seu compromisso em ver os fatos sobre o rompimento da barragem esclarecidos. Por isso, continuamos oferecendo nossa cooperação às autoridades e instituições no Brasil e na Alemanha no contexto das investigações em andamento.

Enquanto os processos legais e oficiais ainda estiverem em curso, e até que se apurem as reais causas do acidente de forma conclusiva, a TÜV SÜD não poderá fornecer mais informações sobre o caso.

A defesa do ex-presidente da Vale Fabio Schvartsman lamenta o recebimento da denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Considera ser fundamental identificar as causas do trágico desastre e punir seus eventuais responsáveis. Mas vale destacar que, segundo a própria Polícia Federal, os laudos capazes de identificar a razão do rompimento da barragem só deverão estar prontos em junho deste ano.

Todas as informações que chegaram ao então presidente eram de caráter geral, divulgadas na empresa por intermédio das áreas técnicas responsáveis pela manutenção e monitoramento das barragens, e davam conta de que todas as barragens estavam estáveis e em perfeito estado de conservação, sendo que o trabalho do corpo técnico chegou a ser elogiado pela auditoria e por consultores internacionais.

Depreende-se, portanto, que o único motivo para a denúncia de Fábio Schvartsman foi o fato dele ser presidente da Vale por ocasião da tragédia. A defesa de Fábio Schvartsman espera que sua inocência seja reconhecida o mais rapidamente possível.

Manifestação da defesa da Vale

Recebimento da denúncia criminal do MP-MG, referente ao rompimento da barragem em Brumadinho

“A defesa inicialmente manifesta seu profundo respeito e solidariedade para com os familiares das vítimas.

Com relação ao recebimento da denúncia, se manifestará de forma mais completa e ampla em momento oportuno, após avaliar em detalhes todos os seus termos. Não obstante, pode desde logo afirmar que considera absolutamente impensável uma acusação que imputa dolo de forma verticalizada, desde os primeiros níveis operacionais até o presidente da companhia, como se todos, agindo com vontade única, atuassem direcionados a deliberadamente fazerem ou deixarem a barragem se romper, ocasionando, preponderantemente, a trágica morte de seus próprios colegas de empresa e pessoas no entorno.

Esta teoria não é minimamente razoável e isso será claramente demonstrado”.

David Rechulski, sócio David Rechulski, Advogados

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Educação

Data: 14/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/empregos/14-02-2020/ufjf-divulga-edital-para-professor-substituto-da-faculdade-de-medicina.html

Título: “UFJF divulga edital para professor substituto da Faculdade de Medicina”

Oportunidade é para o campus de Governador Valadares

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou edital destinado ao preenchimento de uma vaga para professor substituto do Departamento de Medicina do Instituto de Ciências da Vida, no campus avançado de Governador Valadares. A área de concentração é em Semiologia Médica. Interessados deverão se inscrever entre os dias 17 e 21 de fevereiro, presencialmente, na secretaria do Departamento de Medicina da UFJF (Rua Jair Rodrigues Coelho, 211, Vila Bretas, Governador Valadares), das 7h às 19h. A vaga tem regime de trabalho de 40 horas semanais. O edital da seleção pode ser conferido por meio do site da instituição.

— —

Veículo: Blog da Resenha Geral

Editoria: Cidade

Data: 14/02/2020

Link: http://www.blogdaresenhageral.com.br/avaliacao-do-educar-pra-valer-comprova-educacao-municipal-avanca/

Título: “Avaliação do Educar para Valer comprova: Educação Municipal avança”

Os novos tempos vividos na Rede Municipal de Ensino, graças às ações da atual gestão municipal, têm sido marcados por novas práticas pedagógicas. E os avanços na aprendizagem dos alunos, nos últimos dois anos, já são perceptíveis. É o que demonstra o diagnóstico do programa Educar pra Valer, referente ao ano letivo de 2019.

Mais de 7 mil alunos do 2º e 5º ano de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino foram submetidos à avaliação realizada em dezembro de 2019. As provas foram feitas e aplicadas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF).

“Essa avaliação somativa foi para saber a evolução educacional dos alunos do município, já que no início do ano havíamos feito a primeira avaliação diagnóstica para saber em que nível educacional os estudantes estavam”, explicou o assistente de coordenação do Educar pra Valer, Marcos Dionísio, durante a preparação para a aplicação das provas.

Resultados expressivos – Em 2018, apenas 25% dos alunos do 5º ano tinham um nível de conhecimento considerado adequado em relação ao desempenho deles nas avaliações de Matemática, Língua Portuguesa e Leitura. Em 2019, esse percentual aumentou significativamente, passando para 45%.

Quanto à avaliação do 2º ano, o resultado foi medido por pontos. As escolas deveriam atingir 600 pontos, que é o nível adequado. Em 2018, 51 escolas (das que foram avaliadas) alcançaram mais de 600 pontos. Em 2019, esse número aumentou para 73 escolas.

Para o secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia, os números refletem as ações do programa de intervenção pedagógica que foi adotado pela atual gestão. “Os resultados obtidos qualificam a política adotada pela Secretaria Municipal de Educação. Ou seja, os investimentos feitos com base nas metas propostas estão dando as respostas esperadas. O desafio agora é chegar ao patamar avançado, com o intuito de melhorar, cada vez mais, a qualidade do ensino da Rede Pública Municipal”, assegurou.

Novas metas – A partir dos resultados obtidos, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o programa Educar pra Valer, vai traçar as estratégias que farão parte do planejamento pedagógico para 2020. “Os resultados de 2019 servem de base para planejarmos as ações para 2020. E o nosso objetivo para este ano letivo é alcançar o nível avançado nas nossas turmas de 5º ano e chegar ao nível adequado nas turmas de 2º ano, quando finalizamos o processo de alfabetização”, comentou a coordenadora pedagógica da Rede Municipal, Tânia Novais.

“Estamos percebendo que as políticas públicas que o Governo Municipal adotou, inspiradas no modelo de Sobral, considerando também a experiência e os aspectos positivos da nossa rede, têm surtido o efeito que esperamos. A gente vem numa linha de crescimento e temos certeza de que vamos alcançar os resultados que colocamos como meta”, acrescentou a coordenadora. Inclusive, neste ano, a Secretaria implantará o “Educar é Conquista”, programa de autoria do atual gestor da pasta e que estabelece diretrizes pedagógicas para a Educação Municipal, tornando-se o lema da atual gestão.

Sobre o Educar pra Valer – Vitória da Conquista foi a única cidade baiana escolhida, em 2018, para receber o programa “Educar Pra Valer – Boas Práticas de Gestão” da Fundação Lemann. O programa tem como referência as boas práticas de gestão pública da educação, realizadas pela Prefeitura de Sobral (Ceará), apoiando os municípios brasileiros na busca pela melhoria nos índices educacionais.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Esporte

Data: 14/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/esportes/14-02-2020/juiz-forano-ira-apitar-jogo-do-cruzeiro-no-modulo-1-do-mineiro.html

Título: “Juiz-forano irá apitar jogo do Cruzeiro no Módulo 1 do Mineiro”

Com formação na UFJF, Paulo Cesar Zanovelli integra quadro de árbitros da CBF desde 2018

O juiz-forano Paulo Cesar Zanovelli, 30 anos, será o árbitro principal do jogo do Cruzeiro neste domingo (16), às 19h, contra o Patrocinense, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio (MG), pela sexta rodada do Módulo 1 do Campeonato Mineiro. O profissional, que desponta como um dos principais árbitros do quadro da Federação Mineira de Futebol (FMF), já comandou a arbitragem, nesta temporada, do duelo entre América e Uberlândia. Em 2018, a Tribuna contou a história de PC, como é chamado, que acabara de ser promovido também ao quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Zanovelli, formado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apitou três partidas da elite estadual em 2019: Boa Esporte contra o Guarani, América e URT, além de América e Guarani. Pela base, ele trabalhou em partidas como as decisões do Mineiro sub-17 e sub-20, além de duelos do Campeonato Brasileiro sub-20.

No embate deste domingo, o juiz-forano será auxiliado por Magno Arantes Lira e Leonardo Henrique Pereira, além do quarto árbitro Taitson José de Oliveira. O Cruzeiro é o terceiro colocado do Mineiro com dez pontos, enquanto o Patrocinense ocupa a sétima posição, detentora de sete pontos.

— —

Veículo: G1 Zona da Mata

Editoria: Educação

Data: 14/02/2020

Link: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/02/14/ufjf-prorroga-prazo-para-matricula-presencial-de-aprovados-no-sisu-2020.ghtml

Título: “UFJF prorroga prazo para matrícula presencial de aprovados no Sisu 2020”

As datas para pré-matrícula online do 1º Edital de Reclassificação também foram alteradas. Confira como ficou o cronograma.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou na tarde desta sexta-feira (14) alterações nas datas das matrículas presenciais dos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 na instituição.

De acordo com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da UFJF, os candidatos que conseguiram se matricular presencialmente nesta quinta (13) e sexta-feira poderão fazê-lo na próxima semana, nos dias 20 e 21 de fevereiro.

A instituição informou que a decisão pela mudança no cronograma ocorreu por causa das dificuldades de deslocamento encontradas pelos candidatos em decorrência das chuvas.

Além disso, a também foi levada em consideração a dificuldade de acesso à internet para a confirmação de matrícula no 1º Edital de Reclassificação, cujo prazo se encerraria no domingo (16). A data também foi alterada e os candidatos têm até o dia 18 de fevereiro para a pré-matrícula online

O período de matrícula presencial dos candidatos do 1º Edital de reclassificação também será alterado para os dias 20 e 21 de fevereiro.

— —

Veículo: Tribuna de Minas

Editoria: Educação

Data: 14/02/2020

Link: https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/14-02-2020/ufjf-prorroga-prazo-para-matricula-presencial-dos-aprovados-no-sisu.html

Título: “UFJF prorroga prazo para matrícula presencial dos aprovados no Sisu”

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prorrogou o prazo para matrículas presenciais dos aprovados no Sisu. As alterações foram promovidas nesta sexta-feira (14), em função das chuvas que têm trazido dificuldades de deslocamento para os candidatos a cursos de graduação, cuja matrícula estava prevista para os dias 13 e 14 de fevereiro. Os candidatos que não puderam comparecer devem se apresentar na universidade nos dias 20 e 21 de fevereiro, próximas quinta e sexta-feira, para realizar o processo.

A pró-reitoria também considerou a dificuldade de acesso à internet para a confirmação de matrícula no 1º edital de reclassificação, cujo prazo se encerraria no próximo domingo (16). A nova data vai até o dia 18 de fevereiro, próxima terça-feira. Já o período de matrícula presencial dos candidatos do 1º edital de reclassificação também será alterado para os dias 20 e 21 de fevereiro.

A universidade lembra ainda que os candidatos devem ficar atentos aos novos cronogramas de reclassificação e distribuição de horários de matrícula (geral e para o curso de Música), já divulgados pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

— —

Veículo: Acessa

Editoria: Educação

Data: 15/02/2020

Link: https://www.acessa.com/educacao/arquivo/oportunidade/2020/02/15-medicina-ufjf-abre-edital-para-professor-substituto/

Título: “Medicina da UFJF abre edital para professor substituto”

Mudanças ocorreram em função das recentes chuvas

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prorrogou o prazo para matrículas presenciais dos aprovados no Sisu. As alterações foram promovidas nesta sexta-feira (14), em função das chuvas que têm trazido dificuldades de deslocamento para os candidatos a cursos de graduação, cuja matrícula estava prevista para os dias 13 e 14 de fevereiro. Os candidatos que não puderam comparecer devem se apresentar na universidade nos dias 20 e 21 de fevereiro, próximas quinta e sexta-feira, para realizar o processo.

A pró-reitoria também considerou a dificuldade de acesso à internet para a confirmação de matrícula no 1º edital de reclassificação, cujo prazo se encerraria no próximo domingo (16). A nova data vai até o dia 18 de fevereiro, próxima terça-feira. Já o período de matrícula presencial dos candidatos do 1º edital de reclassificação também será alterado para os dias 20 e 21 de fevereiro.

A universidade lembra ainda que os candidatos devem ficar atentos aos novos cronogramas de reclassificação e distribuição de horários de matrícula (geral e para o curso de Música), já divulgados pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

— —

Veículo: O Tempo

Editoria: Esporte

Data: 15/02/2020

Link: https://www.otempo.com.br/superfc/v%C3%B4lei/oposto-luan-se-destaca-por-perfil-contagiante-e-revela-cruzeiro-e-o-meu-auge-1.2298176

Título: “Oposto Luan se destaca por perfil contagiante e revela: ‘Cruzeiro é o meu auge’”

Oposto vem ganhando muitas oportunidades com Marcelo Mendez e costuma incendiar as partidas

O vôlei é recheado de elementos em quadra, e um deles é o motivacional. Uma equipe inspirada vira sets, recupera duelos, conquista feitos incríveis, e todo time precisa de alguém que consiga injetar um ânimo a mais quando os caminhos parecem ser tortuosos. No Sada Cruzeiro, o oposto Luan é um dos que levantam a equipe nos momentos mais decisivos. Neste sábado (15), o atleta terá mais um grande duelo pela frente: a final do Sul-Americano diante do UPCN (ARG), às 21h30, no ginásio do Riacho.

“Esse fator de energia é pessoal de cada atleta. Alguns têm um jeito de se concentrar mais e deixar a energia para a virada de bola, mas eu acho que consigo contagiar mais os meus companheiros de equipe sendo assim. Gritando, chamando toda hora, indo para a torcida, e aqui o pessoal retribui bem, cantando o tempo todo”, coloca Luan.

No duelo contra o Taubaté pela semifinal, nessa sexta (14), Marcelo Mendez optou por começar com Evandro na saída de rede. Quando o oposto demonstrou uma queda de rendimento no jogo, o técnico cruzeirense acionou Luan, que incendiou a partida. Além de ser um termômetro em quadra, também tem realizado atuações bastante.

“O Evandro sabe que estou sempre na retaguarda para ajudar. Posso analisar que o Cruzeiro é o auge da minha carreira. Continuamente a gente cresce, mas fico feliz por estar aqui, correspondendo e jogando bem. Quero aproveitar o máximo possível quando o Marcelo me acionar”, diz o oposto.

Aos 29 anos, Luan soma passagens por Jeopark Kula (TUR), Montes Claros Vôlei, Maringá, Canoas, UFJF, Sesi, Blumenau, Unoesc, Bom Jesus e Chapecó. Ele está no Cruzeiro desde 2018.

Agitação em quadra

A energia de Luan é facilmente percebida, contagiando a torcida e chamando a força das arquibancadas incessantemente. A agitação do oposto respinga na equipe, e alguns companheiros do atleta analisaram a contribuição do entusiasmo de Luan nos jogos.

“Luan vem atuando muito bem. É aguerrido e tem muita vontade de jogar. Ele traz isso para a torcida e para nós. É uma forma de incendiar o jogo, e isso também é uma característica minha de longos anos. Isso faz bem pro time. Luan está de parabéns porque vem entrando e ajudando a equipe, e é um atleta que busca muito o seu espaço”, coloca o ponteiro Filipe.

“Isso é extremamente importante. Acho que nosso time ainda precisava de um ou outro assim. Luanzinho entra com o coração em quadra, entra com sangue no olho. Isso nos motiva e é fundamental. O time é um pouco mais sereno, mais coeso, mas quando ele entra contagia. A torcida vem junto e isso é muito importante. Tem que ter os dois lados: a garra e o equilíbrio”, opina o levantador Rodriguinho.

“É importante cada jogador ter sua característica para o time. Alguns têm uma motivação mais intrínseca e outros conseguem colocar para fora. Esses conseguem incendiar e passar a motivação, o desejo. É importante, principalmente em momentos quando não estamos tão bem”, analisa o líbero Lukinha.

— —

Veículo: Época

Editoria: Opinião

Data: 14/02/2020

Link: https://epoca.globo.com/sociedade/maria-teresa-esteban-wagner-silveira-rezende-debatem-avaliacao-de-leitura-do-mec-24248213

Título: “Maria Teresa Esteban e Wagner Silveira Rezende debatem a avaliação de leitura do MEC”

MATÉRIA DE LEITURA EXCLUSIVA PARA ASSINANTES.

— —

Veículo: SEGS

Editoria: Carros

Data: 14/02/2020

Link: https://www.segs.com.br/veiculos/216801-competicao-baja-sae-brasil-2020-traz-novos-desafios-para-as-73-equipes-inscritas

Título: “Competição Baja SAE Brasil 2020 traz novos desafios para 73 equipes inscritas”

Competição estudantil será realizada de 11 a 15 de março, ao lado da Fatec, em São José dos Campos (SP), com novas provas dinâmicas

Mais de mil estudantes dos cursos de engenharia de todo o Brasil participam de 11 a 15 de março da Competição Baja SAE BRASIL- Etapa Nacional, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, Interior paulista.

Em sua 26ª edição, a competição tem 73 equipes inscritas de 13 Estados mais o Distrito Federal, representando 63 instituições brasileiras de ensino superior com as quais os alunos têm vínculo acadêmico.

Desde que teve início em 1995, mais de 17 mil universitários já passaram pelos desafios da Baja SAE em provas estáticas e dinâmicas, com carros projetados e construídos pelos próprios estudantes nas suas universidades, sob orientação de professores.

Além de projetar e construir os carros off road, os alunos são responsáveis pela organização e gerenciamento das equipes, na parte técnica e na gestão financeira dos projetos para a viabilidade econômica dos veículos.

Novos desafios – Para 2020 a Competição inclui, pela primeira vez na sua programação, duas novas provas, Retomada e a Super Prime.

Individual, a prova de Retomada será feita em uma pista em forma de “U” e exigirá o melhor desempenho dinâmico dos sistemas de direção, freios e powertrain, além da habilidade do piloto. O objetivo dessa prova é avaliar a capacidade de se restabelecer a máxima aceleração/velocidade do veículo depois de uma redução drástica em curva acentuada.

Já a Super Prime, será uma disputa entre dois carros em uma pista de traçado específico e individual, exclusivo para a atividade, na qual a habilidade dos pilotos também será avaliada. De caráter eliminatório, vence e leva o troféu a equipe que chegar na frente em cada etapa até o final. Participam todas as equipes cujos carros tenham sido aprovados em todos os quesitos de segurança.

Outra novidade este ano é a ferramenta Smart-Insp, que dará suporte ás avaliações de desempenho pela padronização na coleta de informações, com ganho de produtividade na obtenção dos resultados. Todo processo será feito eletronicamente e os resultados divulgados em tempo real na internet.

Equipes- Com 73 equipes inscritas vindas de todas as regiões do País, a etapa nacional da Competição Baja SAE BRASIL- Etapa Nacional qualificará as três universidades que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas para representar o Brasil na competição mundial Baja SAE Illinois, nos Estados Unidos, de 3 a 6 de junho, evento promovido pela SAE International.

A região Sudeste lidera com 46 equipes inscritas, de quatro Estados e 43 instituições de ensino superior: 22 de São Paulo, 13 de Minas Gerais, oito do Rio de Janeiro e três do Espírito Santo. A região Sul inscreveu 13 equipes, seis do Paraná, quatro de Santa Catarina e três do Rio Grande do Sul.

O Nordeste vem em seguida com 10 equipes, três de Pernambuco, três do Rio Grande do Norte, duas da Bahia e duas da Paraíba. O Centro-oeste inscreveu três equipes, uma de Mato Grosso do Sul e duas do Distrito Federal, e a região Norte uma equipe, do Estado do Amazonas.

Carros– Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura, pesando até 109 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Histórico- O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul (EUA), e a primeira competição norte-americana foi realizada em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que em 1994 lançava o Projeto Baja SAE BRASIL e, no ano seguinte, realizava a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, no bairro do Ibirapuera em São Paulo. Em 1996 a competição foi para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até 2002. Depois seguiu para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, interior de São Paulo, onde ficou até 2015. A partir de 2016 a prova passou para o endereço atual em São José dos Campos.

“Como é objetivo dos programas estudantis desenvolvidos pela SAE BRASIL a Competição Baja instiga os universitários ao entusiasmo na carreira de engenharia, descobre talentos, desenvolve capacidades e espírito de liderança, estimula a inovação e dá oportunidade à prática das teorias aprendidas em sala de aula”, observa Camilo Adas, presidente da SAE BRASIL 2020/2021.

Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional

Quando: de 11 a 15 de março de 2020

Onde: Parque Tecnológico de São José dos Campos – Av. Cesare Monsueto Giulio Lattes, s/n, bairro Eugenio de Melo, ao lado da Fatec.

Equipes inscritas 26ª Baja SAE BRASIL – Etapa Nacional

Total 73 equipes inscritas/ 13 Estados mais DF/ 63 instituições de ensino

Região NORTE (1 Estado /1 equipe/1 instituição)

Amazonas (1 equipes / 1 instituição)

Carro 06 – Baja UEA – Universidade do Estado do Amazonas

Região NORDESTE (4 Estados/ 10 equipes/8 instituições)

Bahia (2 equipes/2 instituições)

Carro 16 – Baajatinga – Universidade Federal do Vale do São Francisco

Carro 45 – Carpoeira Baja – Universidade Federal da Bahia

Paraíba (2 equipes/2 instituições)

Carro 21 – UFPBaja – Universidade Federal da Paraíba

Carro 46 – Parahybaja – Universidade Federal de Campina Grande

Pernambuco (3 equipes/ 2 instituições)

Carro 27 – Mangue Baja 2 – Universidade Federal de Pernambuco

Carro 59 – Mangue Baja 1 – Universidade Federal de Pernambuco

Carro 56 – Corisco – Universidade de Pernambuco

Rio Grande do Norte (3 equipes/ 2 instituições)

Carro 18 -Car-kará Baja SAE – Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Carro 42 – Caraubaja SAE – Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Carro 60 – Cactus Baja – Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Região SUDESTE(4 Estados/ 46 equipes/ 43 instituições)

Rio de Janeiro (8 equipes/ 6 instituições)

Carro 3 – Forja Baja – Universidade Federal Fluminense

Carro 8 – Tuffão Baja SAE – Universidade Federal Fluminense

Carro 25 – Mud Runner – CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Carro 30 – Reptiles Baja PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica

Carro 41 – Caledônia Racing SAE – Instituto Politécnico do Rio de Janeiro

Carro 44 – Minerva Baja UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Carro 43 – Quarter Mile Baja – Instituto Politécnico do Rio de Janeiro

Carro 78 – AEDBaja – Associação Educacional Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende

São Paulo (22 equipes/ 21 instituições)

Grande São Paulo (10 equipes/9 instituições)

Carro 1 – Baja UFABC – Universidade Federal do ABC

Carro 22 – Poli Avia Iara – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Carro 24 – USTJ Baja – Universidade são Judas Tadeu

Carro 29 – FEI Baja 1 – Centro Universitário da FEI

Carro 35 – Baja Mauá – Instituto Mauá de Tecnologia

Carro 36 – FEI Baja 2 – Centro Universitário da FEI

Carro 47 -Mack Gear – Universidade Presbiteriana Mackenzie

Carro 48 – PAC Baja – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Carro 52 – Fox Baja – Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa

Carro 63 – Fatecnólogos -Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Interior (12 equipes/ 12 instituições)

Carro 4 – Baja Clarengex – Ação Educacional Claretiana (Rio Claro)

Carro 5 -Turuna Baja – FATEC – São José dos Campos Professor Jessen Vidal

Carro 10 – ITA Baja -Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Carro 26 – Tec Ilha Baja – Universidade Estadual Paulista – Ilha Solteira

Carro 32 – EEP Baja – Escola de Engenharia de Piracicaba

Carro 33 – Bajuta – Universidade de Taubaté

Carro 39 – Piratas do Vale – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Carro 49 – Unicamp Baja SAE – Universidade Estadual de Campinas

Carro 65 – Baja SAE Facamp – Faculdades de Campinas

Carro 66 – Baja Mud Racing – FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba

Carro 68 – Baja UFSCAR – Univer sidade Federal de São Carlos

Carro 72 – EESC USP – Escola de Engenharia de São Carlos

Minas Gerais (13 equipes/ 13 instituições)

Carro 2 – Baja PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Carro 7 – Komiketo Baja – Universidade Federal de São João del Rei

Carro 11 – Cefast Baja SAE – CEFET MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Carro 15 – Rampage Baja UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora

Carro 20 – Baja Espinhaço – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Carro 28 – Cerrado Baja – Universidade Federal de Uberlândia

Carro 53 – Montain Baja – Universidade Federal de Itajubá – Itabira

Carro 55 – UFV Baja Pererecas – Universidade Federal de Viçosa

Carro 58 – Baja UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Carro 61 – Zebu Baja UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Carro 71 – Corsários Baja – Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Juiz de Fora

Carro 73 – Buffalo Baja UFLA -Federal de Lavras

Carro 74 – Camaleão Baja SAE Newton – Instituto Cultural Newton Paiva

Espírito Santo (3 equipes/ 3 instituições)

Carro 9 – FAESA Baja – Centro Universitário Espírito-santense

Carro 13 – Vitória Baja – Universidade Federal do Espírito Santo

Carro 51 – Sama Baja – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Região SUL (3 Estados/ 13 equipes/12 instituições)

Rio Grande do Sul (3 equipes/ 3 instituições)

Carro 34 – Baja de Galpão-Unisc – Universidade de Santa Cruz do Sul

Carro 54 – Bombaja UFSM – Universidade Federal de Santa Maria

Carro 69 – FURG Motorsport – Universidade Federal do Rio Grande

Paraná (6 equipes/ 6 instituições)

Carro 17 – UFPR Baja SAE – Universidade Federal do Paraná

Carro 57 – Imperador UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Curitiba

Carro 50 – Gralha Azul – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa

Carro 67 – Londribaja – Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Carro 70 – PROCOBAJA Universidade Tecnol. Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio

Carro 62 – Pato Baja – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco

Santa Catarina (4 equipes/ 3 instituições)

Carro 12 – UFSC Baja SAE – Universidade Federal de Santa Catarina

Carro 23 – CTJ Baja – Universidade Federal de Santa Catarina

Carro 31 – Udesc Velociraptor Baja – Universidade do Estado de Santa Catarina

Carro 75 – Baja SATC – Faculdade SATC

Região CENTRO-OESTE (1 Estados + DF/ 3 equipes/2 instituições)

Distrito Federal (2 equipes/ 1 instituição)

Carro 40 – Equipe UnBaja – Universidade de Brasília

Carro 64 – Piratas do Cerrado – Universidade de Brasília

Mato Grosso do Sul (1 equipes/ 1 instituições)

Carro 19 – Javalis Baja – Universidade Católica Dom Bosco

— —