Foi iniciada, na manhã desta segunda-feira, 23, a vacinação contra a influenza, no sistema “drive thru”, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ação, que se estende até sábado, 28, no estacionamento da Faculdade de Educação, está sendo feita de forma escalonada. Esta semana o público-alvo são idosos com 80 anos ou mais.

Ação, em sistema “drive thru”, se estende até dia sábado, 28, para idosos acima de 80 anos. Outras faixas etárias serão atendidas nas semanas seguintes (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

De 30 de março a 4 de abril, serão imunizados idosos de 70 a 79 anos. E, de 6 a 11 de abril, a vacina será aplicada em idosos de 60 a 69 anos. Os atendimentos ocorrem na segunda-feira, das 10h às 16h. de terça a sexta, das 8h às 16h; e no sábado, das 9h às 14h. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a UFJF. A vacinação também está ocorrendo na unidades básicas de Saúde da Prefeitura (UBS´s), no Departamento de Saúde do Idoso e no PAM Marechal. A programação ainda prevê imunização de outras faixas etárias (Detalhes podem ser conferidos no final do texto).

Sistema Drive Thru
O sistema “drive thru” busca realizar a imunização dos idosos dentro dos automóveis, diminuindo assim os riscos de transmissão do novo coronavírus. “A iniciativa partiu do interesse de reduzir a aglomeração, principalmente entre o público que vai esperar para tomar a vacina, como também entre o aplicador e quem vai receber a vacina. Considerando o momento que estamos vivendo, precisávamos dar mais agilidade e outras possibilidades para fazer a vacinação. Começamos hoje (segunda) um pouco mais cedo, às 10h, e vamos continuar até as 16h”, explica a enfermeira da UFJF, Valesca Nunes dos Reis.

Ela ressalta ainda que essa vacina não protege contra o novo coronavírus. “A intenção é que as pessoas se protejam contra o vírus da influenza. Assim, busca-se evitar que as pessoas confundam os sintomas, que têm algumas semelhanças.”

A ideia também buscou diminuir a procura da vacina nas unidades de saúde. “A campanha começou hoje nas unidades básicas, nos serviços de saúde, mas temos a preocupação de não levar todas as pessoas para as unidades ao mesmo tempo. Então, através dessa parceria com o município, temos voluntários de outros serviços, enfermeiros voluntários externos, técnicos de enfermagem externos, que estão se solidarizando conosco no sentido de ajudar, com uma escala bem colaborativa para atender essa demanda”, destaca a professora da Faculdade de Enfermagem da UFJF, Érika Andrade. Ela ainda salienta o papel da UFJF neste momento.

“Estão participando todos os professores da Faculdade de Enfermagem, enfermeiros e técnicos de enfermagem voluntários. A Universidade tem um papel fundamental quando a gente mostra uma parceria entre ensino e serviço, tentando levar à população essa ação, não só com intuito de pesquisa, mas também com uma iniciativa extensionista como esta”, diz.

Integram as equipes todos os professores da Faculdade de Enfermagem, enfermeiros e técnicos de enfermagem voluntários, distribuídos em equipes de triagem e de aplicação da vacina (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Aprovação
O público aprovou a iniciativa, principalmente devido ao respeito às instruções de isolamento social. “O atendimento foi muito bom, nota dez. Fomos muito bem atendidos, dentro do horário. Eu trouxe minha mãe e duas tias, de 88, 86 e 90 anos. A ideia de vacinar dentro do carro foi excelente porque deu conforto para as pessoas que têm mais dificuldade de locomoção”, observa o administrador de empresas João Caldas.

“Trouxe meu pai e minha mãe, que têm acima de 80 anos, logo no primeiro dia, e achei a iniciativa muito boa. Chegamos com 30 minutos de antecedência e a fila está andando bem. A vacinação dentro do carro deu uma segurança muito maior. Meus pais estão restritos em casa, como eu também, então facilitou demais”, afirma o engenheiro Carlos Eduardo Santos.

Helena Freire, dona de casa, sugeriu que a iniciativa fosse ampliada. “Facilitou muito o fato de não ter que sair do carro para vacinar. Evita a contaminação. Se em mais lugares a vacinação pudesse ser feita dessa forma, seria muito eficiente”.

Equipes
O atendimento está sendo feito por equipes através de revezamento, com grupos de, no mínimo cinco pessoas. Os profissionais estão preparados com equipamentos de proteção individual, utilizando álcool em gel e luvas. Há um grupo responsável por facilitar o acesso das pessoas, fazendo questionamentos, buscando dados e formulando registros, enquanto outros estão aplicando a vacina. Toda a dinâmica de atendimento é a mesma feita nos postos de vacinação.

A orientação é de que as pessoas utilizem blusa de manga curta larga, ou camiseta sem manga, e, se possível, devem utilizar máscara. Idosos apresentando quadro de síndrome gripal ou que estejam em quarentena indicada por médico não devem se vacinar.

Postos da Prefeitura
A vacinação também acontece, no sistema tradicional, nas unidades básicas de Saúde (UBS’s), das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30; no Departamento de Saúde do Idoso (Rua Batista de Oliveira, 943, no Centro), das 8h às 16h30; e no Pam Marechal, das 8h às 16h30.

Outras faixas etárias
A primeira fase envolve a vacinação dos idosos acima de 60 anos. A segunda fase, direcionada a professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos, acontece de 16 de abril a 9 de maio. Já a terceira fase, que visa imunizar crianças de seis meses a menores de seis anos; pessoas com 55 anos ou mais; grávidas, mães pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais, está prevista para o período entre 9 e 22 de maio.