Este ano o Enem será aplicado em duas versões: a impressa e a versão digital – esta última também realizada presencialmente, porém em um computador fornecido ao candidato no local de exame. A data do Enem Digital foi adiada para os dias 22 e 29 de novembro. A versão impressa permanece inalterada e acontecerá nos dias 1º e 8 de novembro em todo o país, no mesmo formato das edições anteriores.

Nem todos os municípios receberão a versão digital do exame. No novo edital publicado o número de cidades que receberão a prova digital foi ampliado. Com isso, Juiz de Fora terá 800 vagas para essa modalidade e Governador Valadares, 200. Ao todo, serão disponibilizadas cerca de 100 mil inscrições para o Enem digital em todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.  No dia da prova, o participante deverá comparecer ao local determinado para realizar o exame, não sendo possível fazê-lo em um computador particular. O candidato que optar pelo Enem digital não poderá se inscrever na versão impressa.

O prazo de inscrição para ambas as versões permanece o mesmo. Os participantes deverão acessar o Sistema Enem e se inscrever entre os dias 11 e 22 de maio. Já o pagamento da taxa, de R$85, deverá ser feito de 11 a 28 de maio. Leia o edital completo com os cronogramas da versão impressa e o da digitalNa última sexta-feira, 17, encerrou-se o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição e também para a justificativa de ausência em 2019. O resultado dos pedidos sai em 24 de abril.

Na UFJF

A nota do Enem é utilizada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) das universidades federais, na seleção de faculdades particulares e para os programas de apoio e financiamento estudantil, como o Prouni e o Fies. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) 50% das vagas de seus cursos são destinadas ao Sisu nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.