Promover acessibilidade linguística para a comunidade surda na área da saúde. Esse é o principal objetivo do projeto de extensão “Libras e Saúde: acessibilidade no atendimento clínico”, desenvolvido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
“Realizamos inúmeros cursos de capacitação para pessoas da área da saúde e familiares de surdos, produção de material para divulgação em maternidades, produção de material de divulgação para a comunidade surda, eventos e ações em saúde na Associação de Surdos de Juiz de Fora”, salienta a professora da UFJF e coordenadora da iniciativa, Carla Couto de Paula Silvério.
Segundo a docente, o projeto conta, atualmente, com a participação da também professora da Universidade, Rosani Kristine Paraíso Garcia, e de sete estudantes de graduação de diversos cursos: Enfermagem, Farmácia, Letras/Libras, Medicina e Nutrição. Carla explica que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o principal idioma de comunicação da comunidade surda, sendo a língua muitas vezes uma barreira nos atendimentos em saúde.
“Percebemos o quanto os profissionais e acadêmicos têm interesse nessa capacitação ofertada pelo projeto de extensão. Nas ações em saúde, já recebemos vários relatos bem preocupantes de surdos adultos que não procuram atendimento médico, por exemplo, por não conseguirem se comunicar. Então, quando adoecem, eles tomam medicação por conta própria. Por esse e outros motivos, esse projeto, criado em 2012, é muito caro para nós”.
Em tempos de isolamento social
Alguns dos materiais em audiovisual produzidos pelo projeto “Libras e Saúde” também podem auxiliar a comunidade surda em tempos de isolamento social. Neste momento no qual o combate ao novo coronavírus reforça a relevância dos investimentos públicos em saúde, um dos vídeos do grupo explica sobre o funcionamento do SUS, o Sistema Único de Saúde.
Há também um vídeo sobre a higienização adequada de alimentos.
“A lavagem correta dos alimentos antes de guardar em casa e comê-los é muito importante principalmente perante este cenário que estamos vivendo”, enfatiza uma das bolsistas do projeto de extensão e estudante do 10° período de Nutrição, Carolina de Oliveira Martins.
Integrante da iniciativa desde 2018, a discente, egressa de escolas públicas, reforça a importância do papel social das universidades brasileiras.
“Vim de escola pública e consegui ingressar na UFJF através do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Desde então, a UFJF se tornou minha segunda casa. A participação neste projeto permite a junção dos meus conhecimentos adquiridos no curso de Nutrição e o aprendizado e o aperfeiçoamento da língua de sinais. Poder produzir um vídeo com informações de qualidade de forma acessível, é muito prazeroso! Sinto que meu dever como cidadã, que se importa com a inclusão, está sendo alcançado”, conclui.
Outras informações: Projeto Libras e Saúde e imprensa@comunicacao.ufjf.br