Os 50 mil objetos do Museu Mariano Procópio representam uma das mais importantes coleções brasileiras sobre história, arte e patrimônio – e uma das formas de conhecê-lo é por meio do projeto de extensão “Do Museu Para a Universidade, da Universidade Para o Mundo: o Acervo do Museu Mariano Procópio em Vídeo”. Os vídeos lançados pelo projeto transformam pesquisas desenvolvidas por alunos do Laboratório de História da Arte em produções para todo o público.
O projeto é uma iniciativa do Instituto de Ciências Humanas (ICH) em parceria com o Instituto de Artes e Design (IAD). “É papel da universidade produzir e divulgar o conhecimento. As produções são frutos de teses e dissertações disponíveis em uma linguagem acadêmica, já os vídeos se destinam a um público muito maior, podendo ser utilizados em escolas públicas da cidade e assistidos por qualquer pessoa que possua internet”, explica a coordenadora, professora Maraliz Christo.
A segunda produção lançada é sobre a obra “Retrato de Pedro II” atribuída ao pintor brasileiro Joaquim da Rocha Fragoso. O vídeo é baseado na pesquisa de mestrado de Julliana Garcia Neves, concluída no Programa de Pós-graduação em História da UFJF. Uma das curiosidades da obra é o sinal de uma bala de revólver que atravessou o quadro logo após a Proclamação da República.
De acordo com a professora Maraliz Christo, o processo de produção é longo e conta com a participação de alunos e bolsistas de ambos os institutos. Além do vídeo que retrata a obra de Pedro II é possível assistir o “O Jardim de Plantas” que traz a representação da modernidade tomando como base o quadro de Jules Scalbert.
Outras informações: @labhistdaarte